Räikkönen comanda oitava manhã de testes da F1 em Barcelona. McLaren falha mais uma vez com Alonso

A Ferrari voltou a aparecer no topo da tabela de tempos, agora com Kimi Räikkönen. O finlandês foi o único a andar na casa de 1min17s, conseguindo larga vantagem sobre os adversários. A Haas voltou a aparecer em segundo, com Romain Grosjean

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Único a rodar abaixo de 1min18s, Kimi Räikkönen liderou a manhã desta sexta-feira (9) em Barcelona. Com 1min17s221, o finlandês garantiu o topo da tabela com 1s369 de margem para Romain Grosjean. Brendon Hartley completou o top-3. Mais uma vez, a McLaren falhou nas mãos de Fernando Alonso
 
Kimi Räikkönen comandou a oitava sessão de treinos da F1 em Barcelona. Calçando pneus ultramacios, o finlandês cravou 1min17s221 na melhor de suas 66 voltas e assegurou o topo da folha de tempos com 1s369 de vantagem para Romain Grosjean, o segundo colocado.
Kimi Räikkönen liderou a manhã em Barcelona (Foto: Twitter/F1)
Essa manhã final de exercícios no traçado catalão foi marcada por duas paralisações em bandeira vermelha. A primeira interrupção aconteceu por conta de Fernando Alonso, que enfrentou problemas com a McLaren depois de completar apenas sete giros ― sem sequer marcar tempo. Por conta de um vazamento de óleo, a escuderia de Woking decidiu trocar o motor mais uma vez. A suspensão seguinte aconteceu por conta de uma escapa de Esteban Ocon, que acabou atingindo a barreira de proteção.
 
Nada disso, no entanto, abalou a performance de Räikkönen, que se manteve no topo da tabela na maior parte dos trabalhos. 
 
Com mais de 90 voltas nesta manhã, Brendon Hartley fez seu melhor giro em 1min18s949 e ficou com o terceiro tempo, 1s728 mais lento que o líder. Ocon vem logo na sequência.
 
Campeão vigente da F1, Lewis Hamilton fez 97 voltas, a melhor delas em 1min19s464, e ficou como quinto posto, 2s243 atrás do ponteiro. Sergey Sirotkin aparece na sequência, à frente de Daniel Ricciardo e Charles Leclerc.
 
Escalado pela Renault para os treinos da manhã, Carlos Sainz completou apenas quatro voltas de instalação, mas permaneceu dentro dos boxes nas primeiras horas de atividade enquanto a equipe investiga um problema de câmbio.
 

Confira como foi a manhã do último dia de testes da F1 em Barcelona

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O último dia de testes da F1 em Barcelona teve início com temperaturas acima dos dez graus e sol. Por isso, as atividades começaram sem demora. E o francês Esteban Ocon, a bordo do carro da Force India com pequenos sensores aerodinâmicos, foi o primeiro a deixar os boxes. Romain Grosjean, com a Haas, e Brendon Hartley, com a Toro Rosso, seguiram o jovem. Aí vieram Kimi Räikkönen, Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo. Neste primeiro momento, como de costume, apenas voltas de instalação e checagem de sistemas.

Logo depois, a Red Bull decidiu já sair com a grade de sensores presa ao carro, ambas de cada lado, logo à frente do piloto. O australiano completou poucas voltas com o equipamento, antes de retornar aos boxes para aí dar início aos seus stints iniciais. Quem também começou a trabalhar logo de cara foi Hamilton. Andando com os pneus ultramacios, o inglês virava na casa de 1min25s7, 1min25s6. Até que chegou a 1min21s720. Claramente, a Mercedes saira pesada nestes primeiros minutos.

Ainda nesta fase inicial, Fernando Alonso deixou as garagens da McLaren pela primeira vez. O espanhol veio com o flo-vis na parte lateral e traseira do carro. A ideia é tentar entender a eficiência aerodinâmica dos elementos. O novato Charles Leclerc seguiu o asturiano, assim como Räikkönen, que já retornava à pista novamente.

Fernando Alonso não durou muito na pista (Foto: McLaren)

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O finlandês da Ferrari, então, passou a guiar na casa de 1min23s227, andando com os compostos macios nos primeiros momentos. E não demorou para o nórdico estabelecer 1min21s141 e assumir a ponta da tabela, que vinha nas mãos de Romain Grosjean. Mas o campeão de 2007 ainda melhorou um pouco mais, 1min20s483, superando em 1s1 o tempo do francês. Neste momento, a sessão começou a tomar corpo com, com todo mundo vindo a pista – a maioria com os macios. Apenas Hamilton seguia com ultramacios, mas virando tempos mais altos. Sergey Sirotkin também optara pelos compostos roxos. 

 
Aí Ocon foi o primeiro a sair com supermacios. O francês iniciou seus stints com 1min21s569, marca alta, levando em considerando que muita gente vinha em 1min20s de macios. Mas aí a sessão viu a primeira bandeira vermelha: Fernando Alonso. Parece brincadeira, mas não é. O espanhol surgiu parado na curva 7 depois de um rastro de óleo deixado na pista. O #14 havia dado apenas sete voltas até aquele instantes. Sem muito que fazer, a McLaren apenas tratou de cobrir o MCL33 e trazer de volta aos boxes.
 
O início da manhã ainda viu Charles Leclerc provocar a segunda interrupção. O menino da Sauber vinha já forçando há algumas voltas até que rodou na curva 11, perdeu o carro e foi parar no muro. A paralisação foi um pouco mais longa desta vez. 
 
Quando as ações voltaram, Hamilton decidiu que era hora de andar com os médios, depois de registrar seu melhor tempo com os supermacios em 1min19s464, quando chegou a liderar a sessão. Mas ficou pouco por lá, uma vez que Räikkönen também decidiu sair com os vermelhos. Em um stint muito veloz, o finlandês alcançou a primeira posição ao virar 1min18s298. Nesta fase, Ocon, Grosjean, Ricciardo, Sirotkin, Leclerc e Hartley completavam a tabela.
Depois da metade da manhã, a Ferrari começou a obedecer a estratégia de ontem, e mandou Kimi à pista de pneus hipermacios. O ferrarista iniciou os stints já em um ritmo muito forte. E foi assim até atingir 1min17s221. E fixar seu nome no topo da tabela de tempos. Quem também tirou proveito de compostos mais macios foi Grosjean. Com os supermacios, o francês – em performance bem semelhante a de Kevin Magnussen ontem – virou 1min18s590, para pular para a segunda colocação, trazendo consigo Brendon Hartley. De hipermacios, o neozelandês também se pôs forte em terceiro.
Kimi Räikkönen assumiu o carro da Ferrari nesta manhã (Foto: Ferrari)

A Mercedes, enquanto isso, vinha em seu trabalho de simulação de corrida. Andando com os pneus médios. Até por isso Hamilton não conseguiu melhorar o 1min19s4 que conseguiu com os supermacios mais cedo. Andando de macios, apenas Sirotkin e Leclerc – mas esse perdeu boa parte da manhã depois do erro do início dos trabalhos. Outro que ficou preso nos boxes foi Carlos Sainz. Uma falha de câmbio atrasou as atividades na Renault.

F1, Barcelona, Teste coletivo, Dia 8, Manhã:

1   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:17.221   66
2   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:18.590 +1.369 81
3   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:18.949 +1.728 91
4   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:18.967 +1.746 69
5   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:19.464 +2.243 97
6   35 Sergey SIROTKIN RUS Williams Mercedes 1:19.996 +2.775 80
7   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:20.275 +3.054 47
8   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:20.878 +3.657 18
9   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault     7
10   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault     4

 
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