Um ano após declarar falência, Manor recebe reembolso de mais de R$ 1 milhão por taxa de inscrição para 2017

A Manor, que correu a F1 em 2016 e, anteriormente, esteve no grid como Virgin e Marussia, faliu antes do início da temporada 2017 da F1. Quase um ano depois, a FIA decidiu reembolsar a equipe com a taxa de inscrição para a temporada, para que o dinheiro seja utilizado no pagamento de dívidas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Manor decretou falência no início de 2017, dois meses após pagar à FIA a taxa de inscrição para a temporada 2017 da F1. Agora, quase um ano depois, a entidade máxima do automobilismo decidiu que reembolsará a companhia administradora da equipe.

A taxa paga pela equipe foi de 374 mil euros, o que hoje corresponde a R$ 1,7 milhão. "A FIA reembolsou a Manor com a taxa de inscrição paga pela equipe em novembro de 2016 para que fosse possível participar da F1 em 2017", dz comunicado da entidade divulgado nesta segunda-feira (20).

"A FIA decidiu pela devolução do dinheiro, menos os descontos relativos à custos administrativos pagos pela FIA como parte do processo de inscrição, como demonstração de boa fé para ajudar no pagamento de dívidas do grupo", completou a nota.

Esteban Ocon durante o GP de Abu Dhabi de 2016, o último da Manor na F1 (Foto: Manor)

A Manor, que chegou à F1 como Virgin, se tornou Marussia e utilizou o último nome na temporada 2016, desistiu de correr na atual temporada da F1 no dia 27 de janeiro deste ano. A FRP Advisory, administrado que havia ficado responsável pela equipe, não encontrou investidores que ajudassem na manutenção do carro no grid.

Em 2016, a Manor correu com Pascal Wehrlein como piloto titular durante toda a temporada. Ao seu lado, na primeira parte, esteve Rio Haryanto e, na segunda metade. Esteban Ocon, hoje consolidado na Force India.

Para conseguir pagar credores, em março deste ano a Manor leiloou peças, chassis e túneis de vento do carro da equipe.

A história da equipe foi melancólica e marcada não só por sempre corer no fundo do grid, mas principalmente por dois acidentes: o trágico sofrido por María de Villota durante testes aerodinâmicos em uma base aérea na Inglaterra e, no GP do Japão de 2014, o sofrido por Jules Bianchi em Suzuka – acidente que lhe tirou a vida nove meses depois. Bianchi, aliás, foi o único piloto a pontuar com uma Marussia, em Mônaco.

MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.