Red Bull aproveita dia desastroso da Mercedes, faz dobradinha e vê vitória de Ricciardo na Malásia

A Red Bull foi quem melhor tirou proveito de um raro dia desastroso da Mercedes da F1. Depois do abandono de Lewis Hamilton e de uma corrida tumultuada de Nico Rosberg, Daniel Ricciardo puxou a dobradinha da equipe austríaca na Malásia para vencer pela quarta vez no Mundial. É a primeira vez, desde 2013, que os tetracampeões cravam 1-2. Entre os brasileiros, Felipe Massa terminou em 13º, enquanto Felipe Nasr abandonou

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A Red Bull saiu vitoriosa em um raro dia de desastre para a Mercedes na F1. Se deu tudo (ou quase tudo) errado para a líder do campeonato, deu absolutamente tudo certo para a equipe austríaca, que já havia ficado muito perto de vencer há duas semanas, em Cingapura. Agora, novamente os tetracampeões investiram em uma estratégia inteligente para pegar a rival prateada, mas acabou não sendo tão decisivo. A verdade é que a esquadra alemã se viu em apuros com um abandono de Lewis Hamilton, que deixou a prova com problemas de motor. E como se não bastasse, o time ainda teve de lidar com uma série de problemas com Nico Rosberg, que começou ainda na largada.

Tirando proveito das mazelas e obedecendo a uma compete tática, o time dos energéticos alcançou a segunda vitória em 2016, puxando uma dobradinha que não acontecia desde o GP do Brasil de 2013. E quem subiu ao degrau mais alto do pódio foi Daniel Ricciardo, que soube comandar a liderança e afastou qualquer ameaça vinda do insolente Max Verstappen.

E Rosberg, apesar de todo o drama de um início acidentado e de uma corrida de recuperação, ainda foi capaz de cruzar a linha de chegada em terceiro, à frente de Kimi Räikkönen. Mas a tragédia se tornou um alívio. Mesmo com uma punição de 10s em seu tempo total de prova, o alemão foi ao pódio e, mais que isso, viu a diferença de oito pontos crescer para 23 na liderança do Mundial, restando apenas cinco corridas para o fim de 2016.

Valtteri Bottas completou o top-5. Sergio Pérez terminou em sexto, logo à frente de um valente Fernando Alonso, enquanto Nico Hülkenberg foi o oitavo. Na prova de número 300 da carreira, Jenson Button foi o nono, enquanto Jolyon Palmer colocou a Renault na zona de pontos depois de um fim de semana tumultuado da equipe francesa.

Entre os brasileiros, Felipe Massa terminou em 13º, enquanto Felipe Nasr abandonou.

Daniel Ricciardo comandou a dobradinha da Red Bull na Malásia (Foto: Red Bull)

Confira como foi o GP da Malásia de F1

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Foi sob um calor infernal em Sepang que os carros formaram o grid neste domingo. E por lá, os dez primeiros colocados exibiam os pneus macios, assim como a maioria. A exceção era Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Felipe Nasr, que optaram pelos médios, enquanto Jolyon Palmer era o único com compostos duros. Dito isso, quando a luz verde autorizou a volta de apresentação, o primeiro drama malaio: em décimo, Felipe Massa alertava para um problema com o acelerador. A Williams correu e conseguiu colocar o piloto no pit-lane, que largou de lá mesmo.

 
Aí veio a largada, e uma queixa sobre um problema de motor vinda de Carlos Sainz chamou a atenção, mas a partida seguiu. E o terceiro drama do dia teve início: quando as luzes se apagaram, o pole Lewis Hamilton saiu muito bem, partindo em linha reta e se mantendo pelo lado dentro. Atrás, Nico Rosberg saltou do segundo lugar se colocando à frente de Max Verstappen e Sebastian Vettel. Enquanto o tricampeão já contornava a primeira curva, Vettel jogou a Ferrari por dentro, ao lado de Verstappen. Lá por fora, Rosberg fazia a tomada, mas acabou sendo atingido pelo ferrarista. O toque fez o líder do campeonato rodar e cair para o fim do grid. Sebastian, por sua vez, teve a suspensão dianteira esquerda quebrada. Assim, a prova malaia se encerrou cedo para o alemão. Já Rosberg perdeu posições e virou a primeira volta em 17º.  Mas o incidente acabou indo parar na mesa dos comissários.
 
