Vettel cumpre palavra, surpreende Mercedes e conquista na Malásia primeira vitória pela Ferrari
Sebastian Vettel e a Ferrari fizeram valer uma estratégia certeira neste domingo (29) para vencer a poderosa Mercedes na Malásia. Com um desempenho impecável, o alemão não deu chances e conquistou a primeira vitória como piloto da equipe italiana. Desta vez, os prateados tiveram de se contentar em completar o pódio, com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg. Felipe Massa terminou a etapa malaia em sexto, enquanto Felipe Nasr ficou em 12º
É também o primeiro triunfo da esquadra italiana desde o GP da Espanha de 2013 e o primeiro de Vettel desde a etapa do Brasil do mesmo ano, quando ainda defendia a Red Bull. Também é a conquista de número 1 do alemão com o icônico carro vermelho, é claro.
Lewis Hamilton e Nico Rosberg tiveram, então, a amarga tarefa de completar o pódio. O inglês cruzou a linha de chegada na segunda colocação, enquanto o alemão garantiu ainda um terceiro lugar. Ainda assim, Hamilton continua líder do Mundial, agora com 43 pontos. Vettel assumiu a vice-liderança, com três pontos a menos que o britânico.
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Depois de uma boa largada, Felipe Massa viveu um GP malaio bastante disputado e, no fim, ainda teve de enfrentar uma dura batalha contra o companheiro de Williams, Valtteri Bottas, mas perdeu e chegou em sexto. Kimi Räikkönen fechou à frente dos dois, em quarto. Já Felipe Nasr foi apenas o 12º.
Confira como foi o GP da Malásia de F1
Na pista, com exceção da dupla da McLaren, todo o resto decidiu largar com os pneus médios – conforme as regras, os dez primeiros obrigatoriamente precisam sair com os compostos usados no Q2.
Dito isso, vamos à largada. O pole Lewis Hamilton saiu bem da posição de honra e não deu qualquer chance a Sebastian Vettel, que assegurou o segundo posto já fechando a passagem de Nico Rosberg ainda na reta principal de Sepang.
Daniel Ricciardo logo se colocou atrás dos três ponteiros e foi seguido por Felipe Massa, que fez boa saída a partir do sétimo lugar. Daniil Kvyat surgiu logo em seguida, em sexto, à frente de Nico Hülkenberg — o alemão ganhou seis colocações na largada —, Marcus Ericsson, Max Verstappen e Romain Grosjean, outro que teve bom início. O francês da Lotus passaria o novato logo na segunda volta.
O giro 2 da prova também viu um incidente entre Felipe Nasr e Kimi Räikkönen. Disputando o 12º posto, o brasileiro acabou tocando na Ferrari do finlandês na curva final da pista malaia, causando um furo no pneu traseiro esquerdo. Os dois tiveram de ir aos boxes em seguida.
Uma volta mais tarde, Ericsson acabou escapando da pista sozinho depois de rodar na aproximação da curva 1. Com o sueco parado na brita, a direção de prova decidiu colocar o safety-car até que o resgate da Sauber fosse concluído.
Nesse momento, muita gente também optou por visitar os boxes. Entre os ponteiros, Hamilton, Rosberg, Massa e Ricciardo foram para a troca de pneus. Os dois primeiros escolheram já sair com os pneus duros, enquanto os demais foram ainda nos médios. Vettel, Hülkenberg, Grosjean e Sainz Jr., ao contrário, acharam melhor permanecer na pista por mais tempo.
O carro de segurança saiu no fim da volta seis. E o tetracampeão da Ferrari tratou logo de abrir caminho à frente. O alemão era seguido por Hülk, Grosjean, Sainz, Pérez, Hamilton, Ricciardo, Massa, Rosberg e Kvyat.
Enquanto o Rosberg levou três voltas para passar Massa — que reclamava da falta de potência da Williams —, Hamilton foi escalando o pelotão. Primeiro, se livrou de Pérez, depois de Sainz e, em seguida, de Grosjean. Quase na mesma balada. Hülkenberg foi só uma questão de tempo.
