Quase um ano após morte de Bianchi, família entra com processo legal contra F1, FIA e Marussia

Já faz quase um ano desde que o desfecho do acidente que Jules Bianchi sofreu no GP da Japão de 2014 se deu tragicamente. Bianchi morreu e ainda foi responsabilizado pela FIA por estar muito rápido no momento do acidente. Mas a família de Jules resolveu contra-atacar e está processando FIA, F1 e Marussia pelo acidente e investigação promovida pela FIA

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Dois GPs de Mônaco atrás, em 2014, Jules Bianchi fez o que acabou sendo sua grande corrida da carreira meteórica na F1. Ao chegar em nono e marcar os dois únicos dois pontos da história da Manor/Marussia/Manor Marussia, Bianchi salvou a equipe da falência e mostrou o talento do qual não se duvidava. Mas o futuro brilhante não chegou e, nesta quinta-feira (26), a família de Jules entrou com um processo contra FIA, F1 e Marussia pela morte do francês.

 
Como certamente não é novidade, Bianchi sofreu um acidente muito grave no GP do Japão daquele mesmo ano de 2014. As lesões na cabeça provenientes da desaceleração brusca após a batida num guincho de resgate que recuperava a Sauber batida de Adrian Sutil o mandaram imediatamente para um como do qual só saiu nove meses depois, morto. A FIA logo instaurou um painel para investigar as causas da morte e que acabou inocentando todo mundo menos o próprio Jules.
 
Inconformada com a falta de culpados e ações para coibir que algo semelhante aconteça no futuro, a família Bianchi decidiu mesmo por uma ação judicial.
Philippe Bianchi (Foto: Getty Images)
"Queremos justiça para Jules e queremos estabelecer a verdade sobre as decisões que levaram à batida de nosso filho no GP do Japão em 2014. Como família, temos muitas questões sem resposta e sentimos como se a batida e a morte de Jules pudessem ter sido evitadas se uma série de erros não tivessem sido cometidos", disse Philippe Bianchi, pai de Jules.
 
Em carta aos acusados, um dos advogados da família Bianchi no caso, Julian Chamberlayne, explicou o sentimento dos Bianchi.
 
"A morte de Jules Bianchi era evitável. O Painel de Investigação montado pela FIA fez várias recomendações para melhorar a segurança na F1, mas falhou em identificar onde os erros foram cometidos na situação que levou à morte de Jules", falou.
 
"Foi surpreendente e estressante para a família Bianchi que o painel da FIA, apesar de numerar vários fatores que contribuíram, culpou Jules. A família Bianchi está determinada com este processo judicial, que deve exigir respostas e que tomem responsabilidades pelos atos cometidos", seguiu.
 
"Isso é importante se pilotos de hoje e do futuro quiserem ter confiança que a segurança será colocada à frente no esporte. Se fosse este o caso em Suzuka, Jules Bianchi provavelmente ainda estaria vivo e competindo hoje no esporte que ele amava", encerrou o advogado.
 
A família está em Mônaco, onde o filho receberá homenagens da F1.
 
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.