Webber fala que reação de Hamilton e Rosberg após toque em Spa já é reflexo do clima dentro da Mercedes

Do alto de toda a experiência adquirida na F1, Mark Webber não se negou a falar sobre a briga entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na temporada 2014. Para o australiano, a Mercedes terá dificuldades em administrar a disputa entre os dois pilotos

Recém-aposentado da F1 e agora defendendo a Porsche no Mundial de Endurance, Mark Webber não se negou a falar sobre o clima de guerra que pairou sobre a Mercedes por conta da dura batalha entre seus dois pilotos pelo título de 2014 e que culminou com um toque entre ambos na última corrida, no GP da Bélgica.

O incidente ainda ganhou grande repercussão depois que Lewis Hamilton revelou que o colega Nico Rosberg provocou deliberadamente a colisão na segunda volta da corrida em Spa-Francorchamps. Rosberg, por sua vez, contestou e afirmou que o episódio não passou de um toque de corrida.

Com a experiência de ter dividido a Red Bull com Sebastian Vettel durante os quatro títulos do alemão e ainda ter vivido episódios de ordens de equipe, Webber disse a reação dos pilotos prateados é também um reflexo daquilo que acontece internamente na equipe alemã, que domina amplamente a temporada deste ano na F1.

Webber prevê problemas para Mercedes daqui para frente por rivalidade entre Hamilton e Rosberg (Foto: Getty Images)

"Isto não foi apenas sobre um incidente que aconteceu em uma curva", declarou o veterano em entrevista ao jornal australiano 'Herald Sun'. "Obviamente, toda esta situação vem já fermentando há tempos como sempre acontece dentro das equipes quando você tem dois caras brigando por vitórias o tempo inteiro", completou.

"No geral, você não vê disputas assim entre pilotos da mesma equipe que estão lutando por terceiro, quarto ou quinto lugares. Mas, quando, de repente, as vitórias começam a aparecer, não é tão fácil de a equipe administrar isso", acrescentou.

Webber ainda se disse surpreso com a forma como Rosberg agiu na tentativa de ultrapassar Hamilton. "Na hora, pouco antes do toque, Nico sabia que não tinha chance de completar a manobra. Foi estranho ele ter tentado. Isso foi algo um pouco atípico para Nico, normalmente não é o seu estilo, mas ele fez e acabou batendo. Não teria sido nada se não tivesse furado o pneu. Isso mudou a corrida. No fim, a prova dos dois foi comprometida", ressaltou.

Diante do cenário de caos que se instalou logo após a corrida belga dentro da Mercedes, o australiano destacou também que a cúpula da esquadra prateada terá trabalho daqui até o fim da temporada para lidar com a rivalidade entre a dupla. "Agora, a Mercedes está em uma situação bastante complicada, em que os dois pilotos não estão se dando bem."

"Vai ser interessante, não apenas para o resto do ano, mas também em como a equipe vai conduzir isso no futuro. A coisa agora é questionar quem vai colocar ordem na casa de novo? As pessoas que pagam os salários de Niki Lauda e Toto Wolff? Porque, no fim das contas, se os pilotos não estão ouvindo esses caras, eles precisam dizer: 'Lewis e Nico, vocês agora vão falar com os chefões da Mercedes, porque vocês estão sendo pagos por eles para fazer um trabalho de equipe."

"Neste momento, entretanto, não há um time, parece que os pilotos agindo por conta própria", acrescentou.

Webber, por fim, ainda tentou aconselhar Hamilton e Rosberg, no reencontro dos dois, daqui a pouco mais de uma semana, no GP da Itália, em Monza. "O que os pilotos precisam fazer é manter o foco no carro, porque será um pesadelo todo o resto", falou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.