Vandoorne toma ponta na largada e conquista corrida 2 da GP2 em Hungaroring. Nasr vai ao pódio em terceiro

A vitória na segunda corrida da GP2, neste domingo (27), ficou com o piloto reserva da McLaren, Stoffel Vandoorne. Saindo de segundo, o belga superou o pole Nathaniel Berthon, assumiu a liderança antes de completar a primeira volta e não a largou mais. Felipe Nasr foi o terceiro, depois de uma intensa disputa com Jolyon Palmer, líder do campeonato e principal rival pelo título

Em mais uma corrida movimentada e cheia de incidentes, Stoffel Vandoorne caminhou tranquilo para vencer a segunda prova da GP2 na Hungria, sétima rodada dupla da temporada 2014, nesta manhã de domingo (27). Largando da segunda colocação, o piloto reserva da McLaren saltou para a ponta antes mesmo da primeira curva e não foi incomodado por mais ninguém, cruzando a linha de chegada com mais 3s de diferença para os dois rivais.

Stoffel Vandoorne é o terceiro colocado no campeonato (Foto: GP2/LAT Photo)

O pódio foi completado por Jolyon Palmer e Felipe Nasr, os dois principais candidatos ao título da categoria de acesso neste ano. Como já acontecera na corrida 1 deste sábado, ambos também protagonizaram uma intensa disputa durante toda a prova pelo segundo posto, mas o inglês acabou levando a melhor em cima do brasileiro.

Com os resultados, Palmer ainda lidera a tabela de classificação com 192 pontos, 43 a mais que Nasr. Vandoorne é o terceiro, com 109.

Confira como foi a segunda corrida da GP2 na Hungria neste domingo

Saindo da pole por conta do grid invertido, Nathanaël Berthon não fez boa largada e perdeu a ponta logo de cara para Stoffel Vandoorne. Felipe Nasr, que partia em terceiro, saiu bem também, se colocou pelo lado de dentro da pista e tomou a segunda posição para si. Berthon caiu para terceiro e já se defendia dos ataques de Daniel Abt.

Passada a primeira curva, Nasr começou a colocar pressão em Vandoorne pela liderança da prova, enquanto Jolyon Palmer, que saíra mal do quinto do posto, tentava ultrapassar Abt. A manobra não tardou e logo o inglês passou a infernizar a vida de Berthon. O líder do campeonato superou o francês na quinta passagem.

Largada da corrida curta da GP2 (Foto: GP2/LAT Photo)

Lá na frente, ao mesmo tempo em que o piloto reserva da McLaren tentava escapar de Nasr, Palmer buscava o brasileiro. Mais atrás, Stefano Coletti saía da pista depois de um toque com Johnny Cecotto Jr., enquanto Adrian Quaife-Hobbs e Maro Sorensen travavam uma bela disputa pelo oitavo lugar.

As atenções, entretanto, estavam mesmo voltadas para o duelo entre os dois principais candidatos ao título. Em terceiro, Palmer perseguia Nasr, reeditando o duelo que os dois tiveram na corrida 1 do sábado.

A sétima volta foi a escolhida pelo britânico para tentar superar o brasileiro. Em um movimento semelhante ao de ontem, também na curva 1, o piloto da Dams se colocou ao lado de Felipe e tirou dele a segunda posição. O brasiliense chegou a sair da pista para evitar um toque.

Nasr reclamou da manobra do adversário pelo rádio. O incidente foi para a mesa dos comissários, que decidiram não aplicar qualquer sanção. Felipe ainda tentou ir atrás do rival, mas as posições se mantiveram até o fim da corrida, com vitória do jovem Vandoorne, a segunda da temporada. 


No Parque Fechado, Nasr ainda se queixou com Palmer pelo comportamento do rival.  Berthon, Abt, Arthur Pic, Conor Daly, Quaife-Hobbs, Raffaele Marciello e  Mitch Evans completaram os dez primeiros. No entanto, uma punição para Quaife-Hobbs por forçar Dillmann para fora da pista na volta final fez com que 20s fossem adicionados a seu tempo, o colocando-o na P12 e subindo Marciello para a oitava colocação e a zona de pontos

Andre Negrão não completou a prova depois de um choque com Simon Trummer, da qual ele foi considerado culpado e vai perder cinco posições no grid da próxima etapa. Por fim, o último punido foi Däniel de Jong, que foi culpado por uma batida com Julián Leal na curva 1 e também teve 20s adicionados ao seu tempo final, caindo da 17ª para a 18ª posição.

A GP2 volta agora apenas em agosto, entre os dias 23 e 24, para a rodada da Bélgica, no veloz circuito de Spa-Francorchamps.

 

GP2, Hungria, Hungaroring, Corrida 2, Final:

1 STOFFEL VANDOORNE BEL ART 43:54.536 28 voltas
2 JOLYON PALMER ING DAMS +3.328  
3 FELIPE NASR BRA CARLIN +4.254  
4 NATHANAËL BERTHON FRA LAZARUS +17.211  
5 DANIEL ABT ALE HILMER +17.780  
6 ARTHUR PIC FRA CAMPOS +25.326  
7 CONOR DALY EUA LAZARUS +26.815  
8 RAFFAELE MARCIELLO ITA RACING ENGINEERING +34.706  
9 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME +38.981  
10 MARCO SORENSEN DIN MP +40.368  
11 STÉPHANE RICHELMI MCO DAMS MP +45.157  
12 ADRIAN QUAIFE-HOBBS ING RAPAX +31.740
P: 20s
 
13 SIMON TRUMMER SUI RAPAX +52.509  
14 RENÉ BINDER AUT ARDEN +55.027  
15 JULIÁN LEAL COL CARLIN +55.271  
16 JON LANCASTER ING HILMER +57.709  
17 RIO HARYANTO INA CATERHAM +1:10.141  
18 DANIËL DE JONG HOL MP +57.896
P: 20s
 
19 TOM DILLMANN HOL CATERHAM NC  
20 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME NC  
21 TAKUYA IZAWA JAP ART NC  
22 KIMIYA SATO JAP CAMPOS NC  
23 STEFANO COLETTI MCO RACING ENGINEERING NC  
24 ANDRE NEGRÃO BRA ARDEN NC  
25 JOHNNY CECOTTO JR. VEN TRIDENT NC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.