Propostas para mudar formato dos GPs incluem corrida para jovens pilotos aos sábados, diz site

A FIA, a FOM e as equipes estudam uma série de propostas para mudar o formato dos finais de semana de GP na próxima temporada e, assim, aumentar o interesse do público na categoria. O que já se nota é que a intenção é encontrar a melhor forma de se ter duas corridas por etapa

São variadas as propostas que estão sendo avaliadas pelas equipes, pela FIA e pela FOM para alterar o formato dos finais de semana de GP a partir da próxima temporada do Mundial de F1.

Um comunicado divulgado nesta quinta (2), tratando da mais recente reunião do Grupo de Estratégia da F1, confirmou a intenção de mudar a programação das etapas da F1. O que já se sabe é que a maior parte das propostas sugere a realização de uma corrida aos sábados, mas ainda é preciso estudar a viabilidade delas antes de se aprovar alguma.

F1 pode ter duas corridas por fim de semana a partir de 2016 (Foto:AP)

O site norte-americano 'Motorsport.com' revelou mais duas das propostas que estão na mesa. Uma delas é realizar uma corrida com jovens pilotos aos sábados, utilizando terceiros carros, e os melhores classificados nesta bateria ganhariam um lugar no grid do GP, mantido no domingo. Outra prevê a realização de uma corrida curta aos sábados e outra aos domingos, com uma sessão classificatória para cada uma delas. Esta, efetivamente, transformaria o campeonato em uma rodada dupla e tiraria o peso dos GPs.

Também há a opção de se promover uma corrida classificatória na tarde de sábado, como reportou a NBC Sports na quinta-feira, definindo o grid de largada para o GP de domingo. Seria algo semelhante ao que é praticado no Mundial de GT.

O que está definitivamente descartado é o uso do recurso de grids invertidos, popular em várias outras categorias, e de lastro para os melhores na pontuação.

Para que uma decisão seja tomada, uma série de fatores precisa ser levada em conta. Além de avaliar a eventual aceitação do público, a FIA precisa elaborar também um novo regulamento técnico e esportivo para tal, bem como a FOM necessita gerenciar os contratos com os times e as emissoras de TV, por exemplo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.