Todt classifica ação de Vettel em Baku como “inaceitável” e vê pena severa: “Perdeu 13 pontos por causa disso”

Presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todt classificou ação de Sebastian Vettel contra Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão como “inaceitável”, mas avaliou que o piloto da Ferrari recebeu uma pena suficientemente severa. Dirigente explicou que a entidade só quis rever o caso após o germânico se queixar do Stop & Go que recebeu

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Jean Todt, enfim, apareceu para explicar o ponto de vista da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) do polêmico incidente entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão.
 
 
Cobrado publicamente por Hamilton na quinta-feira, Todt concedeu uma entrevista à emissora inglesa Sky Sports F1 e, ao ser questionado se um piloto que bate deliberadamente no outro não deveria ser desclassificado imediatamente, o dirigente alegou que a entidade máxima do esporte tem sido constantemente cobrada para ser mais leniente. 
Jean Todt acredita que Vettel foi punido de forma severa o bastante (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
“Primeiro, cada incidente é diferente. E você deve se lembrar que a FIA e seus comissários têm sido acusados de não deixar as corridas livres o bastante. Algo com que simpatizo”, afirmou Todt. “Eu ouvi até mesmo: ‘Não faça nada. Deixe-os resolver na pista da forma que quiserem’”, recordou. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na visão do presidente, não seria correto interferir nas deliberações dos comissários durante a corrida.
 
“Antes da relargada, depois do safety-car, foi um incidente inaceitável entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Aí, cabia aos comissários decidirem o que seria feito”, apontou. “E eu estava muito interessado, assistindo pela TV, e estava curioso para ver o que aconteceria. E, claro, seria completamente irrelevante que o presidente da FIA, assistindo em casa pela TV, ligasse para os comissários e dissesse a eles o que fazer”, opinou.
 
Na visão de Todt, a punição aplicada pelos comissários tirou de Vettel a chance de vitória e, portanto, foi dura o bastante.
 
“Os comissários decidiram que Sebastian Vettel deveria receber um Stop & Go de dez segundos”, recordou. “É uma punição bem severa, o que significa que modificou o resultado de ser um vencedor para ser quarto na corrida. Então de 25 para 12 pontos. Então isso significa que Vettel perdeu 13 pontos por causa disso. E, de novo, cabe aos comissários decidirem”, seguiu.
 
 
“A razão pela qual, como presidente da FIA, me senti desconfortável foi porque, pelo que eu ouvi, Lewis Hamilton não fez nada de diferente em relação ao que fez nas voltas anteriores ao safety-car. Então, depois da corrida, tiveram alguns comentários do time e de Sebastian Vettel sobre o quão insatisfeitos eles estavam e o quão injusta era a decisão”, explicou. “Achei que deveríamos entender melhor o que aconteceu”, alegou.
 
“Foi por isso que pedi ao vice-presidente do esporte, Graham Stoker, e comissário de segurança da F1, Charlie Whiting, para conversarem com Sebastian Vettel para tentar entender melhor. Depois disso, eles vieram até mim e me pediram para ver o piloto. E foi o que fiz”, concluiu.

#GALERIA(7105)
 
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.