Red Bull até entende alinhamento errado de Vettel no grid, mas pede explicações à FIA: “O que vale: colchete ou linha?”

Christian Horner entendeu, mas achou estranho a FIA não se posicionar sobre o alinhamento fora do colchete de Sebastian Vettel no grid do GP da China. O chefe da Red Bull pediu um esclarecimento da entidade sobre o caso

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Chefe da Red Bull, Christian Horner estranhou por ver Sebastian Vettel fora do alinhamento correto no grid de largada do GP da China, disputado no último domingo (9), e pediu esclarecimentos à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) quanto à regra que determina o posicionamento correto dos carros antes de as luzes se apagarem.

Largando da segunda posição, o tetracampeão parou o carro fora do colchete pintado na pista e um pouco mais à esquerda. A intenção de Vettel foi a de evitar as linhas brancas que demarcam a posição. Como o asfalto estava ainda muito úmido, a área pintada se torna sempre mais escorregadia, especialmente para a saída.

Embora o posicionamento de Sebastian tenha sido observado pela FIA, a decisão dos comissários foi a de não punir o ferrarista. O regulamento da F1, na verdade, não fala nada sobre em não alinhar dentro do colchete, apenas estabelece que o piloto precisa "colocar o carro dentro de sua respectiva posição no grid após a volta de apresentação".

Saindo do segundo posto, Sebastian Vettel parou a Ferrari mais à esquerda  (Foto:Divulgação)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Porém, no ano passado, durante o GP do Japão, Daniel Ricciardo recebeu permissão da FIA para largar fora do colchete, porque a área estava molhada. Mas isso também gerou problemas porque os comissários recusaram um pedido semelhante feito por Lewis Hamilton.

A entidade que rege o esporte no mundo, entretanto, alegou que o "senso comum" é o principal fator para aquilo que é permitido ou não. Por isso, Horner acha que uma regra mais clara é necessária. "É óbvio o que ele estava tentando fazer. Ele estava tentando ficar na parte mais seca da pista, o que é algo que a gente consegue entender. Mas ele pode fazer?", questionou o inglês.

"Seria bom ter alguma clareza sobre se é uma obrigação ou não o piloto ficar no colchete. O que é que vale: o colchete ou a linha?", perguntou novamente. "Eu lembro que isso foi discutido no GP do Japão do ano passado. Vettel não teve vantagem nisso, mas seria bom esclarecer", concluiu.

PADDOCK GP #72 TRAZ ÁTILA ABREU E DISCUTE ETAPAS DA STOCK CAR, F1, INDY E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.