Aí Hamilton já se posicionou em segundo e iniciou a caça a Vettel. Rosberg, por sua vez, vinha abrindo caminho como podia no pelotão intermediário e chegou ao terceiro posto na 13ª passagem da corrida.
Lewis então começou a tirar dois décimos por volta para Seb. Rosberg vinha mais atrás, em terceiro, mas longo do ritmo do colega de equipe. Enquanto isso, a disputa era intensa nas posições intermediárias: Massa superou Ricciardo para ficar com a sétima posição e já foi atrás de Grosjean, o sexto. Mas o francês parou antes de um embate.
Então, com 16 voltas, a ordem dos dez era: Vettel, Hamilton, Rosberg, Massa, Bottas, Ricciardo, Verstappen, Kvyat, Alonso e Button. A dupla da McLaren havia parado ainda no início, quando safety-car entrou na pista, e vinha andando forte até em cima dos pneus médios. Já Felipe Nasr era o 11º, ainda se recuperando do toque inicial com o finlandês ferrarista.
Dois giros mais tarde, a Ferrari finalmente chamou Vettel para os boxes. O alemão voltou à pista na terceira colocação, calçado com os pneus médios novamente, começava aí a tática que daria o triunfo a ele mais para frente.
Em cima da versão mais macia dos pneus do fim de semana malaio, o alemão começou a tirar a diferença para Rosberg e encostou rapidamente na Mercedes do vice-líder do campeonato. E a ultrapassagem não demorou. Veio na 22ª passagem. Em seguida, Sebastian virou suas atenções para Hamilton.
Em outro ponto da corrida, a volta 22 também marcou o pit-stop de Button e o abandono de Alonso – a McLaren simplesmente pediu para o espanhol levar o carro de volta aos boxes. Na pista, a coisa continuava fervendo. Enquanto Vettel vinha tirando diferença para Hamilton, o bloco intermediário via as duas Red Bull em apuros com a irmã mais nova. Verstappen fez uma bonita ultrapassagem em Ricciardo para tomar o décimo posto. Logo em seguida, o novato passou Hülkenberg e se tornou o nono na prova e não parou por aí.
Mais atrás, Hülkenberg, Ricciardo e Kvyat, que vinha 11º, também protagonizavam das suas. A intensa disputa entre os três acabou em um toque entre o alemão e o russo. Pior para Daniil que rodou e perdeu contato com os dois — o incidente foi parar na mesa dos comissários. E o piloto da Force India tomou um time-penalty de 10s na sequência.
Ainda assim, Kvyat conseguiu voltar à pista. Já Ricciardo, além de tentar se manter na briga, enfrentava um sério problema de freios.
Na ponta de cima da tabela, a história também era tensa. Vendo a aproximação de Vettel, a Mercedes decidiu chamar Hamilton no giro 23. O inglês saiu com os pneus médios, na terceira colocação. Rosberg ficou mais cinco voltas na pista até parar na 27. Só que, ao contrário de Lewis, Nico voltou com os compostos duros.
Nessa balada, Rosberg passou a perseguir Kimi Räikkönen, que vinha em quarto, depois das rodadas de pits. E Nico superou o finlandês rapidamente na passagem 29. Enquanto isso, Hamilton vinha em ritmo forte, tentando reduzir a vantagem de Vettel, que seguia com um desempenho sólido na ponta. Em pouco mais de dez voltas, o inglês já tinha tirado cerca de sete segundos. E tinha de tirar mais na tentativa ainda de neutralizar a estratégia ferrarista para vencer o alemão na parte final da corrida.
Em outro ponto isolado da corrida, Pérez e Grosjean também se encontraram. Pior para o francês, que acabou rodando depois de um toque com o mexicano. Sergio também acabou punido logo em seguida.
Lá na frente, a Ferrari decidiu pela troca de pneus de Räikkönen na volta 35. Três giros mais tarde, foi a vez de Vettel parar. O alemão voltou à frente de Rosberg. Já Lewis assumiu a liderança, com nove segundos de vantagem para o tetracampeão.
