Red Bull revela detalhes de para-brisa de acrílico como solução de proteção ao cockpit para 2017

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (19), a Red Bull apresentou em suas redes sociais a sua alternativa ao Halo como proteção ao cockpit da F1. A FIA pretende introduzir uma cobertura, ainda que parcial, ao cockpit a partir da próxima temporada, tudo para garantir uma segurança maior aos pilotos do grid

Dias depois de o designer Giorgio Piola revelar um desenho de um projeto desenvolvido pela Red Bull sobre uma alternativa ao Halo como cobertura parcial ao cockpit da F1 para 2017, a escuderia taurina, por meio das suas redes sociais, mostrou novos ângulos do projeto. A Red Bull exibiu detalhes do para-brisa de acrílico, que tem um formato de cobertura semelhante a um caça, porém cobrindo a cabeça do piloto de forma parcial.
 
Em entrevista ao site ‘Motorsport.com’, Christian Horner definiu o novo dispositivo como “um para-brisa maior” e afirmou: “É mais elegante e acho que ele oferece melhor visibilidade. Então vamos ver o que a FIA vai pensar sobre isso”.
 
A entidade que determina os rumos da F1 ainda estuda a melhor alternativa para fechar, total ou parcialmente, o cockpit dos carros do Mundial. Por enquanto, apenas o Halo foi efetivamente testado na prática em um modelo da categoria, o que aconteceu nos testes de pré-temporada em março, em Barcelona.
A Red Bull revelou detalhes do seu projeto de cockpit fechado para a F1 (Arte: Red Bull)
O projeto logo ganhou o apoio da Williams por meio da sua segunda principal dirigente, Claire Williams. “Gosto desse conceito de caça da Red Bull. Se estamos considerando que esses carros de F1 supostamente vão ter um olhar futurista, faz sentido incluir algo semelhante a um jato nele. Acho que é empolgante. Mas então você tem de se preocupar com água, condensação, com tudo isso. Portanto, ainda é um trabalho em progresso”, comentou.
 
No fim das contas, Claire deixou claro que, mais do que o visual, o importante é que a nova peça consiga de fato oferecer uma proteção e uma segurança maior aos pilotos. 
 
“O mais importante é a peça que proporcione o máximo de segurança aos pilotos e, até que isso seja determinado, estou de apoio a qualquer conceito que possa funcionar melhor”, explicou.
O projeto trata-se de uma alternativa ao Halo, solução que a FIA pretende adotar para 2017 (Arte: Red Bull)
Por sua vez, Horner se mostrou contrário ao Halo testado pela Ferrari em Barcelona por entender que tal solução é ineficiente na tarefa de proteger os pilotos. “Particularmente, eu não gosto. Entendo que a segurança do piloto é de absoluta importância, mas, para mim, acho que sou muito purista das corridas que acontecem há mais de 60 anos com o cockpit aberto, e não há perigo associado a isso”, disse.
 
“Claro que temos de fazer tudo o que for possível para minimizar isso. Mas esse conceito do Halo não teria ajudado Felipe Massa [em decorrência do seu acidente na classificação do GP da Hungria em 2009] e, infelizmente, não teria ajudado Jules Bianchi”, completou Horner, citando o último piloto a morrer na F1 em virtude de um acidente de pista.
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