Punido duas vezes, Vergne ainda chega em sexto e repete melhor resultado da carreira: “Eu me diverti muito”

Os comissários tiraram dez segundos de Jean-Éric Vergne no GP de Cingapura deste domingo (21) por considerar que, em duas ocasiões, o francês desrespeitou os limites da pista

A cobertura completa do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
O passo a passo do GP de Cingapura

Jean-Éric Vergne deu trabalho para os comissários. O francês recebeu duas punições — e ainda escapou em outra investigação — por ter desrespeitado os limites da pista ao executar ultrapassagens. Ainda assim, conseguiu chegar em sexto e repetir o melhor resultado da carreira na F1.

11º no grid, Vergne recebeu a primeira penalização de 5s na 16ª volta, e a cumpriu no primeiro pit-stop que realizou. A segunda veio já na reta final, na volta 57, enquanto ele tentava escalar o pelotão para chegar aos pontos.

Mas o desempenho do francês nas últimas passagens foi impressionante: com pneus mais novos, passou um por um, inclusive Valtteri Bottas, que há 20 voltas segurava uma fila de carros, e abriu os 5s que precisava em duas voltas para garantir que manteria a sexta colocação.

Jean-Éric Vergne teve momentos de brilho na noite de Cingapura (Foto: Getty Images)

“É ótimo. Foi uma corrida fantástica e estou extremamente feliz, especialmente considerando as duas punições de cinco segundos. Tive que forçar o máximo possível nas últimas voltas e abrir do resto, e foi isso que fiz”, declarou Vergne.

“Eu me diverti muito ultrapassando os caras à minha frente, uma corrida incrível. Cometi um erro ontem, na classificação, e disse que eu faria de tudo hoje para que eles me perdoassem, e acho que consegui. Então estou muito feliz também pelos caras. Eles me deram um bom carro e o sexto lugar paga o grande esforço deles. Nós merecemos”, afirmou.

Vergne espera conseguir pontuar novamente no GP do Japão, daqui a duas semanas, no dia 5 de outubro. “Estou muito confiante de que podemos ter um bom fim de temporada juntos e estou ansioso pelo Japão, onde teremos algumas atualizações. Estou esperançoso de que podemos melhorar ainda mais”, completou.

Antes deste GP, Vergne havia sido sexto no Canadá em 2013. Na temporada 2014, pontuara na Austrália, no Canadá, na Inglaterra e na Hungria. Agora soma 19 pontos e ocupa a 13ª colocação.

Vergne ainda não tem lugar garantido no grid para 2015. O francês já foi comunicado que será substituído pelo jovem Max Verstappen na Toro Rosso.

#GALERIA(5078,81713)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.