As imagens da F1 em Sepang
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Só que aí Hamilton também preferiu parar imediatamente, na 40ª passagem. E veio de pneus duros, em uma surpreendente mudança de tática – alteração que acabou por selar seu destino na corrida malaia. O inglês voltou em terceiro. Massa também aproveitou para parar na mesma volta, seguindo a estratégia e pneus do líder do campeonato. Felipe, entretanto, teve um pit-stop muito lento e se viu em meio ao tráfego na volta à prova.
E Vettel pôde conduzir sem grandes dramas ou pressão a Ferrari à primeira vitória desde 2013. Também foi o primeiro triunfo do alemão com a nova casa. A festa daí para frente foi toda vermelha. Agora, o tetracampeão está a uma vitória de igualar Ayrton Senna na lista de conquistas da F1.
Mais atrás, Räikkönen também soube assegurar a quarta colocação. A briga final foi mesmo entre Felipe Massa e Valtteri Bottas. E o finlandês acabou levando a melhor na volta final, quando superou o brasileiro para cruzar em quinto.
A F1 volta agora daqui a duas semanas, no dia 12 de abril, para o GP da China.
F1, GP da Malásia, Sepang, Final:
1 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:41:05.793 | 56 voltas | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | +8.569 | ||
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +12.310 | ||
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +53.822 | ||
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +1:10.409 | ||
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1:13.586 | ||
7 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | +1:37.762 | ||
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | ||
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | +1 volta | ||
10 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +1 volta | ||
11 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | +1 volta | ||
12 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
13 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
14 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
15 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | +3 voltas | ||
16 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | +9 voltas | NC | |
17 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | +15 voltas | NC | |
18 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +35 voltas | NC | |
19 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +53 voltas | NC | |
21 | 46 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | NL | ||
MELHOR VOLTA | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT Rb6 | 1:42.062 | volta 43 | ||
RECORDE | FERNANDO ALONSO | ESP | RENAULT | 1:32.582 | 19/3/2005 | ||
MELHOR VOLTA | JUAN PABLO MONTOYA | COL | WILLIAMS BMW | 1:40.279 | 21/3/2004 |
Sebastian Vettel e a Ferrari fizeram valer uma estratégia certeira neste domingo (29) para vencer a poderosa Mercedes na Malásia. Com um desempenho impecável, o alemão não deu chances e conquistou a primeira vitória como piloto da equipe italiana. Desta vez, os prateados tiveram de se contentar em completar o pódio, com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg. Felipe Massa terminou a etapa malaia em sexto, enquanto Felipe Nasr ficou em 12º.
O sexto lugar de Felipe Massa no GP da Malásia não foi muito satisfatório para o brasileiro. Embora Massa tenha começado a prova muito bem, acabou brigando com Valtteri Bottas pelo quinto lugar após um problema na segunda parada nos boxes. Além do problema no pit, outra coisa que perturbou Massa foi a vitória de Sebastian Vettel e a quarta posição de Kimi Räikkönen, que se recuperou de forma impressionante. A equipe vermelha dá indícios claros de estar um passo à frente da Williams.
A esta altura do campeonato, a FIA já está querendo lavar com pimenta e sabão a boca de Sebastian Vettel. O alemão não se preocupou em usar as palavras mais lindas e polidas depois de vencer o GP da Malásia em sua segunda aparição como piloto da Ferrari. Nas voltas finais, ao se ver dentro do carro vermelho na liderança em Sepang, a cabeça de Vettel foi tomada por pensamentos que o deixaram receoso. Ou melhor, com a sensação popularmente conhecida como 'cagaço',
O segundo lugar não anda no vocabulário de Lewis Hamilton faz um tempo, mas ele teve de olhar no dicionário duante o GP da Malásia deste domingo (29). Sebastian Vettel comandou uma grande prova, bateu as duas Mercedes em condições normais e mostrou que se é uma briga que todos querem, briga terão. Hamilton largou na frente, não teve problemas, mas foi batido por uma exibição forte e uma estratégia acertada de Vettel e da Ferrari. Restou a Lewis o segundo lugar e parabenizar os rivais.