Rosberg leva a melhor de novo em luta com Hamilton em Interlagos e fatura quinta pole consecutiva na temporada 2015

Em boa fase nesta reta final de temporada 2015, Nico Rosberg voltou a adiar a 50ª pole-position do rival Lewis Hamilton. Com uma grande volta, o alemão garantiu a posição de honra do grid do GP do Brasil, alcançando sua 21ª pole na carreira, tornando-se o 13º maior piloto na estatística ao longo da história da F1

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Na batalha entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg pela pole-position do GP do Brasil, brilhou mais forte a estrela do alemão, que tirou do seu rival e companheiro de Mercedes a chance de comemorar, em Interlagos, a 50ª pole-position da sua carreira. Mesmo depois de ter visto o tricampeão levar a melhor nas duas fases iniciais do treino classificatório deste sábado (14) em São Paulo, na hora da decisão Rosberg fez valer sua melhor fase e garantiu pela quinta vez consecutiva a chance de largar na posição de honra do grid, chegando assim à sua 21ª pole na carreira. 

Em disputa protagonizada pela Mercedes, restou a Hamilton adiar a possibilidade de faturar a pole 50 em Abu Dhabi, na última prova do campeonato.

Sebastian Vettel ocupou a posição de sempre neste fim de semana em Interlagos: terceiro lugar com a Ferrari. Valtteri Bottas, da Williams, fez grande classificacão e obteve o quarto melhor tempo, mas vai largar em sétimo lugar, já que foi punido pela direção de prova com a perda de três posições no grid por ter ultrapassado um piloto sob bandeira vermelha no segundo treino livre. Assim, Kimi Räikkönen fecha uma segunda fila toda da Ferrari. Nico Hülkenberg larga em quinto e terá ao seu lado Daniil Kvyat, da Red Bull. 

O novo rei da pole: Nico Rosberg larga na frente pela quinta vez seguida em 2015 (Foto: Getty Images)

A quarta fila será toda da Williams, com Bottas em sétimo ao lado de Felipe Massa. Daniel Ricciardo obteve o nono tempo, mas vai largar dez posições atrás por estar correndo no Brasil com a última especificação de motor da Red Bull. Assim, Max Verstappen sai em nono e Felipe Nasr, em décimo.

Saiba como foi o treino classificatório do GP do Brasil de F1

Alonso quebra de novo, ironiza e tira onda em Interlagos

O Q1 começou bastante agitado em Interlagos, que contou com um bom público para acompanhar o treino classificatório. Na pista, Nico Hülkenberg foi o primeiro a registrar volta, ainda usando os pneus macios. O alemão anotou 1min13s824, mas logo foi batido por Felipe Massa e, depois, por Max Verstappen. Nesta primeira parte do treino, os pilotos foram à pista usando pneus médios, com exceção dos dois carros da Mercedes, que já deixaram os boxes com pneus macios para logo completarem suas primeiras voltas rápidas.

Foi assim que Nico Rosberg cravou, logo de cara, 1min11s746, então a melhor marca do fim de semana. O alemão era o primeiro piloto a andar abaixo de 1min12s durante os trabalhos de pista nesta etapa em Interlagos, mas naturalmente seu tempo viria a cair minutos mais tarde.

Mas para Alonso, não houve sequer tempo para completar uma mísera volta. Depois de enfrentar problemas na tarde de sexta-feira, o bicampeão voltou a lidar com uma falha no seu motor Honda e encostou seu carro na área de escape e voltou para os boxes de carona. Definitivamente, é mesmo um ano para Fernando deixar no passado de tão ruim. Mas ele aproveitou para tirar uma onda e ironizar a péssima fase vivida atualmente na McLaren.

Com uma grande dose de ironia, Fernando Alonso mostra seu enfado com a situação da McLaren (Foto: Reprodução)

Alheio a tudo isso, Hamilton provou que estava dedicado a finalmente anotar sua pole-position 50 na F1. Sem a menor dificulade, o tricampeão do mundo cravou 1min11s682 e superou o tempo de Rosberg, ainda que por pequena margem, para liderar o Q1 no Brasil. Valtteri Bottas vinha em terceiro, com Kimi Räikkönen em quarto e Max Verstappen completando o rol dos cinco primeiros. Na sequência apareciam os dois brasileiros, com Felipe Nasr à frente de Felipe Massa. Mas ainda restavam três minutos para o fim da primeira parte do treino.

Como as Mercedes já estavam pra lá de garantidas no Q2, às outras restava a luta para seguir na classificação. Com todos os carros na pista com pneus macios, Massa conseguiu assegurar o décimo melhor tempo, enquanto Nasr veio duas colocações atrás. Nas um incidente entre os dois brasileiros na curva 11, quando Nasr acabou por atrapalhar o compatriota, foi posto sob investigação dos comissários.

