Sem buscar desculpa para forma da Ferrari, Alonso critica pneus Pirelli: "Não duram cinco quilômetros"

Quinto colocado no grid de Yeongam, Fernando Alonso disparou contra os pneus Pirelli neste sábado (5). Asturiano reclamou da duração e da qualidade dos compostos, mas reconheceu que mesmo que os pneus fossem melhores, Ferrari ainda estaria atrás das rivais

A cobertura completa do GP da Coreia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da F1 na Coreia do Sul
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As informações em tempo real dos treinos para o GP da Coreia

Fernando Alonso aproveitou o sábado (5) em Yeongam para disparar conta os pneus Pirelli. Quinto colocado no grid de largada para o GP da Coreia do Sul, o asturiano destacou que é inaceitável que os pilotos tenham de se preocupar com o desgaste dos compostos até mesmo na volta de classificação.
 
“Acho que os pneus são o que são no momento – e é um pneu que não dura cinco quilômetros”, criticou Alonso. “A qualidade dos pneus está no limite”, continuou. 
Alonso afirmou que não sabe se poderá brigar pelo pódio em Yeongam (Foto: Ferrari)
“É o mesmo para todo mundo e eu tenho certeza que todos os carros, se derem 100% desde o início da volta, não durariam cinco quilômetros. Então isso não ajuda muito e não é muito bom guiar assim por 95% da volta”, lamentou. 
 
Fernando, entretanto, reconheceu que mesmo que os pneus fossem diferentes, a Ferrari ainda estaria atrás de seus rivais. “Não estou culpando os pneus, mas eles não são bons. Nós todos vemos isso com os nossos olhos. Mas é igual para todo mundo”, comentou. 
 
“Tenho certeza que se colocássemos um pneu que pudesse fazer mais do que cinco quilômetros, eles [os rivais] seriam ainda mais rápidos no último setor também, então é algo que precisamos encontrar”, admitiu. 
 
Mesmo tendo dificuldades na classificação, Alonso vem conseguindo se recuperar durante as provas, lançando mão de uma largada agressiva e exibindo um bom ritmo. Ainda assim, o espanhol não está certo de que poderá fazer o mesmo na Coreia do Sul. 
 
“Nós precisamos ver qual a base que todos têm”, disse. “Acho que também precisamos ver em termos de degradação. Têm alguns carros atrás de nós que são uma ameaça, como [Mark] Webber”, ressaltou. 
 
“Tem a Sauber que, no momento que colocamos os pneus Pirelli em 2012, eles estavam fora no Q1 e agora as duas estão no Q3. Então teve uma grande mudança e uma grande punição para Ferrari e Lotus”, indicou. “Nós precisamos ver amanhã. Nós podemos estar no pódio ou não estar na zona de pontuação, depende do ritmo de corrida.”
 
“Nós precisamos nos preparar para a corrida cuidadosamente e não é de imediato que a Ferrari vai melhorar, vai ter uma melhor degradação e vai passar as pessoas. Não está tão claro este fim de semana e nós precisamos trabalhar muito duro”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.