Red Bull mantém ‘mago’ Newey e nomeia Pierre Waché para recém-criada função de diretor-técnico em 2018

Francês de 43 anos, que tem passagens importantes pela Michelin e Sauber, e já atuava na Red Bull como engenheiro-chefe, foi nomeado pela equipe tetracampeã para a nova função de diretor-técnico, criada neste ano. Adrian Newey, um dos grandes responsáveis por tornar a Red Bull grande, continua no time como chefe do departamento de engenharia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A função de diretor-técnico é uma das mais importantes de uma equipe de F1. Na Mercedes, por exemplo, o responsável pelo posto é James Allison, enquanto Paddy Lowe assumiu a função na Williams na temporada passada. Mattia Binotto, na Ferrari, é responsável direto pelo projeto dos carros. Mas na Red Bull, seu departamento técnico ainda não tinha tal cargo, com funções divididas entre Pierre Waché, Paul Monaghan, Rob Marshall e Dan Fallows, todos respondendo ao ‘mago da aerodinâmica’ Adrian Newey, chefe do departamento de engenharia. Mas a equipe tetracampeã optou recentemente por promover Waché à função de diretor-técnico.

 
Especialista em fluidodinâmica computacional, o francês de 43 anos se uniu à Red Bull em 2013 depois de passagens destacadas pela Michelin, onde acumulou ampla experiência com performance de pneus, e também pela Sauber. Na equipe de Milton Keynes, foi nomeado para a função de engenheiro-chefe, atuando sobretudo com performance. 
Pierre Waché é o novo diretor-técnico da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)
Waché também trabalhou de forma muito próxima à Aston Martin, parceira e patrocinadora da Red Bull, no desenvolvimento do novo carro esportivo da marca britânica, o Valkyrie.
 
Adrian Newey continua como chefe do departamento técnico, da mesma forma que outros engenheiros com posto de chefia seguem em suas respectivas funções: Rob Marshall como chefe do departamento de engenharia, Dan Fallows como chefe de aerodinâmica e Paul Monaghan como engenheiro-chefe de engenharia do carro.
 
Em entrevista ao diário francês ‘L’Équipe’, o novo diretor-técnico da Red Bull falou sobre a importância da função que tem a partir desta temporada. “Entendo o que representa esta posição. E o risco que vem com isso. Não vou dizer que me assusta, mas sei os resultados que são necessários. Quero mostrar que sou capaz de conquistá-los”, disse Waché.
 
Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, confirmou as mudanças no departamento técnico. “É parte da nossa evolução. Adrian mantém sua função, mas Pierre foi promovido a um papel central como diretor-técnico. A posição de Rob Marshall se mantém sem mudanças como chefe de engenharia”, explicou o britânico em entrevista ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.
ENQUANTO A MERCEDES RESPIRA CALMARIA

CONCORRÊNCIA MOSTRA ARES DE PREOCUPAÇÃO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.