Verstappen supera Hamilton em só 0s088 e coloca Red Bull na frente no primeiro treino livre do GP do Canadá

Max Verstappen foi o mais veloz do treino livre que abriu as atividades da F1 no Canadá. Fazendo bom uso do pneu hipermacio da Pirelli, o jovem holandês bateu Lewis Hamilton por 0s088 para liderar as ações. O inglês, por sua vez, obteve a segunda melhor marca com os ultramacios

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

E deu Red Bull no treino livre que abriu as atividades da F1 em Montreal, nesta sexta-feira (5). Fazendo bom uso dos pneus hipermacios da Pirelli, Max Verstappen foi o mais veloz da sessão em 1min13s302. A marca foi apenas 0s088 mais rápida que o tempo de Lewis Hamilton. O líder do campeonato, no entanto, apenas andou com os ultramacios, o composto intermediário da fabricante italiana. Daniel Ricciardo completou os três primeiros, também utilizando o pneu de cor rosa.

Depois de uma participação mais discreta ao longo da sessão, em que figurou na oitava colocação, Sebastian Vettel lançou mão dos hipermacios para saltar para a quarta posição, também entrando na casa de 1min13s574. Valtteri Bottas fez o quinto melhor tempo, logo à frente de Kimi Räikkönen. Fernando Alonso também apareceu bem com os hipermacios. A McLaren usou o treino para avaliar peças aerodinâmicas e foi capaz de colocar seus dois pilotos no top-10. Stoffel Vandoorne foi o nono, enquanto Carlos Sainz terminou em oitavo. O décimo posto ficou com Pierre Gasly e a Toro Rosso.

A F1 volta a partir das 15h (de Brasília), para o segundo treino livre no circuito Gilles Villeneuve. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Confira como foi o primeiro treino livre do GP do Canadá

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A primeira sessão de atividades da F1 no circuito Gilles Villeneuve começou com temperaturas mais amenas e céu azul. Nos minutos iniciais, como sempre acontece, foram dedicados apenas às voltas de instalação. Fernando Alonso aproveitou esses instantes para testar peças aerodinâmicas, então a McLaren saiu com as grades de sensores presa na lateral do carro. O TL1 também teve um nome novo: piloto da Dams na F2, Nicholas Latifi foi chamado para o lugar de Sergio Pérez e ganhou a chance de andar em casa com a Force India.

 
Ainda assim, as coisas começaram lentamente em Montreal. Tanto que o primeiro tempo só foi registrado com quase 20 minutos de sessão. E coube a Sergey Sirotkin. O russo da Williams abriu a contagem com 1min20s427, usando pneus supermacios. Além dos vermelhos, a Pirelli entregou às equipes os compostos ultramacios (de cor roxa) e os hipermacios (de cor rosa).
 
Minutos depois, a Red Bull mandou seus pilotos à pista. E também veio trabalhando na aerodinâmica, especialmente no carro de Max Verstappen. usando o 'flow-viz' no lado esquerdo do RB14 – desde a asa dianteira, passando pela suspensão, entradas de ar e aletas laterais. Mas quem apareceu na frente foi Daniel Ricciardo, que abriu os trabalhos com 1min15s707, andando de compostos ultramacios.
Max Verstappen saiu dos boxes usando a tinta aerodinâmica do lado esquerdo do carro (Foto: Reprodução/TV)
Só que aí Alonso voltou com os hipermacios. E já surgiu na frente com 1min15s006. Stoffel Vandoorne seguiu o companheiro de McLaren e se pôs em segundo, mas 0s5 atrás. Valtteri Bottas, Ricciardo, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Romain Grosjean, Sirotkin e Lance Stroll completavam os dez primeiros.
 
E foi exatamente quando a pista se encheu que Nico Hülkenberg apareceu parado logo depois do hairpin. A equipe francesa tentou ainda como último recurso conectar o MGU-K, como maneira de levar o carro de volta, mas não foi possível. Como o alemão não conseguiu retomar o caminho sozinho, a direção de prova precisou acionar o safety-car virtual em um primeiro momento, para depois decretar a bandeira vermelha, como forma de remover o Renault #27 do local. Tudo isso com 30 minutos de sessão apenas.
Nico Hülkenberg se viu parado depois do hairpin (Foto: Reprodução/TV)
Cerca de dez minutos depois da paralisação, o treino foi retomado. E 14 pilotos ganharam a pista imediatamente. A pressa também foi explicada pela necessidade de se andar com o jogo extra de pneus da Pirelli, que tem de ser devolvido após os primeiros quarenta minutos de sessão. Dessa forma, uma porção de gente optou por sair com os supermacios – a versão mais 'dura' do conjunto fornecido pela fabricante italiana. Nesta configuração, Bottas surgiu na frente com 1min14s096. Só que aí Alonso, ainda em cima dos hipermacios, cravou 1min14s064, para retomar a liderança. Durou pouco, porém.
 
