Presidente da Ferrari dá nota oito para temporada de Alonso: “Um piloto muito, muito bom”

Luca Di Montezemolo não poupou elogios ao espanhol e evitou apontar a troca da construção dos compostos pela Pirelli, após o GP da Inglaterra, como o motivo pela queda de rendimento da escuderia italiana

A cobertura completa do GP do Brasil de F1 no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A Ferrari viveu uma temporada de altos e baixos em 2013. Depois de começar o ano com duas vitórias, o time teve uma súbita queda de rendimento quando a Pirelli foi obrigada a mudar a construção dos pneus após o GP da Inglaterra e ainda viu o principal piloto, Fernando Alonso, ser oferecido à Red Bull para substituir Mark Webber.

Por causa da insatisfação pública, o espanhol chegou até mesmo a levar um puxão de orelha do presidente da Ferrari, Luca Di Montezemolo. No entanto, as desavenças parecem ter ficado para trás. O italiano fez um balanço positivo da temporada do bicampeão, dando nota oito a ele.

Luca di Montezemolo e Fernando Alonso em Monza (Foto: Getty Images)

“Uma boa nota oito de dez”, classificou o dirigente em entrevista à emissora CNN. “Eu acho que ele é um piloto muito, muito bom. Eu estive com pilotos como Niki Lauda, Alain Prost e Michael Schumacher, mas Alonso nas corridas é realmente fantástico. Ele também tem sido muito bom em entender quando é preciso acelerar e quando diminuir o ritmo e economizar os pneus”, declarou.

Falando sobre os compostos, Montezemolo reconheceu que a escuderia de Maranello foi bastante prejudicada com a mudança feita pela Pirelli. Entretanto, o dirigente evitou apontar essa troca como principal problema da Ferrari no ano.

“Eu nunca gosto de usar a palavra desculpa. Na primeira parte da temporada, nós vencemos duas vezes, então a Ferrari estava mais competitiva. O fato é que quando mudaram os pneus nós pagamos um preço alto. Eu não gosto da fórmula em que um piloto precisa ser cuidadoso para não destruir os pneus”, avaliou.

“O que eu não fiquei feliz com esse ano é que não conseguimos desenvolver o carro depois de um começo de temporada muito bom. Então esse foi o nosso problema”, completou o presidente da Ferrari, explicando que a falta de desenvolvimento foi a verdadeira causa do domínio da Red Bull.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.