Vettel se queixa e questiona momento da intervenção do safety-car no GP da China: "Não tive como reagir"

Sebastian Vettel se mostrou incomodado com o momento em que o safety-car entrou na pista durante o GP da China. Para o alemão, a direção deveria ter acionado apenas o safety-car virtual. O ferrarista reclamou que não pode reagir à entrada do carro de segurança

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Apenas oitavo no GP da China depois de largar da pole, Sebastian Vettel não pouco críticas à intervenção do carro de segurança durante a corrida em Xangai, deste domingo (15). O alemão vinha na segunda colocação e na perseguição ao líder Valtteri Bottas, quando o safety-car foi acionado pela direção de prova por conta de detritos na pista causados por um toque entre os dois carros da Toro Rosso. O sinal do SC surgiu para os dois ponteiros quando já estavam na reta principal, o que impediu qualquer reação, como a que ocorreu com a Red Bull, que pode chamar seus pilotos aos boxes para um pit-stop extra. A vantagem dos pneus mais rápidos e novos fez a dupla crescer na corrida, e a vitória acabou nas mãos de Daniel Ricciardo.

 
Vettel ainda se envolveu em um toque com Max Verstappen jás voltas finais e viu a chance de um terceiro triunfo na temporada lhe escapar. Ao falar da prova, o ferrarista afirmou que a direção deveria ter acionado o safety-car virtual ao invés do físico. Para Seb, a decisão causou uma desvantagem para ele e Bottas.
 
"O momento do safety-car foi muito ruim para Valtteri e eu, porque não tivemos chance de reagir", disse o tetracampeão aos jornalistas em Xangai. "E a corrida não estava paralisada também. Normalmente, a prova fica congelada por uma ou dias voltas, mas não foi. O safety-car entrou imediatamente, então basicamente fomos tirados da corrida e não tivemos a chance de decidir sobre trocar ou não os pneus", completou.
Sebastian Vettel reclamou da intervenção do safety-car (Foto: AFP)
Nesta linha de pensamento, o ferrarista ainda revelou que teria arriscado uma troca para pneus mais novos, assim como fez a Red Bull. Para Seb, a F1 deveria já ter aprendido com corridas passadas sobre a maneira da intervenção do safety-car e como isso pode afetar a prova dos líderes.
 
"Eu entendo se algo acontece e é preciso reagir imediatamente, que não há tempo para respeitar a posição dos carros. Mas tivemos das voltas de detritos na pista, então por que não acionar o SC um minuto antes e aí todos teriam a chance de parar ou não."
 
"Não sei muito bem as distâncias, mas, sim, o safety-car foi justificável, porque deu aos fiscais a chance de limpar a pista. Mas, do meu ponto de vista, não é certo trazer o safety-car em um momento em que vai mudar ativamente a corrida", emendou o #5, que, mesmo com a oitava colocação na prova, segue líder do campeonato, com nove pontos de vantagem para Lewis Hamilton.
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