Verstappen passa Räikkönen na última volta e vai ao pódio. Punido, se revolta com “decisão estúpida”

Max Verstappen fez o box da Red Bull vibrar com ultrapassagem nas últimas curvas sobre Kimi Räikkönen, mas passou por fora da posta e acabou punido em 5s, perdendo o pódio. Revoltado, disparou contra a FIA após a corrida

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Max Verstappen levou à loucura o box da Red Bull, que já havia amargado abandono de Ricciardo em Austin. Na última volta, fez manobra incrível sobre Kimi Räikkönen, jogou o carro por dentro em curva e passou o finlandês, conquistando a terceira colocação do GP dos EUA neste domingo (22) e o consequente pódio. Mas a felicidade ele e de sua equipe durou até a sala dos vencedores, enquanto conversava com Sebastian Vettel com um sorriso no rosto.

Um assessor da FIA se dirigiu ao holandês com um aviso: sua manobra havia sido julgada irregular pelos comissários da prova e ele estava punido. Segundo a análise, Verstappen passou o finlandês colocando o carro inteiro para fora da pista e cortando caminho, consequentemente.

Com os 5s que levou, perdeu a posição e Räikkönen, que já sabia do ocorrido, tomou seu lugar na sala. Foi a deixa para Verstappen soltar o verbo.

"Tivemos uma ótima corrida, mas com essas decisões estúpidas você realmente mata o esporte. Realmente espero que os fãs não tenham gostado dessa decisão e espero que ano que vem eles não venham assistir", disse, jogando a torcida contra a F1 em geral – que, curiosamente, 'americanizou' ao máximo o clima do GP para conquistar o público.

"Todo mundo estava passando reto, incluindo eu, em todas as partes. Nas curvas nove e 19 você pode passar reto sem que ninguém diga nada. Foi o mesmo com Bottas, eu mergulhei para passar e ele continuou por fora da pista e voltou, então eu tive de ultrapassar para valer e nada foi feito contra isso – ele tirou vantagem", seguiu.

"Não é bom para o esporte. Eles precisam ser claros nas regras e no que não é permitido em parte alguma", finalizou o revoltado piloto.

O pega entre Kimi Räikkönen e Max Verstappen na volta final do GP dos EUA (Foto: Reprodução)

Verstappen acabou somando 12 pontos e subindo para 123 no Mundial, mas viu sua desvantagem para o próprio Räikkönen, quinto colocado, aumentar para 40 pontos.

A F1 volta na semana que vem, dia 29 de outubro, com o GP do México. Foi Hamilton quem venceu em 2016 no autódromo Hermanos Rodríguez enquanto ainda tentava alcançar Nico Rosberg. O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' com a repórter Evelyn Guimarães e segue todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL com o novo livetiming. 

RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.