Räikkönen supera Hamilton no fim e lidera primeiro treino do GP da Bélgica marcado por acidente com Massa
Com volta voadora nos minutos finais, Kimi Räikkönen superou Lewis Hamilton e, com pneus ultramacios, anotou a melhor marca do primeiro treino livre em Spa-Francorchamps. A sessão foi marcada por um acidente sofrido por Felipe Massa logo no começo
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A espera acabou. Quatro semanas depois do GP da Hungria e após um providencial período de férias, a F1 voltou aos trabalhos nesta sexta-feira (25) com a disputa do primeiro treino livre do GP da Bélgica, no icônico circuito de Spa-Francorchamps. E quem deu as cartas, no fim da sessão, foi a Ferrari de Kimi Räikkönen. Dono de ótimo retrospecto em Spa e agora de contrato renovado até o fim de 2018, o 'Homem de Gelo' fez uso dos pneus ultramacios para superar Lewis Hamilton nos minutos derradeiros ao marcar 1min45s502, 0s053 mais rápido que o tricampeão do mundo, que garantiu sua melhor marca com os pneus macios. Sebastian Vettel terminou em terceiro, também com os ultramacios.
A sessão foi marcada por um acidente sofrido por Felipe Massa logo no início, causando a única bandeira vermelha da manhã. O brasileiro, no entanto, nada sofreu, ainda que seu carro tivesse ficado parcialmente destruído.
A segunda sessão de treinos livres do GP da Bégica acontece logo mais, às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL por meio do novo livetiming.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Bélgica
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O primeiro treino livre que marcou o retorno dos trabalhos da F1 após as férias de verão não contou com nenhum piloto reserva. E três competidores deram as primeiras voltas usando o Halo: o dono da casa, Stoffel Vandoorne, Marcus Ericsson, da Sauber, e Lewis Hamilton, postulante ao título mundial. O dispositivo vai ser usado de forma definitiva na F1 a partir da temporada 2018.
O treino mal havia começado e, com quatro minutos, Fernando Alonso já detectava problemas no seu motor: "Não tenho potência", reportava o bicampeão, que seguia lentamente para os boxes. O espanhol tinha a inscrição 'Barcelona' no seu capacete, em memória às vítimas do atentado ocorrido na última semana.
Após breve período após as voltas de instalação, Esteban Ocon quebrou o silêncio em Spa-Francorchamps e foi o primeiro a abrir volta rápida nesta sexta-feira. Quem também estava na pista era Felipe Massa. Mas durante sua primeira volta rápida, o brasileiro perdeu o controle do carro e bateu contra a barreira de pneus na saída da curva Malmedy. Foi a primeira bandeira vermelha da sexta-feira.
Quando a pista foi liberada, os melhores tempos começaram a aparecer. E Lewis Hamilton, ainda com os pneus supermacios, chegou a subir para o topo da tabela de tempos ao marcar 1min47s410. Mas em seguida surgiu Daniel Ricciardo com a Red Bull calçada com os ultramacios para tomar a ponta provisória da sessão com 1min46s838.
A dupla da Ferrari, que começou o treino usando pneus macios, começou a aparecer bem quando Räikkönen, de contrato novo, subiu para segundo, usando os supermacios. Mas Ricciardo aumentou a diferença para os adversários ao cravar 1min46s656. Bottas aparecia em terceiro, com Verstappen em quarto. Mas a ordem do treino mudou novamente depois que Hamilton superou a marca do piloto da Red Bull em 0s217 e voltou à ponta da sessão.
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Restando 40 minutos para o fim do treino, a McLaren trabalhava nos dois carros. Tanto Vandoorne como Alonso apresentaram problemas no acionamento da asa móvel. Quanto aos outros pilotos, uma pausa para a devolução do primeiro jogo de pneus usado no fim de semana. Apenas Massa e Pascal Wehrlein, este com problemas na sua Sauber, não tinham tempos cronometrados àquela altura do treino.
Nos minutos finais, Ricciardo novamente melhorou seu tempo e encostou em Hamilton, ficando a apenas 0s112 atrás. Mas Bottas, que já andava com pneus macios novos, conseguiu superar a marca do seu companheiro de equipe por 0s015 e subia para a primeira colocação, liderando a dobradinha da Mercedes. Em seguida, o finlandês chegou a passear pela brita na curva Fagnes e tocou de leve na barreira de pneus, mas conseguiu voltar à pista.
Mas durou pouco a liderança de Valtteri. Com grande volta usando os pneus macios, Hamilton marcou 1min45s555 e subiu novamente para a ponta, com Ricciardo surgindo em segundo, 0s797 atrás. Bottas era só o terceiro, enquanto Räikkönen era o piloto da Ferrari melhor posicionado, mas com tempo 1s376 mais lento. Vettel tinha apenas o oitavo melhor tempo. Em seguida, era a vez de Max Verstappen superar seu colega de Red Bull para avançar à segunda colocação ao fazer uso dos pneus ultramacios.
Vettel, que havia caído para a nona posição depois que Daniil Kvyat melhorou seu tempo, voltou à pista com os pneus ultramacios. O tetracampeão fez as duas primeiras parciais melhores que a de Hamilton, mas não conseguiu superar seu rival na luta pelo título, ficando 0s092 atrás.
Lewis, de fato, sobrou no treino da manhã em Spa-Francorchamps, considerando a diferença de performance proporcionada pelos pneus. Ainda assim, no fim da sessão, Räikkönen também usou os pneus ultramacios para bater o britânico em 0s053 e garantir a ponta do primeiro treino livre do GP da Bélgica.
#GALERIA(7156)
F1 2017, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, primeiro treino livre:
1 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:45.502 | 13 | ||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:45.555 | +0.053 | 19 | |
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:45.647 | +0.145 | 13 | |
4 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:46.302 | +0.800 | 18 | |
5 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:46.352 | +0.850 | 22 | |
6 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:46.424 | +0.922 | 20 | |
7 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:47.446 | +1.944 | 22 | |
8 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:47.670 | +2.168 | 27 | |
9 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:47.851 | +2.349 | 20 | |
10 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:47.865 | +2.363 | 18 | |
11 | 27 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:47.930 | +2.428 | 14 | |
12 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:48.037 | +2.535 | 15 | |
13 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:48.252 | +2.750 | 18 | |
14 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:48.452 | +2.950 | 19 | |
15 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:48.541 | +3.039 | 24 | |
16 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:48.615 | +3.113 | 20 | |
17 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:48.626 | +3.124 | 20 | |
18 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:50.160 | +4.658 | 21 | |
19 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:51.263 | +5.761 | 13 | |
20 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 3 | |||
Tempo 107% | 1:52.887 | +7.385 | ||||||
Recorde | Jarno TRULLI | ITA | Toyota | 1:44.503 | 29/08/2009 | |||
Melhor volta | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:47.563 | 30/08/2009 |
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