Verstappen defende pilotos jovens na F1, mas trata críticas como algo normal: “Você tem de ganhar confiança”

No va escolha da Toro Rosso, Max Verstappen disse que atualmente pilotos começam mais cedo nos kart e nos carros, e ainda comparou seu estilo de pilotagem ao de Fernando Alonso

Mais novo da história da F1, quando estrear aos 17 anos e 164 dias em 2015, Max Verstappen viu sua escolha levantar críticas por parte do campeão da F1 Jacques Villeneuve, que chegou a dizer que é "ruim para o esporte".

O holandês falou com tranquilidade, disse que a presença de pilotos mais jovens se dá ao início da carreira mais cedo e que precisa provar que merece ser confiado.

"Você começa muito mais jovem, agora, no kart e nos carros, em comparação a alguns anos. Eles começavam a iniciar com 19, 20 anos. Hoje, começam com 15, 16. Acredito que temos muitas coisas disponíveis agora no que diz respeito a informação e simuladores, então, você está bem mais preparado para dar um grande passo", seguiu.
 
"Falei sobre meu futuro com o Kvyat. Não falei muito com outros, mas essa hora vai chegar, com certeza. Você tem de ganhar respeito. Não vejo o menor problema quanto a isso", encerrou.
Eis Max Verstappen, que vai se tornar o mais jovem piloto a guiar na F1 em 2014 (Foto: Getty Images)
Max chega a F1 com a bagagem de ser filho de outro piloto a já ter guiado na categoria, Jos Verstappen. O escolhido da Toro Rosso, porém, acha que seu estilo de se comportar no cockpit é mais parecido ao de Fernando Alonso do que ao de seu pai. Max crê que pode ser controlado ou agressivo, dependendo do que a situação exige dele. 
 
"Acho que tenho um estilo diferente do meu pai, um pouco mais como Alonso. Quando ele precisa ser suave, é suave, se precisar poupar pneus. Quando precisa ser agressivo, é agressivo, mas sempre sob controle. É disso que eu gosto, e isso que provei na F3", disse.
 
Enquanto a F1 não chega, Verstappen disputa a temporada da F3 Europeia, onde é o segundo colocado, atrás do francês Esteban Ocon, do programa de desenvolvimento da Lotus. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.