Vettel abre pré-temporada da F1 à frente de Hamilton e lidera manhã do primeiro dia de testes em Barcelona

A Ferrari começou de forma muito positiva os trabalhos visando a temporada 2016 da F1. Sebastian Vettel abriu a manhã desta segunda-feira (22) em Barcelona como o mais rápido, superando inclusive Lewis Hamilton, embora o britânico tenha sido mais consistente, sendo o piloto que mais completou voltas em Barcelona

#GALERIA(5561)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A manhã da segunda-feira (22) que abre os trabalhos de pré-temporada da F1 em 2016 tiveram as cores vermelha e branca da Ferrari de Sebastian Vettel. Em um começo bastante animador, o tetracampeão do mundo conseguiu apresentar uma boa performance com a nova SF16-H e, numa sequência de voltas rápidas com pneus médios, anotou 1min24s939 na última meia hora da manhã no circuito de Barcelona. Evidentemente, os tempos obtidos na pré-temporada nem sempre são conclusivos, mas não deixa de ser um início bastante promissor da Ferrari, que almeja finalmente superar a Mercedes em 2016. Mercedes que ficou logo em segundo lugar, com Lewis Hamilton.

Contudo, ficou evidente no número de voltas completadas pelo tricampeão do mundo o quanto a Mercedes se preocupou em acumular a maior quilometragem possível. Hamilton foi o piloto que mais completou voltas pela manhã e, durante boa parte da sessão, ocupou o topo da tabela de tempos. No geral, Lewis ficou em segundo, 0s470 atrás de Vettel, com 66 voltas completadas em Barcelona, exatamente a distância de uma corrida como o GP da Espanha, diga-se.

Em terceiro, ficou Valtteri Bottas, com o novo carro da Williams, o FW38 empurrado pelo motor Mercedes, 1s152 atrás da Ferrari de Vettel. Embora seja ainda extremamente cedo para fazer qualquer prognóstico com base nos tempos, a F1 começa como terminou 2015: com a ordem de forças inalterada nos três primeiros lugares.

O GRANDE PRÊMIO nas redes sociais

 /sitegp    Resultado de imagem para logo twitter vector /grandepremio    Resultado de imagem para logo instagram vector /grandepremio    Resultado de imagem para logo youtube vetor /sitegp 

A quarta colocação ficou com Daniel Ricciardo, responsável por completar as primeiras voltas com o novo RB12, que não comprometeu em Barcelona. Assim como a nova Toro Rosso STR11 empurrada pelo motor Ferrari do ano passado. Coube a Carlos Sainz a missão de pilotar pela primeira vez o carro de Faenza, que teve uma performance bastante honesta pela manhã. Destaque para Jenson Button e a McLaren. Depois de um ano sofrível, 2016 começa bem mais animador. Embora a unidade de potência da Honda tenha apresentado um problema no sensor no começo das atividades, o britânico conseguiu completar 35 voltas e fechou o período em sexto, 2s752 atrás do tempo de Vettel.

Marcus Ericsson, com a velha Sauber C34, terminou em sétimo lugar, se colocando à frente da mais nova equipe da F1, a Haas, com Romain Grosjean em oitavo após completar 13 voltas. O franco-suíço foi responsável pela única bandeira vermelha da manhã, depois de um incidente que resultou na perda da asa dianteira da nova VF-16. Alfonso Celis, que recebeu a chance de estrear o VJM09 da Force India, foi o nono colocado, enquanto Jolyon Palmer, com tempos pouco animadores, fechou o top-10 com a Renault. Por sua vez, Pascal Wehrlein fechou a tabela de tempos com a nova Manor depois de só assinalar sua primeira marca na última meia hora de sessão.

A pré-temporada da F1 em 2016 começou com Sebastian Vettel na frente (Foto: Getty Images)

Saiba como foi a manhã do primeiro dia de pré-temporada em 2016

 
Enfim, os motores da F1 voltaram a roncar. Depois de longa espera, as equipes do Mundial, com exceção da Sauber, estrearam os carros e os motores com os quais vão disputar a temporada 2016 na manhã desta segunda-feira em Barcelona. E Hamilton, com sede de começar já a sua campanha pelo tetra, foi o primeiro a ganhar a pista em Barcelona, sendo o piloto mais ativo de toda a manhã.
 
No começo, os pilotos usaram pneus intermediários, já que a pista ainda se apresentava úmida em razão das chuvas que atingiram a região do circuito durante a última noite. Alguns esperavam pela secagem do asfalto, enquanto Hamilton já fazia seu primeiro stint de voltas lançadas.
Amigas ou rivais? Renault e Red Bull juntas na pista em Barcelona (Foto: Getty Images)
O britânico se manteve na frente da tabela por boa parte da primeira hora, quando, nos minutos finais deste período, a pista finalmente se apresentou mais seca, fazendo com que os pilotos saíssem com pneus médios, como Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo. E aí o australiano bateu Hamilton ao anotar 1min38s188, quase 2s à frente do tricampeão, que não mostrava preocupação com tempos de volta, mas sim com a consistência do novo Mercedes W07.
 
