Leclerc bate, De Vries fura pneu e Ghiotto leva vitória espetacular na última volta da corrida 1 da F2 em Monza

Em questão de metros, Charles Leclerc e Nyck de Vries foram nocauteados. Um bateu sozinho, o outro furou um pneu. Assim, Luca Ghiotto venceu de forma improvável. Sergio Sette Câmara foi o sétimo colocado

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Não há palavras para a última volta da corrida 1 da F2 em Monza, disputada neste sábado (2). Em uma única volta, os dois protagonistas da corrida – Charles Leclerc e Nyck De Vries – tiveram problemas, em incidentes separados por metros. Um bateu, o outro furou um pneu, e a vitória caiu no colo de Luca Ghiotto. Trata-se da primeira vitória do piloto no ano, e logo correndo em casa.
 
O segundo lugar ficou com Antonio Fuoco, outro italiano sobrevivente da corrida. Nirei Matsushita completou o pódio, mesmo depois de perder muito ritmo ao longo do dia.

Nichola Latifi, Alexander Albon e Sean Gelael também ficaram na zona de pontos, respectivamente em quarto, quinto e sexto. Sergio Sette Câmara ficou com o sétimo lugar. O resultado significa que o brasileiro larga em segundo na corrida 2 da F2. Louis Delétraz, oitavo, é o pole na prova complementar. Gustav Malja e Artem Markelov fecharam a zona de pontos em nono e décimo.

Leclerc se arrastou até o fim da prova e ficou com o 17º lugar. De Vries nem foi capaz de levar o carro adiante, mas ficou com o 18º posto por completar mais de 90% da prova.

Luca Ghiotto venceu de forma incrível (Foto: FIA F2 Media)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Saiba como foi a corrida 1 da F2 em Monza
 
A largada da F2 contaria com uma novidade. Pela primeira vez, o novo regulamento para largadas na chuva seria utilizado – o safety-car conduziria o número de voltas necessárias para pilotos se acostumarem com as condições, mas depois recolhendo para uma largada normal.
 
Foram sete voltas atrás do safety-car. Pelo rádio, Normal Nato reclamava da visibilidade. Nicholas Latifi reclamava da situação da reta principal. A pista ainda tinha muito água acumulada depois da incrível classificação da F1.
 
Quando parecia que a corrida realmente ia começar, Santino Ferrucci deixou o carro apagar. O piloto americano reclamou de problemas na embreagem, enquanto a largada era abortada.
 
Como não poderia deixar de ser, a largada foi confusa. Artem Markelov largou muito bem, mas acertou Nick de Vries na curva 1. Os dois eram segundo e terceiro colocados. Nirei Matsushita não teve espaço para seguir na pista, foi para a grama e perdeu a liderança. Para quem? De Vries.
 
Na segunda chicane, outro incidente. Alexander Albon foi tocado e rodou. Enquanto isso, Charles Leclerc se afirmava na segunda posição.
Nyck de Vries furou um pneu na última volta e perdeu a chance de vencer (Foto: FIA F2 Media)
A primeira volta acabou com De Vries, Leclerc, Matsushita, Delétraz e Merhi eram os pilotos do top-5.
 
Delétraz não conseguiu se sustentar em quarto. O suíço foi superado por Merhi e Rowland, agora quarto e quinto. Rowland conseguiu uma ultrapassagem incrível sobre Merhi na chicane Ascari, mas recebeu o troco na Parabolica.
 
Na frente, Leclerc ia ganhando terreno na briga com De Vries. A diferença, que chegou a ser de 2s3, caiu para 1s5 na altura da volta 5. Enquanto isso, Matsushita andava para trás e se aproximava de Merhi e Rowland.
 
Rowland logo se livrou de Merhi em definitivo, se firmando em quarto. Com pista livre, colou em Matsushita e fez a ultrapassagem na volta 7. O britânico estava feliz por brigar por pódio, mas ia ser difícil fazer mais do que isso – a distância para os dois primeiros era de 11s.
 
Mais atrás, Luca Ghiotto dava um show particular. O piloto da Trident fez duas ultrapassagens – sobre Merhi e Matsushita – em duas curvas, pintando em quarto.
Charles Leclerc cometeu diversos erros e ainda bateu no fim (Foto: FIA F2 Media)
A briga pela liderança, que parecia quente, deu uma esfriada na altura da volta 12. De Vries conseguiu abrir 2s de vantagem para Leclerc, que cometia mais erros do que devia.
 
Quatro voltas depois, Leclerc voltou a ter condições de atacar De Vries. O monegasco estava perto o suficiente para mergulhar em uma freada, mas seguia agindo com cautela.
 
A pista estava cada vez mais seca. Salvo o primeiro setor, a pista parecia boa para pneu slick. Mesmo assim, os pliotos que iam aos boxes seguiam apostando nos pneus de chuva extrema – a F2 não tem intermediários. Sette Câmara foi um dos que parou e seguiu com pneu de chuva. O problema do brasileiro é que um pit lento o tirou da zona de pontos.
 
Leclerc foi aos boxes na volta 18, com cinco para o fim. O monegasco tentou pegar De Vries de surpresa. O belga respondeu com uma parada na volta seguinte.
 
Com um pit perfeito, De Vries voltou na liderança até com certa tranquilidade. Leclerc, enquanto isso, não mantinha a compostura e errava na primeira chicane. Oliver Rowland, que tinha o pódio na mão, também parou – mas sem tanto sucesso. Na saída dos boxes, o piloto da DAMS descobriu que um pneu estava solto. O britânico estacionou na primeira Lesmo, trazendo o safety-car com quatro voltas para o fim. A corrida estava em aberto.

Tanto estava em aberto que a relargada foi uma loucura. Ghiotto partiu muito bem e, aproveitando um enrosco dos dois primeiros, assumiu a ponta. Mas não por muito tempo, já que um erro na primeira chicane na volta seguinte colocou De Vries novamente na frente. O que parecia uma vitória certa do holandês foi para o espaço quando um pneu furou, instantes depois de uma batida de Leclerc. Assim, a vitória acabou mesmo com Ghiotto.
 

ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.