Punido por “batida suave” com Gutiérrez, Maldonado pede que FIA seja “um pouco mais flexível”

Depois de fazer Esteban Gutiérrez dar piruetas no GP do Bahrein, Pastor Maldonado afirmou que foi uma batida suave e que a altura do bico fez o mexicano voar. Venezuelano pediu que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) repense as punições aplicadas aos pilotos

As melhores imagens da F1 em Xangai nesta quinta-feira (17)
A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO
A programação do automobilismo para o próximo fim de semana

 Pastor Maldonado se sentiu injustiçado com a perda de cinco posições no grid de largada do GP da China por conta de um acidente espetacular com Esteban Gutiérrez na etapa do Bahrein. Na prova de Sakhir, o piloto da Lotus errou a conta na freada e acertou a lateral da Sauber, que logo decolou. 

 
Em Xangai para o GP da China, Maldonado conversou com a imprensa nesta quinta-feira (17) e ponderou que as duras punições estão prejudicando o espetáculo. Na visão do piloto venezuelano, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) precisa ser um pouco mais flexível.
Pastor Maldonado disse que ficou surpreso com Gutiérrez voando em Sakhir (Foto: Getty Images)

“As regras são as mesmas para todos, então você precisa evitar incidentes”, disse Maldonado. “Mas, ao mesmo tempo, [a ameaça de uma punição significa que] você não pode correr, você apenas tem que ficar na pista e esperar pelos problemas”, seguiu. 

 
“Se você ataca e a sua manobra não é tão clara, ou o cara está defendendo a posição e você tem que apostar, e você está lutando, você pode ser punido”, comentou. “Então eles precisam ser um pouco mais flexíveis”, defendeu. 
 
“Nós somos pilotos de corrida e estamos sempre nos arriscando. Se você é um competidor e pode ultrapassar, você precisa correr riscos – mas, ao mesmo tempo, as regras vão contra o espetáculo”, criticou. “Dez anos atrás todos estavam brigando e se tocando, pois não existiam punições. Agora nós precisamos nos adaptar”, ponderou Pastor.
 
Além de reclamar das regras, Maldonado também contou que conversou com Gutiérrez sobre a “batida suave” de Sakhir e comparou o seu acidente como o que envolveu Jules Bianchi e Adrian Sutil. 
 
“Foi uma batida suave”, resumiu Pastor. “Na minha opinião, foi um contato normal de corrida – mas, por conta do bico baixo, assim que eu toquei a aleta lateral dele, ele decolou imediatamente”, justificou. 
 
“Então, desse ponto de vista, foi um pouco chocante e eu não esperava que ele voasse daquele jeito. Mas é isso que temos”, minimizou. “Acho que a punição foi relacionada a magnitude do que vimos, mas não por causa do contato”, opinou. 
 
“Para mim, foi exatamente a mesma coisa do Bianchi. Um contato normal de corrida”, concluiu Maldonado.
 
GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.