Renault planeja ‘roubar’ funcionários de outras equipes de ponta para crescer na F1: “Vamos recrutar boas pessoas”

Novamente na F1, a Renault precisa lidar com a falta de funcionários para voltar às vitórias de outrora. E a equipe francesa já tem uma estratégia: ‘roubar’ engenheiros de outras escuderias de ponta, passando de 490 para 650 trabalhadores

A Renault retorna à F1 com o objetivo de deixar para trás a mancha dos dois primeiros anos da nova 'Era Turbo', em que os franceses ficaram marcados por construir motores lentos, pouco confiáveis e sem perspectiva de evolução. Para voltar ao topo da categoria, a nova-velha escuderia já tem uma estratégia: ‘roubar’ profissionais das rivais.
 
Cyril Abiteboul, diretor da Renault, detalhou o plano, mas reconheceu que será difícil recrutar os melhores funcionários logo nos primeiros meses de operação da equipe. Perguntado sobre a quantidade de reforços até aqui, Abiteboul reconheceu que os números ainda são tímidos.
Cyril Abiteboul é diretor da Renault (Foto: Getty Images)
“Poucos até agora. Queremos ter certeza de que vamos recrutar boas pessoas, e normalmente boas pessoas não ficam disponíveis muito rapidamente, e eles precisam ser muito bem realocados, então você pode não os conseguir em seis meses, ou até um ano”, explicou Abiteboul.
 
“Agora temos 490 pessoas em Ensone. O plano é ter 650 até o fim de 2017. As maiores equipes têm 800 pessoas, e pensamos que vamos estar em posição de competir contra Mercedes, Red Bull, com 650 em Enstone. Vamos conseguir isso por dividir muitas atividades entre Viry-Châtillon [base da fábrica de motores] e Enstone [sede da equipe]. Acreditamos que vai dar para alcançar as outras equipes, mesmo com menos pessoas”, disse.
 
“Francamente, sentimos que temos recursos mais do que suficientes em Viry-Châtillon. Sei que a percepção de algumas pessoas, algumas coisas ditas pela Red Bull, é de que não temos recursos suficientes. Nós temos recursos financeiros e humanos suficientes. Agora tem a ver com liderança técnica, know-how e habilidades”, continuou.
 
Cyril também pensa que a Renault é um ótimo negócio para quem quiser trocar de casa na F1. De acordo com o diretor, a história dos franceses deve ser suficiente para seduzir possíveis novos funcionários.
 
“Para atrair gente de competidores você precisa de história. Existe um marco para contar a história da Renault, os planos, a administração, os parceiros, as perspectivas. Agora temos um plano, então tomara que dê para atrair o talento”, contou.
Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, dupla da Renault em 2016 (Foto: Getty Images)
Tentando afastar a imagem negativa dos últimos dois anos, Abiteboul contou que as dificuldades com a nova unidade de potência foram consequência da falta de experiência daqueles que foram convocados para desenvolver o novo V6 Turbo.
 
“O que aconteceu em Viry-Châtillon foi que precisamos recrutar uma quantidade absurda de gente para esse novo regulamento. O problema é que, com gente nova, recém-saída da universidade, você precisa de treinamento. Agora eles estão treinados, afiados, motivados para esse novo projeto, e eles terão mais do que suficiente para fazer o trabalho necessário”, finalizou.
 
A Renault, que terá Jolyon Palmer e Kevin Magnussen como pilotos em 2016, prepara os últimos detalhes antes dos testes de pré-temporada, com começo marcado para 22 de fevereiro, em Barcelona. A temporada começa de fato em 20 de março, em Albert Park, com a realização do GP da Austrália.
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.