Piquet escala pelotão para vencer segunda corrida da F3 Brasil no Velopark. Iorio é segundo e lidera campeonato

Depois de abandonar na corrida 1, Pedro Piquet largou em 14ª na prova 2 no Velopark e foi escalando o pelotão até garantir a vitória neste domingo (26) na F3 Brasil. Matheus Iorio foi o segundo colocado e agora lidera o campeonato

A segunda corrida da F3 Brasil no Velopark neste domingo (26) viu uma apresentação de gala de Pedro Piquet. O atual campeão saiu de 14ª no grid, depois da quebra e do abandono na prova 1, e foi escalando o pelotão, com belas ultrapassagens até chegar à primeira posição. Foi a segunda vitória de Pedro em 2015. A etapa, entretanto, terminou com a intervenção do safety-car.

Matheus Iorio terminou a bateria em segundo lugar para assumir de vez a liderança da classificação geral do campeonato com 48 pontos. Rodrigo Baptista, que venceu no sábado e terminou a prova na sétima posição, é o vice-líder com 41. A vitória de Piquet o levou à terceira posição com 33. Quem fechou o pódio neste domingo foi Carlos Cunha. O jovem de 15 anos é agora o quinto da tabela de classificação.

Pedro Piquet celebra vitória no Velopark (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Confira como foi a segunda corrida da F3 Brasil no Velopark

Vencedor da categoria Light no sábado, Guilherme Samaia pulou à frente na largada — que teve os seis primeiros do resultado de sábado largando em ordem invertida — e sustentou a liderança por duas voltas, até ser superado por Cunha e Iorio. O líder do campeonato pressionava o jovem piloto pela ponta, enquanto Pedro Piquet galgava posições na parte intermediária do pelotão.

Um pouco mais atrás, a disputa pela liderança da Light começou a se configurar quando Pedro Cardoso chegou em Samaia, mas um toque no adversário fez Pedro rodar e tentar novamente alcançar os ponteiros. Ele ainda travou boa disputa com Rodrigo Baptista, da classe A, por várias voltas em que ambos trocavam de posição diversas vezes.

Na frente, Piquet se aproximava dos líderes com ritmo forte e, no 12º giro, ultrapassou Artur Fortunato para assumir o terceiro lugar. Voltas mais tarde, Fortunato teve de abandonar a prova por quebra de motor.

Largada da corrida 2 da F3 Brasil no Velopark (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Na 19ª volta, Iorio tentou o ataque sobre Cunha, cometeu um pequeno erro e viu Pedro Piquet o ultrapassar. No giro seguinte, o brasiliense tomou a liderança e Iorio se aproveitou para também passar e subir à segunda colocação.

A corrida teve três intervenções do carro de segurança: na volta 23, depois que Andreas Visnardi parou na pista com problemas mecânicos. Na 28, quando Matheus Muniz também enfrentava dificuldades técnicas com o carro, mas acabou conseguindo voltar por poucas voltas até parar de vez no 32º. E no penúltimo giro, que encerrou a corrida com bandeira amarela.

O campeonato da Light fecha a rodada do Velopark com Samaia em primeiro , com 45 pontos, contra 26 de Matheus Muniz, 21 de Pedro Cardoso e 19 de Andreas Visnardi. 

UM DOS MELHORES

Em alta na F1, Lewis Hamilton na economizou elogios na hora de falar daquele que já foi um de seus maiores rivais. Em sua coluna semanal para a emissora britânica BBC, o piloto da Mercedes e líder do campeonato afirmou que Fernando Alonso é um dos melhores pilotos da história do Mundial e lamentou que o espanhol não tenha condições de brigar na ponta atualmente. Para o inglês, será uma tragédia se Alonso deixar a F1 sem conquistar um terceiro título

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.