Por sua vez, a Ferrari focou as primeiras horas do seu trabalho em realizar testes aerodinâmicos na nova SF16-H, com Sebastian Vettel ao volante. O alemão guiou o modelo equipado com sensores para medir a pressão aerodinâmica, de modo que o piloto buscava imprimir uma velocidade mais lenta, porém constante. Da mesma forma, a nova Toro Rosso ‘sem roupa’ de Sainz seguia na pista, com o espanhol marcando tempos razoáveis.
 
Estreias também dos carros da Renault, Force India, Manor e Haas, todas apresentadas nesta segunda-feira em Barcelona. Com Jenson Button, McLaren também tentava dar a sua cara no treino, mas levou tempo para voltar à pista após completar uma volta de instalação em razão de uma falha de um sensor na unidade de potência da Honda, bem como um problema no acelerador.
Sebastian Vettel acelera com a Ferrari 'churrasqueira' em Barcelona (Foto: Getty Images)
Com a melhora do asfalto, os tempos naturalmente foram caindo. Depois de retirar os sensores da Ferrari, Vettel assumiu a ponta da sessão e marcou 1min26s187 na segunda hora do treino, colocando 0s825 sobre Hamilton, então o piloto com mais tempo de pista em Barcelona. Sainz vinha em terceiro, com Palmer em quarto e Bottas fechando o top-3. Naquele momento, Button, Grosjean, Wehrlein, Celis e Ericsson — este com a Sauber de 2015 — ainda não haviam marcado tempo.
 
A partir da terceira hora, Hamilton começou a imprimir um ritmo mais forte, completando uma volta mais rápida e intercalando com um giro mais lento. Foi neste ritmo que o britânico marcou 1min25s409 e superou Vettel, embora o alemão também tivesse melhorado seu tempo ao anotar 1min25s921. Ainda assim, 0s5 de frente para o #44, embora os tempos de volta não sejam necessariamente conclusivos nesta etapa inicial dos testes de pré-temporada.
 
Neste momento, alguns destaques eram evidentes: a consistência da nova Mercedes, a Ferrari vindo em seguida e, sobretudo, o desempenho sólido e livre de grandes problemas da equipe mais nova do grid. Com cautela, a Haas ia conseguindo cumprir com seu cronograma de testes sem grandes problemas. A única equipe que tinha mais dificuldades em imprimir seu ritmo era a Manor, com Pascal Wehrlein ainda sem completar uma volta lançada após três horas de sessão.
A primeira bandeira vermelha do dia foi causada por Romain Grosjean (Foto: Craig Scarborough/Twitter)
Já na abertura da quarta hora, Hamilton seguiu nos boxes da Mercedes para a avaliação dos dados coletados até o momento. Enquanto isso, Vettel aproveitou a pista livre e, com pneus médios sem identificação, anotou o melhor tempo da manhã: 1min25s206, deixando Lewis em segundo. Outros dois pilotos apareciam bem na tabela: Sainz vinha em uma boa terceira colocação, logo à frente de Button, depois de a McLaren resolver os problemas que o novo MP4-31 apresentou no começo do treino.

Até que, restando 40 minutos antes da pausa para o almoço, apareceu a primeira bandeira vermelha do dia. A paralisação ocorreu em razão de detritos na pista deixados pelo carro da Haas de Grosjean, que voltou aos boxes sem a asa dianteira da nova VF-16. Mas a bandeira vermelha durou menos de dez minutos, e logo a pista foi liberada para pouco mais de meia hora de sessão antes do almoço com Hamilton e Celis reabrindo os trabalhos.

Lewis Hamilton colocou à prova a consistência do novo Mercedes W07 (Foto: Getty Images)
A pista também ganhava a presença de Ricciardo, que assumia a quarta posição na tabela de tempos. Em seguida, Vettel, com pneus médios, baixou sua própria marca e reforçou a liderança pela manhã ao anotar 1min24s939. Uma performance no mínimo animadora para a Ferrari, embora seja sempre uma época de pés no chão quanto aos tempos de volta. Hamilton seguia na pista para o acúmulo de dados para a Mercedes antes da pausa para o almoço na Catalunha.

Pouco depois, era a vez de Wehrlein finalmente marcar seu primeiro tempo como piloto da Manor. Claro que nada muito animador em termos de marca — 1min35s637 —, mas o bastante para ter ao menos um mínimo de informação do novo MRT05 empurrado pelo motor Mercedes.

Após as quatro primeiras horas de trabalho, finalmente uma providencial pausa para o almoço em Barcelona. Com Vettel à frente de Hamilton, a Williams aparecendo em terceiro e a McLaren com uma performance bem mais animadora. Prenúncio de que a pré-temporada tem tudo para ser bastante agitada ao longo dos próximos dias.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

F1, Treinos coletivos, Barcelona, dia 1:

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

1 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:24.939   36
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:25.409 +0.470 66
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:26.091 +1.152 42
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:26.704 +1.765 20
5 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:27.180 +2.241 35
6 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:27.691 +2.752 34
7 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:28.165 +3.226 36
8 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:28.399 +3.460 13
9 11 ALFONSO CELIS MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:29.406 +4.467 21
10 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:31.351 +6.412 15
11 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:33.455 +8.516 7

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.