Rosberg supera Hamilton com facilidade e lidera primeiro treino livre para GP da Áustria de F1

Vencedor dos dois últimos GPs da Áustria, Nico Rosberg não teve a menor dificuldade para se colocar como o mais rápido nesta sexta-feira que abriu os trabalhos do fim de semana no Red Bull Ring. Com pneus ultramacios, o alemão cravou 1min07s373, mais de 1s mais rápido que o tempo da pole do ano passado. Lewis Hamilton foi o segundo colocado, 0s3 atrás

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nico Rosberg abriu o fim de semana do GP da Áustria da mesma forma como terminou as duas últimas corridas disputadas no Red Bull Ring: no topo. O líder do campeonato não teve a menor dificuldade para mostrar a supremacia da Mercedes e do W07 #6 e liderou com folga o primeiro treino livre da nona etapa da temporada 2016, na manhã desta sexta-feira (1). O alemão cravou 1min07s373, marca mais de 1s mais rápida em relação ao tempo da pole estabelecido por Lewis Hamilton no ano passado e, com pneus ultramacios, não deu chances a ninguém.

Hamilton ficou longe do tempo de Rosberg. O tricampeão do mundo anotou 1min07s730 como melhor marca e terminou em segundo, garantindo mais um 1-2 para a Mercedes em 2016. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen colocaram a Ferrari como a segunda força neste princípio de fim de semana em Spielberg, ficando o tetracampeão em terceiro lugar, à frente do 'Homem de Gelo'. Daniel Ricciardo, com a Red Bull que corre em casa, fechou em quinto, surpreendendo quem esperava ver a Williams à frente dos carros taurinos.

Carlos Sainz foi o sexto colocado, marcando um bom treino com a Toro Rosso. O brasileiro melhor colocado foi Felipe Massa, que assegurou um sétimo lugar, à frente de Max Verstappen, que enfrentou problemas ao passar por uma zebra e quebrar a suspensão dianteira direita. Daniil Kvyat, mantendo a boa forma da Toro Rosso na Áustria, foi o nono, enquanto Valtteri Bottas, com a outra Williams, completou o rol dos dez primeiros colocados. Felipe Nasr não passou do 20º lugar.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Nico Rosberg não deixou pedra sobre pedra nesta manhã de sexta-feira na Áustria (Foto: Getty Images)

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Áustria de F1

Os primeiros minutos do primeiro treino livre do fim de semana foram dedicados por pilotos e equipes às chamadas voltas de instalação e checagem das condições do carro e da pista, que neste ano recebeu novo asfalto. Mas com apenas sete minutos de sessão, Max Verstappen fez as honras da casa ao anotar o primeiro tempo do fim de semana: 1min11s707. Na sequência, o holandês baixou para 1min10s099 usando pneus supermacios.

Lewis Hamilton chegou a liderar a sessão que abriu o fim de semana na Áustria (Foto: Getty Images)

Em razão do asfalto novo, alguns pilotos tinham dificuldades com a aderência da pista nos primeiros minutos da sessão e davam suas escapadas, como o próprio Verstappen, Nico Hülkenberg, e Alfonso Celis, que substituiu Sergio Pérez no carro da Force India neste primeiro treino do fim de semana.

Enquanto Nico Rosberg dava suas primeiras voltas rápidas nesta manhã, Fernando Alonso deixava os boxes com pneus ultramacios, sendo o primeiro do fim de semana a fazê-lo, sendo seguido pela dupla da Ferrari, formada por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. Já a Mercedes colocou Rosberg e Lewis Hamilton com pneus supermacios para a fase inicial da sessão. E não demorou muito para Nico subir para a ponta da tabela ao cravar 1min09s154, seguido por Hamilton, com 1min09s885.

Balé da F1: Hamilton e Grosjean rodam na saída da curva 3 no primeiro treino na Áustria (Foto: F1/Twitter)

A Williams começou o treino em boa forma e andando no mesmo ritmo que Red Bull e Ferrari, indicando uma briga bem boa pelo posto de segunda melhor equipe do fim de semana na Áustria. Porque nenhuma delas indicava ter condições de bater a Mercedes. Hamilton subia para a ponta após 25 minutos de sessão ao cravar 1min08s808.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mas Rosberg deu o troco com autoridade ao registrar 1min08s166, mais rápido que o tempo da pole do ano passado — 1min08s455 — enquanto Hamilton e também Romain Grosjean rodavam na saída da curva 3, causando o breve acionamento do safety-car virtual. Outros pilotos, como Räikkönen.

