Räikkönen assina contrato com Ferrari e substitui Massa em 2014, crava imprensa alemã

Revista e TV alemãs já dão como certa a ida de Kimi Räikkönen para a Ferrari em 2014 para ocupar o lugar que hoje pertence ao brasileiro Felipe Massa

A cobertura completa do GP da Itália de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Monza
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A caneta já rubricou o papel. Kimi Räikkönen será piloto da Ferrari na temporada 2014 do Mundial de F1, garantem a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ e a TV alemã RTL.

De acordo com a RTL, o contrato com Räikkönen foi assinado na última quarta-feira, selando, assim, o retorno do finlandês ao time pelo qual conquistou seu único título do Mundial de Pilotos, em 2007. Kimi deixou a escuderia de Maranello dois anos depois, no fim de 2009.

Kimi Räikkönen conquistou o título da F1 em 2007 pela Ferrari (Foto: Ferrari)

A ‘Auto Motor und Sport’, por sua vez, afirma que Massa foi chamado para uma reunião com o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, na próxima quarta-feira (11). Nela, será comunicado de que seu vínculo com o time não será renovado.

As publicações apontam duas motivações para a decisão da Ferrari. Uma é a indisciplina recente de Fernando Alonso, que reclamou publicamente da equipe. Outra é a insatisfação com o desempenho de Felipe Massa e a crença de que, com a saída de Mark Webber e a chegada de Daniel Ricciardo, a Red Bull estará mais fraca na disputa pelo título do Mundial de Construtores – uma oportunidade que os italianos não querem deixar escapar. Daí a opção por Kimi, que está andando em alto nível desde que voltou à F1, no início de 2012.

A Ferrari não é campeã do Mundial de Construtores desde 2008. Naquele ano, Massa perdeu o título de Pilotos por um ponto no GP do Brasil, mas, ao menos, a equipe derrotou a McLaren na batalha das equipes.

Em três anos na Ferrari, Räikkönen, além do título, conquistou nove vitórias, cinco poles e 26 pódios. O finlandês saiu da escuderia no fim de 2009 pela porta dos fundos. Ele não se dava mais com o presidente, cansou da F1 e foi andar de rali.

Nas últimas semanas, o nome de Räikkönen esteve bastante ligado à Red Bull. De fato, as partes negociaram com vistas no próximo ano, mas os atuais tricampeões mundiais optaram pela efetivação de Ricciardo. No meio dessas negociações, os rumores ligando Kimi à Ferrari surgiram e foram esquentando cada vez mais, bem como a insatisfação com a Lotus, tornada pública na quinta-feira.

Massa chegou à Ferrari em 2006. Em 132 corridas com carros construídos em Maranello, venceu 11 vezes, largou 15 vezes na pole e conquistou 36 pódios. A última vitória do brasileiro, porém, foi há 84 corridas, no GP do Brasil de 2008.

Opinião GP 
Ferrari ousa se trouxer Räikkönen de volta e deixa Massa com caminho único
Ferrari torna a negar decisão sobre dupla de pilotos de 2014
Lotus ignora rumores e diz que pretende fechar com Räikkönen
Alonso sai em defesa de Massa: "Ficarei feliz se ele continuar"

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.