Em briga elétrica, Marciello leva a melhor sobre Vandoorne na primeira prova da GP2 na Bélgica. Nasr é quarto

Raffaele Marciello andou forte na segunda metade da prova em Spa-Francorchamps e conseguiu alcançar o então dono da prova Stoffel Vandoorne nos últimos momentos da corrida. Na briga pelo título, Felipe Nasr ganhou alguns pontos em relação ao líder Jolyon Palmer

A primeira prova da GP2 em Spa-Francorchamps começou doida e terminou surpreendentemente emocionante, na manhã desse sábado (23), na Bélgica. Com o líder do campeonato Jolyon Palmer travando e perdendo muitas posições na largada, e em uma volta na chuva, os comissários concluíram que a bandeira vermelha era a melhor saída. No fim das contas, Raffaele Marciello venceu a briga com Stoffel Vandoorne e ficou com a vitória.
 
Na saída, enquanto Palmer tinha problemas em tracionar e ficava exprimido por fora da curva 1, perdendo cinco posições, Felipe Nasr saía de 11º para o quinto lugar, dando uma pimenta na briga pelo campeonato. No entanto, embora pudesse parecer promissor, a bandeira vermelha na seguda volta esquentou a disputa pessoal dos dois.
Marciello venceu pela primeira vez na GP2 (Foto: Divulgação/GP2)
Quando tudo voltou ao normal, salvo por uma ameaça de Johnny Ceccoto Jr. logo após a relargada, Vandoorne se viu em boa vantagem. Mas apenas até Marciello passar a andar mais rápido, passar o venezuelano e ir para cima. No fim das contas, passou na penúltima volta, garantindo sua primeira vitória na GP2.
 
Fechando o pódio, veio Ceccoto Jr. Nasr seguiu, em quarto. Palmer terminou em sexto, com Mitch Evans entre os dois.
 
A segunda prova belga da GP2 larga no domingo, às 5h35 (de Brasília).

Saiba como foi a prova:

A largada mostrou uma chance de reviravolta na prova, com Jolyon Palmer ficando para trás. O carro não tracionou na saída, e o britânico ficou na parte molhada, bem de fora na curva 1, perdendo várias posições. Já o vice-líder do campeonato, Felipe Nasr, largou muito bem, escalando o grid.
 
Com tudo acertado, Palmer caíra para a sétima posição, com Nasr em quinto. Lá na frente, Stoffel Vandoorne aproveitou para abrir com vigor.
 
Logo na segunda volta, Conor Daly escapou na água e pegou na barreira de pneus, causando bandeira amarela. Então, a direção de prova aproveitou para chamar o Safety Car à pista.
 
Com o carro de segurança chamado, Stéphane Richelmi e Daniel De Jong aproveitaram para ir aos boxes colocar pneus de chuva. Ambos largaram com pneus intermediários numa tentativa de dar o 'pulo do gato' em relação ao pilotão.
 
No entanto, logo a direção de prova concluiu que o melhor a se fazer era acionar a bandeira vermelha e parar a corrida.
 
A relargada aconteceu cerca de 20 minutos depois, mas os carros ainda deram três giros com o Safety Car. Quando a corrida de fato foi retomada, na quinta volta, Johnny Ceccoto Jr. pulou para frente do belga. Mas teve de deixar Vandoorne passar de volta, pois se utilizou de um atalho para fazer a ultrapassagem.
 
Na volta seguinte, Nasr fez o que parecia inevitável e passou Nathanäel Berthon pela quarta colocação. Bela ultrapassagem, por dentro, na marra. Na frente, Vandoorne fazia a melhor volta da prova.
 
Na briga pela quinta colocação, Berthon e Simon Trummer se tocaram quando ao tentar se defender, o francês acabou jogando o carro para cima de Trummer. Pelo menos, foi assim que os comissários encararam, pois Berthon foi punido com um drive-through.
Simon Trummer e Nathanäel Berthon se tocaram (Foto: Divulgação/Twitter)
Mais à frente, Raffaele Marciello deixou Ceccoto Jr. para trás e começou a acelerar. De repente, era o piloto mais rápido da pista e começou a ir à caça do líder Vandoorne.
 
Agora, com a pista muito menos molhada, quem parava nos boxes já não voltava mais com pneus de pista molhada. 
 
Mais atrás, André Negrão se defendeu e Sergio Canamasas acabou indo para a área de escape. Quando voltou, acabou ultrapassado por Artem Markelov. 
 
Não demorou até que Ryo Haryanto também atacasse Canamasas, mas o japonês não conseguiu fazer uma ultrapassagem limpa e tocou no pneu traseiro direito do espanhol, que acabou rodando.
 
Vandoorne, então, foi aos boxes. Quanto ao suspense sobre que pneus ia colocar, o belga preferiu renovar aos d epista molhada. Três voltas depois, Marciello também parou e também pôs pneus de pista molhada. Com os dois já tendo feito as paradas, o reserva da McLaren ficou à frente do piloto dos quadros ferraristas.
 
Com a pista secando mais, Ceccoto Jr. logo fez a volta mais rápida da prova, que era do líder. No giro seguinte, Vandoorne marcou novamente a volta mais rápida: 2min17s627.
 
No 20º giro, Marciello baixou da casa do 2min17, e pulverizou a diferença entre os dois. Demoraria mais três voltas até que Marciello conseguisse executar o inevitável e passasse Vandoorne.
 
Antes do fim, a Haryanto ainda perdeu sua Caterham e acabou rodado e fora da prova.
 
No fim das contas, Marciello cruzou a quadriculada na frente pela primeira vez na GP2, se recuperando bem do puxão de orelhas recebido da Ferrari após a prova na Hungria.

GP2, Bélgica, Prova 1, Sábado:

1 RAFFAELE MARCIELLO ITA RACING ENGINEERING 1:19:29.116 25 voltas
2 STOFFEL VANDOORNE BEL ART +2.088  
3 JOHNNY CECCOTO JR. VEN TRIDENT +35.375  
4 FELIPE NASR BRA CARLIN +39.831  
5 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME +50.526  
6 JOLYON PALMER ING DAMS +1:00.123  
7 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +1:01.166  
8 DANIEL ABT ALE HILMER +1:01.776  
9 ANDRÉ NEGRÃO BRA ARDEN +1:02.872  
10 DANIËL DE JONG HOL MP +1:05.435  
11 ADRIAN QUAIFE-HOBBS ING RAPAX +1:11.224  
12 TOM DILLMANN HOL ARDEN +1:16.681  
13 JULIÁN LEAL COL CARLIN +1:17.071  
14 MARCO SORENSEN DIN MP +1:18.325  
15 ARTHUR PIC FRA CAMPOS +1:18.578  
16 TAKUYA IZAWA JAP ART +1:19.110  
17 KIMIYA SATO JAP CAMPOS +1:21.789  
18 SIMON TRUMMER SUI RAPAX +1:22.766  
19 JON LANCASTER ING HILMER +1:32.099  
20 SERGIO CANAMASAS ESP TRIDENT +1:33.957  
21 STÉPHANE RICHELMI MCO DAMS +1:34.528  
22 NATHANAËL BERTHON FRA LAZARUS +1:50.554  
  RIO HARYANTO INA CATERHAM   NC
  STEFANO COLETTI MCO RACING ENGINEERING   NC
  CONOR DALY EUA LAZARUS   NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.