google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
E deu Red Bull na manhã deste sexto dia de testes coletivos em Barcelona. Daniel Ricciardo assumiu o volante do RB14 e se pôs veloz na parte final da manhã, quando calçou os compostos hipermacios, a versão mais mole e que estreia na gama de pneus da Pirelli nesta temporada 2018. De quebra, o australiano ainda rompeu o recorde não oficial do Circuito da Catalunha ao virar 1min18s357. Quem mais aproximou do tempo do #3 foi Lewis Hamilton.
O inglês foi o responsável por conduziu o W09 na fase matutina da sessão de hoje. Andando em ritmo rápido e muito constante, o tetracampeão apresentou grande forma com os pneus médios, mas também provou os supermacios e os ultramacios e foi em cima destes últimos que o inglês cravou 1min18s400, 0s043 mais lento que Ricciardo, o que só comprova a boa forma dos alemães neste início de ano.
Sebastian Vettel voltou ao carro ferrarista hoje depois que Kimi Räikkönen desfalcou a equipe vermelha. O finlandês não se sentiu bem pela manhã, e a alternativa foi chamar o tetracampeão. De novo, a esquadra trabalhou em quilometragem, mas andando apenas em cima dos compostos macios. Fernando Alonso fechou os cinco primeiros. Mas a vida na McLaren não está nada fácil.
O MCL33 apresentou um vazamento de óleo logo depois que o espanhol completou 46 voltas. A falha deixou Alonso parado na curva 7 e forçou uma troca de motor. O asturiano está nos boxes desde então.
Fernando Alonso (Foto: AFP)
Confira como foi a manhã do sexto dia de testes coletivos da F1 em Barcelona
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O segundo dia da semana final da pré-temporada da F1 em 2018 começou com a notícia de que Kimi Räikkönen, que assumiria a Ferrari nesta quarta-feira (7), não estava se sentindo bem. Assim, a equipe italiana chamou Sebastian Vettel de volta ao trabalho. E como na terça-feira, o dia também começou com temperaturas baixas, mas com céu azul e sol. Com o passar das horas, a sensação térmica também foi aumentando na região do Circuito da Catalunha, o que permitiu às equipes conduzirem simulações de corrida. O dia se mostrou tão promissor que a F1 até cancelou a pausa do almoço.
Sendo assim, o início da manhã foi bastante movimentado, com todo mundo indo à pista, buscando quilometragem. As diferenças estavam mais na escolha dos pneus. Médios, macios e supermacios foram as primeiras opções. Alguns times, como a McLaren, hoje pilotada por Fernando Alonso, e a Sauber, sob o comando de Charles Leclerc, também usaram a primeira hora para andar com o flow-vis, a tinta que ajuda a compreender a eficiência aerodinâmica dos carros.
Ao volante do W09 da Mercedes, Lewis Hamilton tratou logo de ganhar a pista, iniciando seus primeiros stints com os compostos médios. Carlos Sainz seguiu o tetracampeão, mas calçou a Renault com os macios. Os dois inauguraram a tabela de tempos nesta manhã, andando na casa de 1min23s.
Fernando Alonso viveu um drama durante a manhã (Foto: McLaren)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A partir daí a pista se encheu. Fernando Alonso aproveitou para sair com os compostos hipermacios. E logo começou a virar bons tempos, sempre na casa de 1min19s9. O espanhol, na verdade, chegou a liderar parte da sessão, andando em cima da versão mais macia dos pneus da Pirelli. A verdade é que o bicampeão imprimiu um ritmo muito consistente. E foi assim até a metade da manhã, quando decidiu trocar para supermacios. Com os vermelhos, o asturiano não foi capaz de seguir 1min19s. Suas voltas giravam mais em 1min21 alto.
Só que a vida da McLaren não anda lá muito fácil nesta pré-temporada. Depois de completar 46 voltas, Alonso foi traído pelo motor. E acabou parado na curva 7, com pouco mais de duas horas de atividades. Foi o responsável pela primeira bandeira vermelha da manhã.
A Red Bull, que também enfrentou problemas ontem, começou a manhã usando os pneus médios. E Daniel Ricciardo impôs um ritmo regular nas primeiras horas, andando na terceira colocação. Depois da interrupção, o australiano voltou com os supermacios e o flow-vis na parte traseira do RB14. A Renault também optou por alterações no uso dos compostos e acabou preferindo utilizar os macios em boa parte da manhã, o que colocou Sainz em quinto, atrás de Hamilton, Vettel, Ricciardo e Alonso.
Falando no inglês da Mercedes, a esquadra alemã andou compostos médios durante toda a manhã. E o tetracampeão foi melhorando suas marcas aos poucos, é verdade. Mas foi capaz de alcançar 1min18s945 – na verdade, Lewis chegou a virar 1min18s3, mas um corte na curva 14 lhe tirou o tempo. Ainda assim, Hamilton esbanjou confiabilidade e velocidade. Ninguém andou de forma tão constante. E o britânico ainda testou os supermacios no fim da manhã.
Lewis Hamilton andou forte pela manhã (Foto: Twitter/F1)
Durante a manhã, o restante do pelotão – Force India, Sauber, Toro Rosso, Haas e Williams – decidiram se concentrar na performance com os macios – os pneus de cor amarela. E Esteban Ocon liderou esse grupo, sendo o único a andar em 1min20s8. Charles Leclerc, Brendon Hartley e Romain Grosjean estabeleceram suas melhores marcas em 1min21s2. Quem estava mais afastado era Lance Stroll, virando apenas em 1min29s2.
Na parte final da manhã, Red Bull e Mercedes optaram por sair com pneus ainda mais macios. Ricciardo foi à pista com os hipermacios, enquanto Hamilton foi ultramacios. E com compostos mais moles, o australiano desbancou o tetracampeão da primeira posição da tabela.
F1 2018, Circuito da Catalunha, Testes coletivos, dia 6, manhã:
1 |
|
3 |
Daniel RICCIARDO |
AUS |
Red Bull Tag Heuer |
1:18.357 |
|
77 |
2 |
|
44 |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
1:18.400 |
+0.043 |
76 |
3 |
|
5 |
Sebastian VETTEL |
ALE |
Ferrari |
1:19.541 |
+1.184 |
66 |
4 |
|
14 |
Fernando ALONSO |
ESP |
McLaren Renault |
1:19.856 |
+1.499 |
47 |
5 |
|
55 |
Carlos SAINZ JR |
ESP |
Renault |
1:20.042 |
+1.685 |
88 |
6 |
|
8 |
Romain GROSJEAN |
FRA |
Haas Ferrari |
1:20.237 |
+1.880 |
51 |
7 |
|
18 |
Lance STROLL |
CAN |
Williams Mercedes |
1:20.349 |
+1.992 |
60 |
8 |
|
31 |
Esteban OCON |
FRA |
Force India Mercedes |
1:20.805 |
+2.448 |
53 |
9 |
|
28 |
Brendon HARTLEY |
NZL |
Toro Rosso Honda |
1:20.834 |
+2.477 |
53 |
10 |
|
16 |
Charles LECLERC |
MCO |
Sauber Ferrari |
1:21.110 |
+2.753 |
71 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.