Renault decide dar novo teste a Kubica na F1 e pretende avaliar “capacidade de retorno em competição de alto nível”

Às vésperas do início das atividades de pista da F1 na Áustria, a Renault confirmou que vai promover mais um teste para Robert Kubica. O objetivo da nova sessão é avaliar a capacidade do polonês para uma eventual volta à competição de alto nível

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Robert Kubica parece mesmo cada vez mais próximo de um retorno à F1. Nesta quinta-feira (6), a Renault confirmou que o polonês de 32 anos vai realizar um novo teste com o modelo E20, usado na temporada 2012. O anúncio acontece um mês depois da volta do piloto a um carro do Mundial. Em 6 de junho, marca francesa conduziu atividades com Kubica na pista de Valência. A data para o segundo teste, no entanto, não foi divulgada, apenas que será realizado na pista de Paul Ricard, que retorna ao calendário da F1 no ano que vem. 

 
Em um comunicado, Cyril Abiteboul explicou os motivos que levaram a montadora a realizar o primeiro teste e a razão pela qual Robert foi novamente convidando a guiar o carro da equipe gaulesa. "O primeiro dia de testes em Valência foi mais que Robert pudesse voltar a ter a sensação de pilotar um carro de F1 novamente, mas esse segundo teste será para avaliar sua capacidade para retornar à competição de alto nível", afirmou o diretor-executivo da Renault.
 
"Essa é uma nova fase em sua vida e em sua carreira pessoal e nós estamos orgulhosos em apoiá-lo. Por isso, vamos colocar à disposição dele toda a nossa estrutura em Paul Ricard. Ele ainda tem muitos obstáculos a superar e sabe melhor do que ninguém que somente o desempenho vai determinar se um poderá ser novamente um piloto de F1, completou.
Robert Kubica voltou a pilotar um carro de F1 após seis anos nesta terça-feira (Foto: Renault)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Recentemente, Kubica apontou chances de “80 ou 90%” de voltar a participar de uma atividade oficial da F1. "Antes eu via minhas chances de voltar em 10 ou 20%. Hoje, como sou realista e mantenho meus pés no chão, eu diria que tenho 80 ou 90% de chances", disse, questionado pela revista britânica ‘Auto Express’.

 
O site 'TopGear.ie' revelou dias atrás que a Renault estuda colocar o polonês de volta ao circuito atual da F1 em Monza. O GRANDE PRÊMIO confirma a informação, que tem sido tratada sigilosamente. No plano atual, Kubica andaria com o carro aurinegro em 1º de setembro, a sexta-feira do GP da Itália.
 
Kubica surgiu, ao lado de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, como um dos mais talentosos pilotos de sua geração. A chegada à F1 foi viabilizada pela BMW, que pintava como uma força emergente do certame. O polonês teve em 2008 sua melhor temporada: a vitória no GP do Canadá foi especial para um país que nunca teve tradição no automobilismo.
 
Mas as coisas começaram a dar errado pouco depois: em 2009, a BMW não desenvolveu um bom carro, e Kubica pouco pôde fazer. Sentindo os efeitos da crise financeira de 2008, a marca alemã abandonou a F1 em seguida. Robert encontrou abrigo na Renault, e fez um bom 2010: com um carro mediano, foi ao pódio duas vezes. O que podia ser o ressurgimento do piloto da Cracóvia virou um pesadelo: em fevereiro de 2011, Kubica perdeu controle de seu Skoda, bateu com força em um guard-rail e sofreu lesões graves no braço direito, o que inviabilizou o retorno à F1. Pelo menos até agora.
 
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.