Com pouco mais de meia hora de sessão, Rosberg liderava, à frente de Hamilton, enquanto Ricciardo aparecia em terceiro. Vettel era o quarto colocado, seguido por Verstappen e Räikkönen. Bottas vinha em sétimo, ao passo que Felipe Massa vinha somente em décimo, atrás também de Jenson Button, oitavo, e Daniil Kvyat. Felipe Nasr figurava em 18º.

Nico Rosberg à frente de Valtteri Bottas no primeiro treino livre na Áustria (Foto: Getty Images)

Durante a sessão, Verstappen perdeu um pedaço da asa dianteira no trecho final do circuito. A peça ficou lá por um bom tempo antes de ser removida por um fiscal de pista. Pouco antes, na curva 8, Ericsson cruzou a linha branca que sinaliza a entrada do pit-lane, quase perdeu o controle da sua Sauber e levou Ricciardo a usar a área de escape para não bater no carro do sueco, que teve a manobra colocada sob investigação dos comissários de prova.

Houve um breve período de silêncio na pista quando os pilotos voltaram aos boxes, com 40 minutos de sessão, para realizarem a devolução de um jogo de pneus à Pirelli. O silêncio foi quebrado logo em seguida justamente pelo líder da tabela de tempos, Rosberg. O alemão, desta vez, vinha com os pneus ultramacios para bater sua própria marca. Nico não teve dificuldades para anotar 1min07s644 e reafirmar a supremacia da Mercedes na casa da Red Bull.

Em seguida, Rosberg aferiu a chamada volta perfeita, com o melhor tempo nos três setores da pista e anotou 1min07s373, um tempo excepcional. Massa, com os pneus supermacios, também melhorava sua marca, mas estava 1s451 atrás de Rosberg, em terceiro. Nasr, que estava nos boxes, tinha a 17ª colocação.

Felipe Massa teve desempenho razoável na manhã desta sexta-feira (Foto: Williams/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Rosberg dava sua escapada na curva 3, chegou a passear pela caixa de brita, mas voltou à pista. Verstappen também enfrentou problemas. Ao passar por uma zebra mais alta na curva 6, a suspensão dianteira direita do seu RB12 quebrou, levando o holandês para a brita, e por lá ficou. A direção de prova voltou a acionar o safety-car virtual para remover o carro #33 de Max.

Com a pista novamente liberada, Vettel, também usando pneus ultramacios, superou Hamilton e colocou a Ferrari em segundo lugar com 1min08s022. Lewis vinha em terceiro, com Räikkönen em quarto e Massa fechando o top-5. Mas o brasileiro cairia para sétimo com a melhora de Ricciardo e também de Carlos Sainz, que colocava a Toro Rosso em sexto lugar.

Outor que melhorava na sequência era Hamilton. O tricampeão do mundo anotava 1min07s995, mas longe, bem longe da marca de Rosberg: exatos 0s622. Na volta posterior, Lewis melhorou novamente ao cravar 1min07s730. Vettel e Räikkönen ocupavam a terceira e quarta colocações, com Ricciardo logo atrás. As posições foram mantidas até o fim da sessão que abriu o fim de semana do GP da Áustria.

F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 1:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:07.373   37
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:07.730 +0.357 33
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:08.022 +0.649 28
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:08.222 +0.849 30
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:08.528 +1.155 34
6 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:08.803 +1.430 34
7 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:08.824 +1.451 39
8 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:08.962 +1.589 21
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:08.990 +1.617 32
10 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:08.998 +1.625 40
11 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:09.078 +1.705 34
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:09.280 +1.907 42
13 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:09.365 +1.992 31
14 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:09.567 +2.194 30
15 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:09.707 +2.334 24
16 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:09.775 +2.402 33
17 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:09.851 +2.478 28
18 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:09.929 +2.556 35
19 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:10.110 +2.737 20
20 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:10.314 +2.941 26
21 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:10.493 +3.120 21
22 34 ALFONSO CELIS MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:10.860 +3.487 37
    TEMPO 107% TL1     1:12.089 +4.716  
                 
RECORDE NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:07.373 01/07/2016  
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI   1:08.337 18/05/2003  

PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.