Sem se intimidar com presença de Vettel na equipe, Ricciardo diz que fez da Red Bull seu “parque de diversões”

Daniel Ricciardo garante que recebeu desde o início a chance de brigar em condições de igualdade com Sebastian Vettel e que não se concentrou demais no alemão

Daniel Ricciardo assumiu este ano a vaga na Red Bull deixada por Mark Webber, que se retirou da F1 no ano passado. O novato, antes piloto da Toro Rosso, chegou ao time principal da fabricante de energéticos tendo como companheiro de equipe ninguém menos que o tetracampeão Sebastian Vettel. Mas o australiano não se intimidou com a presença do atual campeão da categoria e resolveu simplesmente se divertir ao volante do carro #3.  
 
Esse, talvez, tenha sido o motivo pelo qual Ricciardo tenha se destacado tanto no time, a ponto de superar Vettel. O #3 está na frente na tabela de classificação — 199 pontos contra 143 —, tem três vitórias no ano contra nenhuma de Vettel e, além disso, nas 16 etapas disputadas até aqui, ficou à frente na tomada de tempos em dez oportunidades. 
 
"Você tem que fazer disso o seu parque de diversões. Podemos nos debruçar sobre a F1 de diferentes formas, e essa é uma delas", falou o sorridente piloto à revista australiana 'The Good Weekend'.
Daniel Ricciardo tem motivos de sobra para sorrir em 2014 (Foto: Getty Images)
Ricciardo também falou sobre as condições de igualdade que encontrou no time austríaco. "Eles me deram condições de igualdade, porque eu tinha mostrado um pouco de velocidade no passado e, mesmo que Seb tenha sido dominante nos últimos anos, eles não tinham nenhum motivo para não me dar uma chance". E, revelando a abordagem que recebeu, acrescentou: "Disseram-me que eu tinha 100% de condições de igualdade, que se eu tivesse a chance ganhar, eu ganharia". 
 
"Assim, eu apenas tinha que não me concentrar demais em Seb, apenas tentar e aprender com ele, mas não me debruçar no fato de que ele é 'líder da equipe', 'quatro vezes campeão' etc. Para ser justo com a equipe, deixaram-me entrar e fazer o que quisesse em termos de acerto, o que tem sido uma vantagem." 
 
Conhecido por estar sempre com um sorriso no rosto, Ricciardo explicou as razões de seu estado constante de alegria: "Eu realmente gosto do meu trabalho, é por isso que eu estou sorrindo quase o tempo todo, porque é uma boa diversão. Conheço um monte de crianças que sonham em estar no meu lugar, então você tem que ser grato com o que tem, por isso mesmo em dias ruins eu tento ver os aspectos positivos." 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.