Sergey Sirotkin foi cirúrgico no treino classificatório da GP2 em Mônaco, nesta quinta-feira (26). O piloto russo registrou o excelente tempo de 1min19s894, superando Norman Nato. A grande sorte de Sirotkin veio momentos depois: Artem Markelov passou reto na Sainte-Dévote, encheu a barreira de proteção e causou uma bandeira vermelha.
Sorte por causa do timing da interrupção. Restavam apenas 3min48s de treino, insuficiente para os pilotos recuperarem temperatura nos pneus e marcarem voltas realmente competitivas. De certa forma, Markelov impediu a loucura de tempos rápidos que costuma marcar os últimos instantes de uma classificação.
Beneficiado pelo formato especial da classificação em Mônaco, Nato garantiu o segundo lugar. A GP2 formou dois grupos de pilotos para evitar o tráfego, Norman foi o melhor do Grupo A. No geral, foi apenas o terceiro melhor tempo, mas por ter ponteado sua divisão, a primeira fila estava garantida.
Sergey Sirotkin, pole em Mônaco (Foto: GP2)
Jordan King, companheiro de Nato, acabou com o terceiro posto no grid. Mitch Evans, Oliver Rowland e Alex Lynn completam as três primeiras filas do grid.
A ordem de largada, todavia, ainda podia mudar bastante. Pierre Gasly e Sergio Canamasas correm o risco de receber punições por irregularidades na pesagem dos carros.
Saiba como foi o treino classificatório da GP2
Para evitar problemas com o tráfego, a GP2 optou por dividir os pilotos em dois grupos. O A e o B. Cada um contava com 11 candidatos, que teriam tempo mais limitado para marcar voltas rápidas.
Alex Lynn, piloto de testes da Williams, foi o primeiro a marcar uma volta rápida em Mônaco. O tempo, 1min23s1, não era dos mais competitivos: Pierre Gasly aparece pouco depois e baixou a marca para 1min21s3. Ainda estava muito cedo para falar em favoritos, mas o francês definitivamente estava forte.
Mas talvez não o suficiente. Marvin Kirchhöfer tomou a pole provisória pouco depois, e a primeira colocação logo passou para Mitch Evans, com um belo 1min20s5. Seria possível superar Evans?
Seria. E dois fizeram isso: primeiro Norman Nato, vencedor da corrida 1 em Barcelona, tomou a liderança de seu grupo. Em questão de instantes, Lynn recuperou a liderança. Os tempos não paravam de baixar. Prova disso é que o próprio Evans recuperou a pole provisória instantes depois.
Norman Nato fecha a primeira fila (Foto: GP2)
Quase com cronômetro zerado veio a última troca de líder no Grupo A. Nato foi o privilegiado, com um ótimo 1min19s894. Os carros do Grupo B teriam uma pista um pouco mais aderente, mas as condições seriam virtualmente as mesmas.
Mesmo assim, levaria algum tempo para o novo grupo de pilotos sequer chegar perto dos registros anteriores. Sergio Canamasas, por exemplo, era o mais rápido com o tempo de 1min21s5.
Quando os tempos baixaram, baixaram para valer. Dois toques e Sergey Sirotkin já havia baixado a marca de Nato, chegando ao 1min19s6. Jordan King, companheiro de Norman, também superou a marca anterior, garantindo provisoriamente a segunda posição do grid.
Uma bandeira vermelha tratou de comprometer o fluxo de voltas do Grupo B. Artem Markelov passou reto na Sainte-Dévote, bateu no guard-rail e causou a interrupção. O russo errou muito: perdeu o ponto de freada por uns dois quilômetros e bateu com alguma força. A barreira acabou comprometida, exigindo uma longa interrupção.
A sessão até recomeçou, mas foi só para cumprir tabela. O tráfego foi mais um problema e, em condições desfavoráveis, ninguém fez tempos competitivos.
No entanto, horas depois do final da classificação o que se previa se concretizou: Gasly e Canamasas acabaram punidos por irregularidades no peso de seus carros. Eles, que largariam da 13ª e 16ª posições, respectivamente, agora sairão do pitlane.
GP2 2016, Mônaco, treino classificatório, Grupo A:
1 |
NORMAN NATO |
FRA |
RACING ENGINEERING |
1:19,894 |
|
2 |
MITCH EVANS |
NZL |
PERTAMINA CAMPOS |
1:19,962 |
+0,068 |
3 |
ALEX LYNN |
ING |
DAMS |
1:20,014 |
+0,120 |
4 |
RAFFAELE MARCIELLO |
ITA |
RUSSIAN TIME |
1:20,601 |
+0,707 |
5 |
LUCA GHIOTTO |
ITA |
TRIDENT |
1:20,630 |
+0,736 |
6 |
NOBUHARU MATSUSHITA |
JAP |
ART |
1:20,744 |
+0,850 |
7 |
MARVIN KIRCHHÖFER |
ALE |
CARLIN |
1:21,016 |
+1,122 |
8 |
PIERRE GASLY |
FRA |
PREMA |
1:21,381 |
+1,487 |
9 |
ARTHUR PIC |
FRA |
RAPAX |
1:21,965 |
+2,071 |
10 |
DANIËL DE JONG |
HOL |
MP |
1:21,978 |
+2,084 |
11 |
JIMMY ERIKSSON |
SUE |
ARDEN |
1:22,029 |
+2,135 |
GP2 2016, Mônaco, treino classificatório, Grupo B:
1 |
SERGEY SIROTKIN |
RUS |
ART |
1:19,186 |
|
2 |
JORDAN KING |
ING |
RACING ENGINEERING |
1:19,691 |
+0,505 |
3 |
OLIVER ROWLAND |
ING |
MP |
1:19,852 |
+0,666 |
4 |
ANTONIO GIOVINAZZI |
ITA |
PREMA |
1:19,972 |
+0,786 |
5 |
NICHOLAS LATIFI |
CAN |
DAMS |
1:20,182 |
+0,996 |
6 |
ARTHUR PIC |
FRA |
RAPAX |
1:20,360 |
+1,174 |
7 |
SERGIO CANAMASAS |
ESP |
CARLIN |
1:20,600 |
+1,414 |
8 |
SEAN GELAEL |
INA |
PERTAMINA CAMPOS |
1:20,877 |
+1,691 |
9 |
ARTEM MARKELOV |
RUS |
RUSSIAN TIME |
1:22,160 |
+2,974 |
10 |
PHILO PAZ ARMAND |
INA |
TRIDENT |
1:22,707 |
+3,521 |
11 |
NABIL JEFFRI |
MAL |
ARDEN |
1:22,722 |
+3,536 |
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
| |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.