Entre os eliminados, além de Alonso, ficaram de fora da sequência do treino Pastor Maldonado, até de forma surpreendente, ao lado de Jenson Button e das Manor Marussia de Alexander Rossi e Will Stevens.

Massa escapa por pouco da 'degola'; Nasr cai no Q2, mas larga na sexta fila

A segunda parte do treino classificatório começou com as Mercedes logo na pista. Não havia tempo a perder. Por isso, Rosberg e Hamilton logo abriram suas voltas com os pneus macios. No fim das contas, ambos buscavam garantir o melhor tempo possível o quanto antes, para poupar pneus e equipamento para a fase final da classificação.

Se na pista a fase é das piores, no quesito galhofa a dupla da McLaren vence com louvor (Foto: Reprodução/F1)

Na primeira passagem, Hamilton levou a melhor pra cima de Rosberg: 1min11s665 contra 1min12s213 do alemão, que usou pneus macios usados. Enquanto as Mercedes voavam na pista, Alonso e Button 'mitavam' na galhofa e subiram no pódio em Interlagos, para festa de quem acompanhava a sessão nas arquibancadas e na televisão. Uma das imagens do ano.

Restando cinco minutos para o fim do Q2, nada ainda estava definido sobre os dez classificados para a fase derradeira da classificação. Quatro pilotos [Romain Grosjean, Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo] sequer tinham tempo registrado.

Mas Vettel logo tratou de se garantir no Q3 depois e marcar 1min11s928, menos de 0s3 em relação ao tempo registrado por Hamilton no Q2. Räikkönen também se colocou na fase final da classificação ao conquistar a quarta marca. Romain não teve a mesma sorte e rodou no Laranjinha quando buscava fazer sua melhor marca, ficando quase impossível avançar para a última parte da sessão.

Felipe Massa ficou 'pendurado' e conseguiu se garantir no Q3 na décima colocação. Felipe Nasr não avançou, mas ficou num bom 11º lugar com a sua Sauber. O novato, em seu primeiro GP do Brasil, foi eliminado ao lado de Carlos Sainz Jr., Sergio Pérez, Marcus Ericsson e Grosjean.

Como esperado, Mercedes protagoniza duelo pela pole em São Paulo

Sem hesitar, a Mercedes logo liberou seus dois carros à pista no começo do Q3. Desde então, foi possível deduzir que cada piloto faria duas tentativas de volta rápida na fase final da classificação, assim como Bottas e Hülkenberg, que vieram logo atrás. A Ferrari também liberou Vettel e Räikkönen para suas respectivas primeiras tentativas.

O primeiro a marcar volta rápida foi Nico Rosberg, que cravou 1min11s461 ao registrar a melhor parcial da sessão nos três setores da pista. Na sequência, Hamilton ficou a exatos 0s088 do alemão, ficando em segundo lugar. Vettel, mesmo depois de errar em sua volta rápida fritar seus pneus no Bico de Pato, aparecia em terceiro na sessão. Massa era o sétimo e estava a 0s5 do tempo de Bottas. Já Verstappen deixou para fazer apenas uma tentativa, no fim da classificação.

Rosberg ainda conseguiu melhorar sua marca, fez uma grande volta e anotou 1min11s282, não dando qualquer chance para Hamilton. Embora também tenha melhorado, o tempo de 1min11s360 não foi o bastante para o tricampeão faturar a pole 50. Assim, a marca acabou ficando adiada pelo menos até Abu Dhabi, na última prova da temporada.

F1, GP do Brasil, Interlagos, treino classificatório (tempos finais):

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:11.282   12  
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:11.360 +0.078 12  
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:11.804 +0.522 16  
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:12.144 +0.862 16  
5 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:12.265 +0.983 18  
6 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT   1:12.322 +1.040 20  
7 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:12.085 +0.803 18 +3
8 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:12.415 +1.133 21  
9 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT   1:12.417 +1.135 17  
10 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT   1:13.045 +1.763 14  
11 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:13.147 +1.865 15  
12 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:13.233 +1.951 13  
13 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:12.989 +1.707 15 +3
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES   1:13.913 +2.631 14  
15 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES   1:13.385 +2.103 11  
16 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:13.425 +2.143 5  
17 98 ALEXANDER ROSSI EUA MANOR MARUSSIA FERRARI   1:16.151 +4.869 6  
18 28 WILL STEVENS ING MANOR MARUSSIA FERRARI   1:16.283 +5.001 6  
19 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT       6 +10
20 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA       2  
    TEMPO 107% Q1     1:40.502      

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