Logo Hamilton acertou uma boa volta e entrou na casa de 1min13s967, graças a um veloz último setor – a marca foi pouco mais de um décimo mais lenta que seu melhor tempo na mesma sessão do ano passado. Bottas, Alonso, Vandoorne, Kimi Räikkönen, Ricciardo, Vettel, Esteban Ocon, Sainz e Pierre Gasly ocupavam os dez primeiros lugares da tabela de tempos.
Enquanto a Mercedes e Ferrari seguiam trabalhando em cima dos pneus supermacios, a Red Bull mandou Verstappen com os hipermacios. Mas o holandês não conseguiu de cara ser o mais veloz. Na verdade, precisou de mais de uma volta para alcançar 1min13s389 – colocando na menos que meio segundo de vantagem para Hamilton. E Max pulverizou todas as parciais dos três setores. Minutos depois, o #44 calçou compostos ultramacios. O inglês não conseguiu ser mais rápido que Verstappen nos dois primeiros setores, mas foi capaz de reduzir a desvantagem para 0s180 ao virar 1min13s569. Lewis ainda melhoria um pouco mais, ficando 0s088 de Verstappen. Apenas os dois andavam na casa de 1min13s nesta fase da sessão.
Max Verstappen em sua primeira volta rápida do dia  (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Neste meio tempo, Stroll tocou leve o muro da saída da curva 4 e também o da curva 9, mas sem grande dano. Ainda assim, o canadense se viu lento pela pista, já trazendo o Williams #18 de volta aos boxes. Lance era apenas o 17º da tabela, melhor somente que Lafiti e Kevin Magnussen. O jovem piloto da casa ainda bateria no famoso 'Muro do Campeões', sendo o primeiro do fim de semana. Verstappen acabou pegando um pedaço do carro pela pista e teve um pneu furado. 

Um pouco mais tarde, e também de hipermacio, Ricciardo precisou de algumas voltas para alcançar seu melhor tempo. Só que ainda vinha 0s338 do companheiro de equipe, na terceira colocação, à frente de Bottas (ultra), Räikkönen (hiper), Alonso (hiper), Sainz (hiper), Vandoorne (hiper), Vettel (hiper) e Ocon (hiper).

Enquanto a maioria dos ponteiros já retornova aos boxes, Ricciardo seguia na pista nos dez minutos finais. Ainda com os hipermacios, o australiano continuou tentando melhorar seu último setor, mas sem sucesso. O #3 sequer conseguia alcançar seu tempo mais veloz.Aí Daniel voltou às garagens, e os rivais retomaram os trabalhos. E Vettel já veio com o hipermacio pela primeira vez. Mas não conseguiu incomodar ninguém entre os ponteiros, apenas saltando para a quarto. Na ponta, nada mudou nos instantes finais.

F1 2018, GP do Canadá, Montreal, Treino livre 1:

1   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:13.302   26
2   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:13.390 +0.088 29
3   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:13.518 +0.216 24
4   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:13.574 +0.272 19
5   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:13.617 +0.315 31
6   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:13.727 +0.425 28
7   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:13.900 +0.598 27
8   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault 1:14.116 +0.814 24
9   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:14.334 +1.032 19
10   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:15.004 +1.702 31
11   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:15.071 +1.769 29
12   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:15.119 +1.817 21
13   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:15.386 +2.084 30
14   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:15.439 +2.137 30
15   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:15.579 +2.277 21
16   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:15.756 +2.454 38
17   35 Sergey SIROTKIN RUS Williams Mercedes 1:15.768 +2.466 30
18   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:16.259 +2.957 16
19   34 Nicholas LATIFI CAN Force India Mercedes 1:17.145 +3.843 28
20   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault     2
          Tempo 107% 1:18.433 +5.131  

CONFLITO À VISTA?

NOVA EQUIPE DE LORENZO, HONDA É TODA MOLDADA PARA MÁRQUEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.