Iorio domina, vence corrida única da F3 Brasil em Santa Cruz do Sul e assume liderança do campeonato

Praticamente sem adversários em Santa Cruz do Sul, Matheus Iorio viu Carlos Cunha Filho ficar pelo caminho, liderou com tranquilidade e venceu mais uma corrida na temporada. Agora, o paulista da Cesário soma 30 pontos e assume a liderança do campeonato. A etapa teve apenas uma corrida, já que a prova que aconteceria no início da manhã foi adiada para Cascavel em virtude da densa neblina na região do autódromo neste domingo

Matheus Iorio foi o grande vencedor do fim de semana da segunda etapa da F3 Brasil na temporada 2016. O paulista da Cesário aproveitou da melhor forma o melhor equipamento do grid e não teve dificuldades para alcançar sua segunda vitória no campeonato ao triunfar na única corrida da categoria em Santa Cruz do Sul. A previsão era de realizar uma rodada dupla, mas a prova marcada pela manhã, às 8h50, teve de ser transferida para Cascavel, em julho, em razão da densa neblina nas primeiras horas deste domingo (5). Assim, os jovens talentos do grid tiveram apenas uma corrida a disputar no seletivo circuito gaúcho.
 
E Iorio liderou praticamente de ponta a ponta, sendo ameaçado só na largada por Carlos Cunha Filho. Então líder, o piloto de Paulínia perdeu posições após passar pela curva 1, mas vinha se recuperando e estava em terceiro após a primeira das duas intervenções do safety-car na corrida. Mas Cunha, ao tentar ultrapassar Christian Hahn, se chocou no carro do companheiro de Cesário e levou a pior, abandonando a corrida.
 
Iorio mantém assim a invencibilidade da Cesário em 2016. O paulista teve no pódio a companhia de Pedro Cardoso, que tirou proveito do abandono de Carlos Cunha e da perda de posições de Hahn para levar a Hitech ao segundo lugar na corrida. Seu companheiro de equipe, Thiago Vivacqua, completou o top-3 em Santa Cruz do Sul. Matheus Muniz, da Prop Car, foi o quarto, enquanto Hahn ainda conseguiu fechar em quinto. Na classe Light, Pedro Caland foi o único a completar, terminando em nono na classificação geral.
 
Após três corridas, Iorio assumiu a liderança do campeonato e agora soma 30 pontos. Cardoso se manteve na vice-liderança, com 28, um a mais em relação a Cunha. Guilherme Samaia, que bateu na barreira de pneus e abandonou a corrida, ficou com 12, mesma pontuação de Muniz, enquanto Vivacqua aparece em sexto na lista de pontuação, com dez pontos.
 
A próxima etapa do campeonato deve ser uma inédita rodada tripla na F3 Brasil. A disputa está marcada para os dias 16 e 17 de julho, portanto dentro de um mês e meio, no autódromo de Cascavel, no Paraná.
Matheus Iorio tirou de Carlos Cunha Filho a liderança da F3 Brasil (Foto: Marcus Cicarello)
Saiba como foi a etapa da F3 Brasil em Santa Cruz do Sul
 
Matheus Iorio largou na pole-position graças ao ‘temporal’ e recorde da pista de Santa Cruz do Sul, conquistado no fim da tarde de sábado. Mas na primeira curva, o paulista acabou sendo superado por Carlos Cunha Filho, que largou em segundo. Contudo, o piloto de Paulínia perdeu a liderança e despencou para quinto lugar, possibilitando a Iorio novamente voltar à liderança.
 
Daí em diante, Matheus não foi mais ameaçado. Com uma atuação dominante e que lembrou as performances de Pedro Piquet nos dois últimos anos, Iorio adotou uma boa sequência de voltas rápidas em Santa Cruz do Sul, provando a melhor performance do seu carro.
 
Iorio também abria vantagem bem confortável para o segundo colocado, Christian Hahn. Pedro Cardoso, da Hitech Racing, aparecia em terceiro, mas já começava a sofrer com a pressão de Cunha, que deixou para trás Leonardo de Souza para aparecer em quarto. Quem abandonava a prova era Arthur Fortunato, que estava em sétimo lugar. 
Matheus Iorio não teve adversários na corrida deste domingo em Santa Cruz do Sul (Foto: Marcus Cicarello)
Cunha buscava a recuperação e tentava não perder tanto terreno em relação ao líder Iorio. Por isso, tratou de acelerar. O dono do carro #54 não tomou conhecimento de Pedro Cardoso e fez a ultrapassagem. A situação ficaria ainda melhor para Cunha — e pior para Iorio — com a entrada do safety-car, já que o carro de Leandro Guedes ficou parado em posição perigosa.
 
Assim, as diferenças foram praticamente anuladas, tornando a disputa novamente aberta, dando chances a Hahn e, principalmente, Cunha, os dois maiores candidatos à vitória, ao lado de Iorio. 
 
Mas após a relargada na nona volta, Cunha pegou o vácuo do carro de Hahn e tentou a ultrapassagem por fora na curva 1. Os dois carros se tocaram, com Cunha levando a pior ao rodar e abandonar a disputa. Assim, a vitória e a liderança do campeonato estavam nas mãos de Iorio, que só tinha de seguir na prova e torcer para não enfrentar problemas e subir no topo do pódio.
 
Enquanto Iorio continuava fácil na liderança, Cardoso aparecia em segundo, seguido por Guilherme Samaia. Hahn despencou de segundo para oitavo e não tinha mais ritmo competitivo na prova.
 
Na volta 13, nova entrada do safety-car. Samaia, que caminhava para o pódio em Santa Cruz do Sul, bateu forte o carro da Cesário na barreira de pneus. O piloto saiu normalmente do carro, mas sua jornada estava encerrada. Assim, Thiago Vivacqua assumia o terceiro lugar, ficando atrás de Pedro Cardoso e do líder Matheus Iorio. O tempo de safety-car era necessário para remover o carro de Samaia do local da batida. 
 
Com três minutos para o fim, na volta 19, a bandeira verde foi novamente acionada. E Iorio logo abriu vantagem para Cardoso, evitando qualquer tentativa de ultrapassagem do piloto da Hitech. A equipe chefiada por Rodrigo Contin estava bem e com dois pilotos no top-3: além de Cardoso, em segundo, Thiago Vivacqua era em terceiro.
 
Ao fim da disputa, com 23 voltas, Iorio confirmou o favoritismo e garantiu mais uma vitória na temporada. O triunfo lhe deu a liderança do campeonato e acirrou a disputa com Carlos Cunha pelo título da F3 Brasil em 2016.
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.