Por conta da confusão da largada, a direção de prova teve de acionar o safety-car virtual. Com os carros andando mais lentos, Massa aproveitou para ir aos boxes, trocando os macios pelos duros – mas a zica não largou o brasileiro, que precisou retornar aos boxes sete voltas depois por conta de um furo no pneu dianteiro esquerdo. Daniil Kvyat, Magnussen e Esteban Gutiérrez também mudaram os compostos durante a bandeira amarela.
Lewis Hamilton saltou bem da pole na largada do GP da Malásia (Foto: Red Bull Content Pool)

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A corrida ganhou vida novamente na terceira passagem. E novamente Hamilton saiu melhor e se manteve à frente sem muito drama. Ricciardo ainda tentou se colocar como ameaça, mas não deu. E tratou mesmo de seguir em segundo, à frente de Sergio Pérez, Kimi Räikkönen, Verstappen, Jenson Button, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Romain Grosjean e Esteban Ocon, que fechava os dez primeiros. A surpresa deste início foi Fernando Alonso, que aproveitou toda a confusão da largada para sair de último para 12º. Rosberg, por sua vez, já saltava para 16º, depois de uma ultrapassagem em Felipe Nasr

 
Aí o australiano da Red Bull iniciou um stint muito veloz e começou a andar mais rápido que o líder, que respondeu de pronto. Enquanto isso, o líder do campeonato vinha escalando o pelotão. Até que a prova se viu novamente em bandeira amarela virtual na nona volta. Tudo por conta de um problema com Romain Grosjean – uma falha na parte traseira da Haas fez o francês perder o controle do carro e escapar da pista. Fim de prova para ele. Assim, como acontecera antes, muita gente decidiu usar a velocidade mais baixa do pelotão para visitar os boxes. Pérez, Button, Hülkenberg, Alonso e Rosberg foram aos pits. Wehrlein foi também, trazendo Verstappen, que foi o único dos ponteiros a parar. O holandês foi buscar os macios, enquanto Pérez preferiu os médios. 
 
Quando o safety-car virtual foi desligado, Hamilton tinha uma vantagem de 2s3 para Ricciardo. Räikkönen vinha 6s atrás. Enquanto isso, Rosberg seguia protagonizando sua corrida de recuperação e vinha em 13º, depois de superar Hülkenberg. A ordem era: Hamilton, Ricciardo, Räikkönen, Verstappen, Bottas, Sainz, Ocon, Ericsson, Pérez, Palmer, Nasr, Button, Rosberg, Hülkenberg, Rosberg, Alonso, Kvyat, Wehrlein, Gutiérrez, Magnussen e Massa.
Max Verstappen, Sebastian Vettel e Nico Rosberg no meio da confusa largada do GP da Malásia (Foto: Red Bull Content Pool)

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Líder, o tricampeão da Mercedes tratou ir abrindo vantagem para Ricciardo. Na verdade, o inglês vinha travando uma 'briga' por voltas mais rápidas com Verstappen, que vinha em quarto, já com uma parada. 

 
Falando em pit-stops, os ponteiros conseguiram aguentar com os pneus macios até as primeiras 20 voltas. Hamilton foi o primeiro a ir, na 21ª. Ricciardo e Räikkönen – que havia perdido o terceiro posto para Verstappen pouco antes – também foram aos pits. Todos os três deixaram os boxes com os compostos duros. Neste interim, a Renault tirou Magnussen da corrida, enquanto Rosberg já figurava na zona de pontos.
 
Assim, o jovem holandês da Red Bull se tornou líder. Quando a ordem foi reestabelecida, Verstappen vinha 10s à frente de Hamilton. Só que essa diferença veio caindo gradativamente na medida em que os pneus macios de Max foram acabando. Lewis, por sua vez, aparentava uma estratégia de parada única.
 
