VÍDEO: no Dia dos Namorados, Toro Rosso e Honda iniciam casamento e ligam novo motor para temporada 2018

A Toro Rosso seguiu a Renault e aproveitou a ocasião do Dia de São Valentim para mostrar ao mundo o ronco do novo motor Honda. A equipe de Faenza e a fábrica japonesa iniciam uma parceria cercada de muita expectativa nesta temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O tão aguardado casamento entre Toro Rosso e Honda teve seu início celebrado em pleno Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados comemorado em vários países ao redor do mundo. Neste 14 de fevereiro, a escuderia italiana mostrou ao mundo, por meio das redes sociais, o vídeo com o som do ronco do motor da sua nova parceira e trouxe, no fim, uma mensagem: “Um recomeço”. A equipe B da Red Bull vai contar com Pierre Gasly e Brendon Hartley como titulares.

A imagem do motor apresentado no vídeo, contudo, é a do RA617H, do ano passado. A versão deste ano é a RA618H.
 

De fato, trata-se de um recomeço tanto para a Toro Rosso quanto para a Honda. A equipe italiana perdeu o sexto lugar do Mundial de Construtores na última corrida da temporada passada na esteira de uma série de problemas com os motores da Renault, o que causou até dedo em riste de Helmut Marko em Cyril Abiteboul durante o fim de semana do GP do Brasil.
 
A Honda, definitivamente, trata o novo ciclo na Toro Rosso como a grande chance para se redimir depois de três anos sofríveis e frustrantes com a McLaren. Entre 2015 e 2017, o casamento entre as duas marcas, gigantes da F1, foi abalado com uma série de problemas como falta de confiabilidade e performance, gerando crise interna que acabou culminando com o fim da parceria. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pouco depois de apresentar o ronco do novo motor Honda, a Toro Rosso voltou ao Twitter para divulgar um bem-humorado FAQ (sigla para perguntas mais frequentes), brincou com a propalada falta de confiabilidade mostrada pela Honda no passado e garantiu que não houve nenhum problema, pelo contrário. 
 
Uma das questões era se precisou de seis tentativas para ligar o motor. “Não, o motor ligou na primeira tentativa”.
 
“O motor explodiu?”, diz outra pergunta. “Muito pelo contrário. Ele ligou como planejado”. “A fábrica pegou fogo depois que o motor foi ligado?”, foi outra das perguntas do FAQ. “Nossa fábrica está em perfeitas condições, obrigado pela preocupação”.

A McLaren assinou com a Renault por três anos e, por igual período, a Toro Rosso fechou com a Honda, numa negociação que também envolveu o empréstimo de Carlos Sainz para o time de Enstone.

 
Pela primeira vez em sua história, a Toro Rosso é a equipe de fábrica de uma montadora. A Honda, por sua vez, espera ter em Faenza uma pressão bem menor do que a que enfrentou durante os últimos anos na McLaren. Tudo para voltar a ser a protagonista de um esporte que dominou no fim dos anos 1980 e início da década de 1990 com Ayrton Senna e Alain Prost.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.