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O ditado diz que você não pode ganhar uma corrida na largada, mas pode perder. Na manhã deste domingo (13), Jack Aitken mostrou uma versão diferente dessa história – se não dá para garantir a vitória nas primeiros metros, dá pelo menos para facilitar a vida. O britânico, partindo em terceiro no grid, fez uma largada perfeita na ainda úmida pista de Barcelona para virar líder antes mesmo da primeira curva. Feito isso, foi só questão de manter um bom ritmo para garantir a primeira vitória na Fórmula 2.
Isso porque, além de largar bem, Aitken claramente tinha um ritmo superior. Principalmente nas primeiras voltas, com asfalto frio e um pouco molhado, o piloto da ART chegava a ser 1s mais rápido do que os adversários mais próximos. Mesmo Alexander Albon, segundo colocado na maior parte do tempo com o bom carro da DAMS, não pôde iniciar uma verdadeira disputa pela liderança.
O pódio ainda contou com Lando Norris. O piloto da Carlin não foi brilhante, mas fez o dever de casa: se não deu para brigar pela vitória, o ritmo foi bom a ponto de garantir um pódio. Quando George Russell, quarto, começou a se mostrar como ameaça, Norris começou a pisar fundo e assegurou o segundo banho de champanhe do fim de semana.
Jack Aitken (Foto: FIA F2)
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A zona de pontos ainda contou com Luca Ghiotto, Sean Gelael, Antonio Fuoco e Nicolas Latifi.
Sérgio Sette Câmara teve uma corrida melancólica. Largando em segundo e sonhando com a primeira vitória do ano, o brasileiro caiu para quinto ao longo da primeira metade da corrida. A cereja no bolo foi um aparente problema mecânico, que deixou Sette Câmara estacionado na beira da pista.
Saiba como foi a corrida 2 da F2 em Barcelona
A largada nem havia acontecido e os pilotos já tinham um problema sério para lidar. Por conta da chuva que atingiu Barcelona nas primeiras horas do domingo, a pista – principalmente a reta principal – estava bastante úmida. Pneu slick ainda era a decisão correta, mas com a consciência de que a aderência não seria das melhores nos primeiros giros.
Como não poderia deixar de ser, a largada foi agitada. Jack Aitken fez uma largada muito boa e, partindo da segunda fila, virou líder já na primeira curva. Sérgio Sette Câmara não partiu bem do grid, mas freou tarde e assegurou a segunda colocação ao fim da primeira volta. Alexander Albon, Lando Norris, Luca Ghiotto, Artem Markelov, Antonio Fuoco e George Russell eram os outros pilotos na zona de pontos.
Mais atrás, dois pilotos perderam controle. Nyck de Vries escapou na curva 4 e, após passear na brita, voltou em 19º. Na 5, Roberto Merhi quase teve destino semelhante após ficar de lado na pista.
O acidente entre Makino e Fukuzumi (Foto: Reprodução/Twitter)
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Além de largar bem, Aitken apresentava um ritmo alucinante. Em apenas três voltas, a vantagem sobre Sette Câmara subiu para 11s. Depois de uma breve intervenção do safety-car virtual para recolher o carro de De Vries, o show do britânico recomeçou – e recomeçou de forma ruim para o brasileiro, pego de surpresa pelo fim do VSC. Sérgio vacilou, quase escapou da pista e caiu para quinto.
Instantes depois, o safety-car tradicional foi acionado. Os compatriotas Nirei Fukuzumi e Tadasuke Marino disputavam posição na curva 4 quando se tocaram e sofreram acidente. Fukuzumi chegou a decolar brevemente, com um pneu quase acertando Marino – sorte que o Halo estava lá para proteger.
A corrida recomeçou na oitava volta. Agora sem qualquer vantagem, Aitken lidava com a pressão de Albon, que trazia junto Norris. Ghiotto e Sette Câmara já apareciam aproximadamente 1s atrás.
Depois de se mostrar vulnerável em um primeiro momento, Aitken recuperou a forma e começou a abrir vantagem. Na altura da volta 11, 2s o separavam de Albon, que agora estava mais preocupado com Norris, terceiro.
Sérgio Sette Câmara sofre um abandono (Foto: FIA Fórmula 2)
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Enquanto uma Carlin tentava atacar, outra tentava se defender. Sette Câmara acompanhava a aproximação de Russell, sexto. O vencedor da corrida 1 chegou e passou sem muita cerimônia. Mas o pior estava por vir: na saída da curva 2, o carro do brasileiro começou a apresentar problemas mecânicos. Sérgio estacionou na pista e precisou abandonar.
O safety-car virtual foi necessário mais uma vez, mas apenas por uma volta. Depois, Aitken seguiu com a missão de abrir vantagem. Albon, por sua vez, conseguia fazer o mesmo com Norris, que já não tinha o mesmo rendimento de antes. Era um alento para Ghiotto e Russell, que viam o pódio como uma possibilidade.
Mas o alento não durou muito. Norris encontrou ritmo após algumas voltas em bandeira verde, logo acumulando bons segundos de margem. O lado negativo era não conseguir se aproximar muito de Albon, de jeito nenhum.
Depois, a corrida passou a cozinhar em fogo baixo. Os pilotos da zona de pontos não estavam muito próximos. Nem mesmo a entrada do safety-car virtual, consequência de um pneu furado de Ralph Boschung, serviu para resolver isso. Desse jeito, a vitória veio tranquila para Aitken.
F2 2018, Espanha, Barcelona, corrida 2:
1 |
JACK AITKEN |
ING |
ART |
|
26 voltas |
2 |
ALEXANDER ALBON |
TAI |
DAMS |
+1.5 |
|
3 |
LANDO NORRIS |
ING |
CARLIN |
+2.8 |
|
4 |
GEORGE RUSSELL |
ING |
ART |
+8.1 |
|
5 |
LUCA GHIOTTO |
ITA |
CAMPOS |
+11.1 |
|
6 |
SEAN GELAEL |
INA |
PREMA |
+13.7 |
|
7 |
ANTONIO FUOCO |
ITA |
CHAROUZ |
+14.8 |
|
8 |
NICHOLAS LATIFI |
CAN |
DAMS |
+28.6 |
|
9 |
ARTEM MARKELOV |
RUS |
RUSSIAN TIME |
+29.0 |
|
10 |
LOUIS DELÉTRAZ |
SUI |
CHAROUZ |
+29.4 |
|
11 |
SANTINO FERRUCCI |
EUA |
TRIDENT |
+30.9 |
|
12 |
MAXIMILIAN GÜNTHER |
ALE |
ARDEN |
+32.4 |
|
13 |
ARJUN MAINI |
IND |
TRIDENT |
+33.2 |
|
14 |
ROY NISSANY |
ISR |
CAMPOS |
+35.6 |
|
15 |
ROBERTO MERHI |
ESP |
MP |
+4 voltas |
NC |
16 |
RALPH BOSCHUNG |
SUI |
MP |
+6 voltas |
NC |
17 |
SÉRGIO SETTE CÂMARA |
BRA |
CARLIN |
+14 voltas |
NC |
18 |
TADASUKE MAKINO |
JAP |
RUSSIAN TIME |
+22 voltas |
NC |
19 |
NIREI FUKUZUMI |
JAP |
ARDEN |
+22 voltas |
NC |
20 |
NYCK DE VRIES |
HOL |
PREMA |
+22 voltas |
NC |
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