Presidente da FIA afirma que só adianta convocar entrada de novos times na F1 se custos forem reduzidos

Com o sério risco de a F1 contar com apenas 18 carros na próxima temporada, Jean Todt tornou a cobrar as atuais escuderias em busca de uma redução nos custos envolvidos com a categoria

Não tão contente com a quantidade de carros que a F1 pode ter no grid na próxima temporada, Jean Todt também não é dos mais negativos. Depois de rechaçar a ideia de obrigar alguns times a colocarem um terceiro carro na pista em 2015, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo falou que, no pior dos cenários, contará com um grid de dez times em 2016 e também pode convidar novas escuderias a entrarem no campeonato. Para isso, entretanto, é preciso reduzir os custos.

A Marussia está indo a leilão neste mês de dezembro e a administração judicial da Caterham ainda tenta encontrar um comprador para o time, que ganhou permissão para correr em 2015 com o mesmo carro da temporada 2014. Caso a Caterham não corra, a F1 contará com um parco grid de somente 18 carros em 2015. 

Jean Todt, presidente da FIA, falou sobre a possibilidade de a F1 ter só 18 carros em 2015 (Foto: Getty Images)

"Vamos ter uma nova equipe em 2016. Então, no pior dos cenários, teremos 18 carros em 2015 e 20 em 2016", disse o francês à revista 'Speed Week'. "Também poderíamos abrir inscrições e atrair um ou mais times. Mas, para isso ter sucesso, os custos devem ser cortados", acrescentou.

 

Há anos se fala em redução de gastos na F1, e Todt vem convivendo com isso desde que assumiu a presidência da FIA no fim de 2009, mas vem sendo muito difícil atingir um consenso que realmente surta efeito.

A respeito da situação vivida por Caterham e Marussia, Todt foi taxativo: "É claro que eu não estou feliz com o que aconteceu, mas esse tipo de coisa sempre aconteceu".

A próxima temporada do Mundial de F1 vai começar no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.