Russell escala pelotão e supera Sette Câmara no fim para conquistar vitória na corrida 2 da F2 no Azerbaijão

George Russell enfim conquistou a vitória. Depois de bater na trave na corrida 1 da F2 no Azerbaijão, neste domingo, o piloto mostrou grande desempenho, fez uma prova de recuperação ao largar em 12º, protagonizou uma bela briga com Sergio Sette Câmara e recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação. O brasileiro terminou o dia em segundo, com Nicky De Vries completando o pódio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O que bateu na trave na corrida 1, enfim se confirmou neste domingo (28). George Russell teve grande atuação na segunda prova da F2 no Azerbaijão, escalou o pelotão, protagonizou belas batalhas e recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação.
 

No sábado, o britânico sofreu um verdadeiro revés, pois quando estava liderando a corrida, foi desviar de um competidor e acabou escapando do traçado, caindo para o fundo do pelotão. Então, largando em 12º, teve de fazer uma prova de recuperação em Baku, o que não foi um grande problema.
 
Grande atuação também de Sergio Sette Câmara. Saindo em quinto, o brasileiro fez ótima larga da e na segunda volta já liderava a corrida. No final, ainda conseguiu se defender de maneira excelente dos ataques de George até ser superado definitivamente pelo competidor. O titular da Carlin levou a bandeira brasileira ao pódio ao terminar em segundo.
 
Nicky De Vries foi o piloto que completou o pódio da disputa deste domingo. Lando Norris fechou o rol dos cinco primeiros do pelotão.
George Russell (Foto: Reprodução)

Confira como foi a corrida 2 da F2 em Baku:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Para a segunda corrida do final de semana da F2 no Azerbaijão, Roberto Merhi era quem largava da pole-position. Quem saia do seu lado era Ralph Boschung, com Lando Norris e Nicholas Latifi fechando a segunda fila. Por ter terminado a prova 1 na quarta colocação, Sergio Sette Câmara começada do quinto posto.
 

Já na volta de aquecimento dos pilotos, Antonio Fuoco sofreu um verdadeiro revés. O competidor, que terminou a primeira disputa em Baku na terceira colocação, sofreu um problema com seu carro e parou repentinamente na pista. Ele acabou sendo empurrado até os boxes.
 
Então, quando as luzes se apagaram, enquanto Merhi teve uma horrível largada, Aitken, Albon, Markelov, Gunther e Ghiotto tiveram problemas e não conseguiram largar. Quem pulou para a ponta foi Latifi, com Sette Câmara fazendo uma excelente saída e se colocando em segundo. Quem aparecia na terceira colocação era Boschung.
 
Na abertura da segunda volta, então, o brasileiro seguiu escalando o pelotão. Em uma bela ultrapassagem, logo tratou de superar Nicholas para se colocar na ponta do pelotão. Seu respiro para o segundo já era de 0s780. Atrás dos dois ponteiros vinham Boschung, Norris e Russell.
Sérgio Sette Câmara (Foto: Zak Mauger/LAT Images/FIA Fórmula 2)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Quem vinha também apresentando uma bela atuação era Norris. Enquanto ele se defendia dos atraques de Russell, que vinha em quinto e queria tomar o quarto posto, ele ainda dava botes em cima de Boschung para a terceira colocação. De forma certeira, ele logo tratou de superar o suíço para garantir o degrau mais baixo do pódio.
 

No quinto giro, Jack Aitken, que tece problemas ainda na largada, tratou de anotar a volta mais rápida daquele momento, com 1min58s180. Mais para trás, a briga pela quarta colocação estava animada, com Russell se aproximando do #10 para fazer o ataque.
 
Sete giros já haviam sido completados na prova azeri e Sette Câmara havia estendido sua vantagem para mais de 2s. Latifi seguia em segundo, com Norris, Boschung e Russell completando o rol dos cinco primeiros.
 
