Renault apresenta “visão de futuro da F1” e mostra carro-conceito com cockpit fechado para 2027

A Renault divulgou imagens do seu protótipo de carro-conceito sobre o que imagina que vai ser a F1 dentro de dez anos. O modelo, batizado de R.S. 2027, foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai. O carro é dotado de cockpit fechado, 600 kg e potência estimada em 1.340 cv

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Renault mostrou ao mundo nesta quarta-feira (19) aquilo que entende ser a sua visão de futuro sobre a F1 dentro de dez anos. O carro-conceito batizado R.S. 2027 foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai e também nas redes sociais da montadora francesa. À primeira vista, o protótipo se assemelha com o Roborace, carro autônomo desenvolvido em conjunto com a F-E. O R.S. 2027 é dotado de cockpit fechado, tração nas quatro rodas e impulsionado por um motor de combustão, mas também por um sistema de baterias cinco vezes mais potentes do que hoje equipam as unidades de potência dos carros de F1. O modelo tem peso estimado de 600 kg e potência de 1.340 cv. No fim de 2015, a McLaren também apresentou um protótipo de carro-conceito.

 
Um dos conceitos apresentados pela Renault na divulgação do R.S. 2027 diz respeito à relação entre piloto e fã. A cúpula da cobertura do cockpit é transparente, da mesma forma que o capacete utilizado pelo piloto na apresentação. Assim, seria possível ao fã do esporte poder acompanhar de forma muito mais nítida as reações do competidor em ação na pista.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A Renault apresentou seu conceito de F1 do futuro para dentro de dez anos (Foto: Renault Sport)
No quesito segurança, a Renault projetou, além do cockpit fechado, duas barras de titânio, que seriam acionadas em um eventual acidente. O carro também é dotado de leds inclusive nas rodas. No fim das contas, são conceitos que se somam com o que a própria montadora pensa sobre o que deveria ser a F1 do futuro.
 
Na esteira do que pensa Ross Brawn, novo diretor esportivo da F1, a Renault sugere que os fãs tenham mais acesso à telemetria dos carros. A montadora também pega carona no sucesso do ‘Fanboost’ da F-E, como também vai fazer a Stock Car, e sugere a adoção de dispositivo semelhante na F1, onde os espectadores teriam a chance de ajudar seus pilotos preferidos no fim das corridas do Mundial.
O carro-conceito R.S. 2027 é dotado de cockpit fechado de cristal transparente (Foto: Renault Sport)
A Renault sugere também uma mudança no formato do fim de semana de corridas, com um GP sendo dividido em duas partes: uma corrida maior e principal, com 250 km de extensão, e outra mais curta, também definida pela montadora como ‘Sprint Final’ para completar a distância que hoje gira na casa dos 305 km.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ainda sobre os finais de semana da F1, a Renault gostaria de ver implementada a ideia de uma corrida para pilotos novatos, que seria realizada às sextas-feiras de GP com os reservas e jovens oriundos dos programas de desenvolvimento das equipes.

 
No fim das contas, é na relação esporte-fã que a Renault aposta para que a F1 do futuro seja sustentável. “Um dos papeis que tem a Renault Sport Racing é antecipar o futuro da F1 para que ela chegue ao máximo de fãs em um entorno consistente e com os objetivos do Grupo Renault. Estamos desejando motivar debates inspiradores na comunidade das corridas, nos fãs e entusiastas com este protótipo que manifesta nossas ideias e desejos”, afirmou Cyril Abiteboul, diretor-executivo da equipe aurinegra na F1.

PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.