Reserva Wehrlein mantém supremacia da Mercedes e lidera manhã de teste marcado por estreias em Barcelona

Pascal Wehrlein comandou os trabalhos deste segundo e último dia de sessão de testes coletivos que a F1 promove no circuito de Montmeló, em Barcelona. Jolyon Palmer terminou o período em segundo, à frente da McLaren-Honda de Jenson Button

A jornada bem-sucedida da Mercedes em solo catalão, que teve seu ápice no domingo com a vitória de Nico Rosberg no GP da Espanha, tem tudo para ser coroada com mais uma importante performance no circuito de Montmeló, em Barcelona. Depois de Rosberg liderar o primeiro dia de testes coletivos que a F1 promove nesta intertemporada, foi a vez do reserva Pascal Wehrlein manter a supremacia da equipe prateada. Na manhã desta quarta-feira (13), o jovem alemão, que representa a marca no DTM, foi o mais rápido dentre os nove competidores que fizeram parte da sessão. Antes da pausa para o almoço, o piloto registrou 1min26s641 como melhor tempo e percorreu 73 voltas, distância maior que a de um GP.

O treino desta quarta-feira, assim como já aconteceu na terça, foi marcado por algumas estreias interessantes. Alex Lynn, que no último domingo venceu de forma categórica a corrida mais curta da GP2 em Barcelona, completou suas primeiras voltas guiando um carro de F1 pela Williams. Esteban Gutiérrez, que nas duas últimas temporadas foi titular da Sauber, continuou na categoria graças ao apoio de Carlos Slim, dono da Telmex, patrocinadora da Ferrari. Na esteira do aporte financeiro, Esteban foi contratado como terceiro piloto e, em Barcelona, faz seu primeiro treino guiando a SF15-T. Xará de Gutiérrez, o francês Esteban Ocon, campeão da F3 Europeia em 2014, também cumpriu sua primeira participação na F1 ao ser chamado para guiar o carro da Force India em Barcelona.

Esteban Ocon, campeão da F3 Europeia, fez sua estreia como piloto de F1 nesta quarta-feira (Foto: Force India/Twitter)

A sessão teve a predominância de reservas e test-drivers, e apenas dois titulares figuraram entre os nove que participam da sessão na Catalunha. Jolyon Palmer, reserva de Romain Grosjean e Pastor Maldonado na Lotus e atual campeão da GP2 cravou 1min28s869 na melhor de 39 voltas percorridas, ficando como o ‘melhor do resto’ em Barcelona ao finalizar o período em segundo lugar. Jenson Button completou 45 voltas com a McLaren, mas desta vez conseguiu cumprir com o cronograma traçado pela escuderia britânica sem maiores sobressaltos, marcando 1min27s486 na melhor delas, evoluindo sua marca minutos antes do almoço.

Gutiérrez conseguiu colocar a Ferrari em quarto lugar. O mexicano também melhorou seu tempo no fim do primeiro período e conseguiu cumprir um programa que compreendeu, basicamente, testes aerodinâmicos, simulações de corrida e também treinos de largada e busca da melhor performance com o carro em configuração de classificação. A melhor volta de Esteban foi 1min27s989, que lhe permitiu ficar à frente do igualmente jovem Carlos Sainz Jr. O espanhol de 20 anos voltou à pista depois de consolidar um grande fim de semana e voltou a mostrar um bom trabalho pela Toro Rosso. Carlos cravou 1min27s997 em sua melhor passagem e garantiu o quinto lugar.

Lynn fechou a manhã como sexto melhor colocado depois de registrar 1min28s419 como melhor volta a bordo do Williams-Mercedes FW37 em Barcelona. O britânico completou apenas 19 voltas. Ocon fechou a primeira parte da sessão em sétimo lugar, finalizando uma manhã bastante produtiva em Barcelona após completar 45 voltas.

Pierre Gasly completou 20 voltas em Barcelona, mas não chegou a marcar tempo (Foto: Red Bull/Twitter)

Por sua vez, Raffaele Marciello causou a única bandeira vermelha da sessão de testes em Barcelona ao bater o Sauber-Ferrari C34 contra a barreira de pneus na saída da curva 3. O piloto enfrentou uma perda de aderência e não conseguiu manter o controle do carro, que acabou se chocando e causando uma boa perda de tempo e quilometragem. O italiano nada sofreu e ainda conseguiu voltar à sessão no fim do treino na manhã para ficar com a oitava marca. Pierre Gasly, que na terça-feira guiou pela Toro Rosso, agora trocou de cockpit e pilotou a Red Bull, completou 21 giros, mas não cronometrou volta nesta manhã na Catalunha.

F1, temporada 2015, Barcelona, testes coletivos, dia 2, parcial:

1 23 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES 1:26.641   73
2 30 JOLYON PALMER FRA LOTUS MERCEDES 1:27.439 +0.798 40
3 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:27.486 +0.845 46
4 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX FERRARI 1:27.989 +1.348 65
5 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:27.997 +1.356 56
6 40 ALEX LYNN ING WILLIAMS MERCEDES 1:28.419 +1.778 19
7 34 ESTEBAN OCON FRA FORCE INDIA MERCEDES 1:29.671 +3.030 45
8 29 RAFFAELE MARCIELLO ITA SAUBER FERRARI 1:34.687 +8.046 8
9 38 PIERRE GASLY FRA RED BULL RENAULT     21

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.