No entanto, a ordem a pouco duraria, pois enfim George enfim conseguiu superar o adversário suíço. Enquanto isso, Lando tentava de todas as maneiras ultrapassar Nicholas. O titular da Carlin chegou a ficar na frente do #6, mas ele logo deu o troco. A briga seguiu intensa, com os dois pilotos quase se tocando. No fim, Latifi levou a melhor.
Em uma cena digna de Nascar, então, três pilotos ficaram lado a lado na pista. Russell por dentro, Boschung no meio e Lando por fora. No fim, quem acabou levando a pior de tudo foi o companheiro de Sette Câmara, que acabou escapando da pista. Isso lhe custou algumas posições, ficando em sétimo. Russell agora era o terceiro.
 
E o #8 seguia escalando o pelotão sem grandes problemas. Poucas curvas depois, o britânico abocanhou Latifi e tomou o segundo posto. Sua missão agora era chegar em Sergio, que estava pouco mais de 4s com vantagem na liderança.
 
Com nove voltas para o fim, Russell vinha tirando cada vez mais sua desvantagem para Sette Câmara, agora sendo de 2s. O brasileiro ainda cometeu um erro em que travou o pneu e quase saiu do traçado. Mais para trás, Norris fazia uma bela ultrapassagem por fora para assumir o sexto posto.
Com 15 voltas completadas, Russell enfim chegou em Sette Câmara. O britânico, inclusive, havia marcado a volta mais rápida da prova, com 1min57s303. O brasileiro, então, tinha a missão de se proteger dos ataques do titular da ART.
 
Então, com cinco voltas para o fim, uma incrível briga pela vitória foi vista na pista. Russell enfim chegou em Sergio, conseguindo fazer a ultrapassagem. No entanto, o brasileiro logo tratou de dar o troco para retomar a liderança.
 
A partir de então, os dois pilotos começaram uma intensa batalha pela ponta do pelotão. O titular da Carlin mostrou grande desempenho para conseguir segurar o britânico, que vinha fazendo grandes investidas. O #18 chegou a travar os pneus e quase tocou o muro, mas se manteve em primeiro.

Mas então, no giro seguinte, George enfim ultrapassou Sette Câmara. Com uma ultrapassagem por fora, o #8 conseguiu dar a investida final para se colocar na primeira colocação. Quem seguia a dupla era Latifi, em segundo, com De Vries e Norris completando o top-5.

Dali para o fim, então, nada mais mudou na pista. George Russell, que bateu na trave no sábado, enfim conquistou sua vitória em uma grande atuação. Sette Câmara também mostrou brilhante desempenho para levar a bandeira brasileira ao pódio ao terminar em segundo. Nicky De Vries fechou o top-3.
 
Nicholas Latifi ficou com a quarta colocação, com Lando Norris completando o rol dos cinco primeiros da prova azeri. Maini, Ferrucci, Merhi, Boschung e Makino fecharam a lista do to-10.

F2 2018, GP do Azerbaijão, Baku, corrida 2:

1 GEORGE RUSSELL ING ART  
2 SÉRGIO SETTE CÂMARA BRA CARLIN +2.6
3 NYCK DE VRIES HOL PREMA +4.7
4 NICHOLAS LATIFI CAN DAMS +5.0
5 LANDO NORRIS ING CARLIN +5.8
6 ARJUN MAINI IND TRIDENT +13.6
7 SANTINO FERRUCCI EUA TRIDENT +19.11
8 ROBERTO MERHI ESP MP +22.3
9 RALPH BOSCHUNG SUI MP +24.3
10 TADASUKE MAKINO JAP RUSSIAN TIME +25.1
11 LOUIS DELÉTRAZ SUI CHAROUZ +46.5
12 JACK AITKEN ING ART +1:20.5
13 NIREI FUKUZUMI JAP ARDEN +1:27.9
14 ALEXANDER ALBON TAI DAMS +1:33.1
15 LUCA GHIOTTO ITA CAMPOS +1 volta
16 MAXIMILIAN GÜNTHER ALE ARDEN +3 voltas
17 SEAN GELAEL INA PREMA +10 voltas
18 ROY NISSANY ISR CAMPOS +19 voltas
19 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +20 voltas
20 ANTONIO FUOCO ITA CHAROUZ +21 voltas

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.