Vettel defende estreia de Verstappen na F1 apesar da pouca idade: “Ele é rápido, senão não estaria aqui”

O fato de Max Verstappen estrear na F1 aos 17 anos neste fim de semana em Melbourne não é visto com preocupação por Sebastian Vettel. O tetracampeão defendeu o talento do holandês, que, por sua vez, se diz bem preparado para o desafio

A estreia precoce de Max Verstappen no Mundial de F1 não é vista como um problema pelo tetracampeão Sebastian Vettel. Na contramão de outros pilotos e de outras figuras envolvidas com a categoria, o alemão acredita que o piloto de 17 anos fez por merecer a chance de correr na elite do automobilismo.

 
Filho do ex-piloto holandês Jos Verstappen, Max Emilian fará neste domingo (15), em Melbourne, sua primeira corrida no Mundial de F1. Ele se tornará o mais jovem da história a largar em um GP.
 
Sua chegada à categoria, pela porta da Toro Rosso, já fez até a FIA mudar as regras para obtenção da superlicença. A partir de 2016, somente maiores de 18 anos poderão obter a permissão para correr na F1 e de acordo com uma tabela que determina pesos para os certames de base.
Sebastian Vettel saiu em defesa de Max Verstappen (Foto: Getty Images)
Mas Vettel saiu em defesa da nova aposta da Red Bull. “Eu acho que, apesar do fato de ele ainda ser jovem, ele tem muita experiência. Eu tenho certeza que ele é rápido, senão não estaria aqui”, disse o novo piloto da Ferrari.
 
Vettel ainda se recusou a dar um conselho a Verstappen: “Não acho que ele precisa”. Seb tinha 19 anos quando disputou, pela BMW, sua primeira corrida.
 
Kartista até 2013, Verstappen participou na última temporada da F3 Europeia. Foi o terceiro colocado, mas venceu dez corridas, mais que o campeão Esteban Ocon. O caminho é semelhante ao que Kimi Räikkönen percorreu: o campeão de 2007 também participou de corridas de fórmula por apenas um ano antes de receber uma proposta para debutar na F1 pela Sauber.
 
Depois de uma produtiva pré-temporada com o confiável carro da Toro Rosso, o garoto se sente bem preparado para estrear no Mundial.
 
“Demos muitas voltas, e isso era tudo que eu podia pedir. Eu precisava de experiência, pit-stops, largadas, simulações de corrida e de classificação. Então eu me sinto pronto. Fizemos tudo o que precisávamos fazer durante os testes de inverno, e eu acho que demos um bom passo à frente com o carro. E eu aprendi muito”, declarou.
 
Já em sua primeira corrida, Verstappen tem a perspectiva realista quebrar outro recorde: tornar-se o mais jovem a pontuar. Essa marca atualmente pertence a Daniil Kvyat, que tinha 19 anos quando estreou chegando em nono lugar com a mesma Toro Rosso no GP da Austrália em 2014.
 
Os treinos livres da F1 em Melbourne têm início às 22h30 (de Brasília) desta quinta-feira. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

As imagens da quinta-feira do GP da Austrália
#GALERIA(5241)

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.