Aí, a equipe austríaca chamou Verstappen aos boxes na volta 28 das 56 da corrida malaia. Assim, Hamilton voltou à liderança, tendo como missão abrir o máximo para Max, que voltara em terceiro. Ricciardo e Räikkönen seguiam em segundo e quarto, respectivamente. Rosberg, Bottas, Pérez, Button, Hülkenberg, Palmer, Sainz, Ericsson, Alonso, Nasr, Kvyat, Werhlein, Ocon, Massa e Gutiérrez completavam o pelotão.

Lá na frente, Hamilton acionou o 'modo martelo' e começou a virar volta mais rápida em cima de volta mais rápida. O desempenho o fez abrir no início do stint 15s para Ricciardo e 18s para Verstappen. Räikkonen vinha mais 40s atrás – o finlandês, inclusive, decidiu por uma parada extra para os pneus duros na volta 31. Uma passagem antes, Rosberg havia feito seu segundo pit-stop, também voltando com os compostos de risca laranja. Tanto Kimi quanto Nico retornaram à pista nas mesmas posições que estavam, quarto e quinto, respectivamente. E bem pertinho um do outro, o que deixou o alemão em posição de brigar pelo top-4.

Andando muito mais veloz que o finlandês, Rosberg chegou muito veloz em cima do ferrarista e chegou a tocar o carro vermelho na ultrapassagem na segunda perna do S depois da primeira curva. O alemão, na verdade, bateu na roda traseira de Räikkönen. O incidente chamou a atenção dos comissários. 

Mais à frente, Hamilton vinha tentando abrir vantagem para a Red Bull, que brigava entre si. Ricciardo e Verstappen protagonizavam uma dura batalha pela segunda posição. Que, na verdade, virou pela vitória na volta 41. Isso porque a Mercedes apresentou uma rara falha de motor. Com fogo na parte traseira do carro, o líder Hamilton vivia o quarto drama do dia. E abandonava a prova na curva 1, lamentando no rádio: "Não, não não". A Lewis só restou mesmo colocar a mão da cabeça.

Lewis Hamilton abandona GP da Malásia de F1 (Foto: Reprodução/F1)

Diante do cenário de desolação na Mercedes, a Red Bull aproveitou o respiro para trocar os pneus de seus dois pilotos. Rosberg também veio na sequência. Assim, a ordem ficou: Ricciardo, Verstappen, Rosberg, Räikkönen, Bottas, Alonso, Button, Hülkenberg e Palmer completavam os dez primeiros.

Aí Esteban Gutiérrez teve a roda dianteira esquerda solta e abandonou a prova na sequência. Algumas voltas mais tarde, foi a vez de Felipe Nasr deixar a corrida, também por problemas técnicos. Quase ao mesmo tempo, os comissários bateram o martelo quanto ao incidente envolvendo Rosberg e Räikkönen e consideraram o primeiro culpado. 10s adicionais ao tempo de corrida, mas o alemão conseguiu descontar essa diferença no fim, para manter o terceiro lugar e a liderança do Mundial.

Enquanto isso, lá na frente, Ricciardo controlou bem o ímpeto de Verstappen e levou a Red Bull com cuidado até a linha de chegada, para celebrar sua primeira vitória em 2016 e a quarta da carreira na F1. Max terminou em segundo, completando uma dobradinha da Red Bull, que não acontecia desde 2013 no Brasil. Rosberg formou o pódio e deu um enorme passo em direção a seu primeiro título mundial.

A F1 volta já no próximo fim de semana com o GP do Japão. 

F1, GP da Malásia, Sepang, Final:

1 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   56 voltas
2 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER +2.443  
3  6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +25.516  
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +28.785  
5 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +1:01.582  
6 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1:03.794  
7 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA +1:05.205  
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +1:14.062  
9 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA +1:21.816  
10 30 JOLYON PALMER ING RENAULT +1:35.466  
11 21 CARLOS SAINZ JR. ESP TORO ROSSO FERRARI +1:38.878  
12 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI +1 volta  
13 19 FELIPE MASSA BRA WILLLIAMS MERCEDES +1 volta  
14 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI +1 volta  
15 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES +1 volta  
16 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES +1 volta  
  12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   NC
  21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   NC
  44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   NC
  20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   NC
  8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   NC
  5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   NC
               
MELHOR VOLTA NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:36.424  
 
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