Toro Rosso apresenta STR9 seguindo tendência do ‘Bico de Gonzo’ e com frente mais alta

Novo carro da escuderia júnior dos energéticos foi apresentado nesta segunda-feira (27), em Jerez de La Frontera, palco dos primeiros testes de pré-temporada. Bico estreito e cilíndrico, em queda, completa frente mais alta com hastes largas sustentando asa dianteira

icon_foto As imagens do Toro Rosso STR9


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A TORO ROSSO apresentou nesta segunda-feira (27) o carro com o qual vai disputar a temporada 2014 da F1. Equipado agora com o mesmo motor Renault que impulsiona a matriz Red Bull, a equipe júnior dos energéticos mostrou ao mundo o STR9 com um bico cilíndrico e caído, seguindo a tendência de McLaren, Sauber e Williams.

Chama a atenção, contudo, a altura da frente do modelo projetado por James Key – muito mais alta que a dos demais carros apresentados até então, com longas hastes retas sustentando o aerofólio dianteiro e uma caída mais brusca na parte do bico estreito.

Pilotos levantam o saiote e revelam o 'Bico de Gonzo' da Toro Rosso (Foto: Reprodução/Twitter)
Franz Tost, chefe da esquadra italiana, falou a respeito do STR9. "A temporada 2014 será muito interessante sob vários pontos de vista diferentes. Chamo isso de um ano de novas estratégias e novidades", afirmou o austríaco logo após o lançamento do carro.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

"Tivemos que projetar um novo nariz, novos sidepods e novas asas. Nunca começamos tão cedo nossos projetos", prosseguiu. E explicou: "Os sidepods são maiores do que os do ano passado, porque precisávamos de espaço para os radiadores. A equipe fez um bom trabalho para colocá-lo sem perder o desempenho aerodinâmico."

A exemplo de quase todas as equipes do grid, o trabalho para 2014 foi intenso na Toro Rosso. "Depois de investir em novos funcionários e instalações ao longo dos últimos anos, fomos capazes de enfrentar a tarefa de projetar e construir o STR9 com um grupo de engenheiros e designers que trabalharam no projeto desde o primeiro dia", disse Tost.
 
"Essa estabilidade tem sido de grande benefício, enquanto que em outras áreas, esperamos que as mudanças que introduzimos também tragam avanço na performance."
 
A nova parceria com a Renault também é aguardada com ansiedade pela equipe de Faenza. "Não temos apenas uma nova configuração do motor com a mudança para o turbo V6 de 1,6 L acoplado a dois sistemas de recuperação de energia. Temos também um novo fornecedor de motores, a Renault. As credenciais da empresa francesa são impecáveis, tendo conquistado os títulos de Pilotos e Construtores nos últimos quatro anos."
 
"Estabelecemos uma excelente relação de trabalho com seus engenheiros, já que nossa parceria foi anunciada ainda no GP de Mônaco de 2013", encerrou Franz.
 

Jean-Éric Vergne, em seu terceiro ano pelos rubrotaurinos menores, e Daniil Kvyat, que estreia na F1 pelo time, já realizaram um shakedown do novo bólido no circuito italiano de Misano. A escuderia encerrou o Mundial de Construtores de 2013 em sétimo.

Os testes de pré-temporada começam na próxima terça-feira (28).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.