Red Bull se irrita com insinuações sobre uso de controle de tração no carro de Vettel: “Seria estupidez”

Suspeitas foram levantadas pelo ex-chefe de equipe Giancarlo Minardi, que não chegou a acusar a Red Bull, mas preparou todo o cenário para que outros o fizessem

A cobertura completa do GP da Coreia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da quinta-feira da F1 na Coreia
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Christian Horner não gostou nem um pouco de ouvir que a Red Bull estaria quebrando o regulamento ao usar controle de tração no carro de Sebastian Vettel. O chefe do time tricampeão mundial ficou irritado com as suspeitas, levantadas por Giancarlo Minardi, ex-dono de equipe.

Em seu site, Minardi, que esteve no GP de Cingapura, há duas semanas, escreveu um texto no qual questionou o barulho diferente do motor do carro de Vettel. De acordo com o italiano, o som emitido era diferente de outros motores Renault, diferente até mesmo do que o som do RB9 de Mark Webber.

Minardi não chegou a acusar a Red Bull de nada, mas preparou todo o cenário para que outros o fizessem.

'Causa mortis: descaso'
Morte de Vanessa Daya reúne suspeitas por erros e omissões
Sebastian Vettel venceu com enorme tranquilidade no GP de Cingapura (Foto: Clive Mason/Getty Images)

Nesta quinta-feira (3), um irritado Horner disse que “seria estupidez” colocar controle de tração em um bólido na F1 atual, “controlado por uma centralina única, o que é feito sob os olhares da FIA e meticulosamente checada pela FIA”.

“Então, não consigo imaginar nenhum time no pit-lane que faria isso”, asseverou.

Para ele, o problema é que a performance do líder do campeonato foi dominante demais em Cingapura. “Inevitavelmente, vai levantar questões sobre como isso é possível. Outros times vão analisar internamente e a conclusão mais fácil de se alcançar é que 'eles [Red Bull] devem estar trapaceando'”, disse.

“Mas essas coisas são tão rigorosamente controladas que é impossível. Os fatos são que ele fez uma corrida incrível em Cingapura. Teve um ritmo incrível. Tirou o máximo do carro e foi um piloto no pico absoluto da performance”, elogiou.

Horner encerrou os comentários sobre o tema questionando: “É uma distração? Não. Vamos perder nosso sono por causa disso? Absolutamente não.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.