10+: Tony 300 – as 10 maiores corridas de Kanaan — eleitas por ele

Tony Kanaan completa 300 corridas na Indy neste final de semana. No dia das 500 Milhas de Indianápolis, o veterano piloto brasileiro elege suas dez vitórias mais marcantes da carreira

Artes de Rodrigo Berton

Fim de semana de 500 Milhas de Indianápolis e de sua corrida de número 300 na Indy. Aos 40 anos, Tony Kanaan terá, neste domingo (24), um dos dias mais importantes de sua vitoriosa trajetória no automobilismo.

 
Ao falar da carreira e da marca que está prestes a completar, Kanaan fez um apanhado de sua história no esporte a motor, desde os primeiros passos. E lembrou como momentos marcantes as vitórias mais importantes que conquistou ao longo desse caminho.
 
E claro que dentre as dez mais, estão triunfos emocionantes como as 500 Milhas de Indianápolis em 2013 e as 500 Milhas de Fontana no ano passado. Tony também lembrou as conquistas ainda do início da carreira e da primeira vitória na Indy.
 
Confira a lista feita pelo baiano a pedido do GRANDE PRÊMIO:
 
“F-Alfa Boxer em 1994 em Monza. Foi onde tudo começou”.

Tony Kanaan não podia deixar de fora da lista o ano de 1994. Correndo na antiga F-Alfa Boxer, o brasileiro sagrou-se campeão com as cores da equipe Cram. Kanaan destacou a prova em Monza, o começo de sua trajetória.

“1995, quando eu ganhei a prova de F3 em Ímola, foi super importante porque aconteceu um ano depois da morte de Ayrton Senna. Era uma pista emblemática e sempre traz muita emoção”.

Kanaan também não esqueceu seu triunfo em San Marino na época de F3 Italiana. O atual piloto da Ganassi exaltou a pista, mas explicou que a prova teve, para ele, uma importância especial: aconteceu um ano após a morte de Ayrton Senna no mesmo circuito.

“A primeira vitória de Indy Lights, na pista de Detroit, em 1996. Foi incrível também. Super legal.”

Como não estava deixando passar nenhuma etapa de sua carreira, não tinha como Kanaan ignorar a Indy Lights. O brasileiro falou do GP de Detroit, sexta etapa da temporada de 1996 e sua primeira vitória na principal categoria de acesso à Indy, quando corria pela equipe Tasman. A prova marcou uma importante arrancada de Kanaan que ainda fechou o ano como vice-campeão. O canadense David Empringham ficou com o título.

“Corrida em Laguna Seca em 1997, também na Indy Lights, e onde teve uma reviravolta no campeonato depois daquilo.”

Uma pole-position e um segundo lugar em Laguna Seca que foram vitais para a conquista do campeonato. A temporada 1997 da Indy Lights foi de disputa intensa entre Kanaan e Helio Castroneves pelo título. Melhor para o baiano, que chegou na frente na penúltima prova do campeonato – vencida por Cristiano da Matta – e abriu vantagem importante para sagrar-se campeão.

“Em 1999, teve a vitória nas 500 Milhas de Michigan, andando na Champ Car, pela Forsythe. Aquela corrida eu ganhei na última curva, passando o Max Papis. E foi legal para caramba, porque essa corrida foi a que substituiu as 500 Milhas de Indianápolis, quando houve a separação com a Indy.”

Seria difícil imaginar uma primeira vitória mais marcante que a que teve Kanaan na Champ Car. Com direito a ultrapassagem na última curva, o baiano triunfou nas 500 Milhas de Michigan, a 12ª corrida do campeonato de 1999. 

“Posso colocar aí também a minha primeira vitória na Indy em 2003, foi Phoenix. E essa está guardada na memória aqui.”

Kanaan teve grande apresentação e comandou o final de semana do GP de Phoenix de 2003. Pole-position, o baiano dominou um pódio totalmente brasileiro na categoria principal de monopostos americanos, com Castroneves em segundo e Felipe Giaffone em terceiro. A prova – a segunda daquela temporada – também ficou marcada pela pancada entre Michael Andretti e outro brasileiro, Gil de Ferran, que seria o vice-campeão de 2003. Kanaan fechou aquele ano em quarto.

Iowa 2010. Vitória importante, porque já tinha batido muitas vezes naquela pista.”

Vencer em uma pista em que você bateu três anos consecutivos tem um sabor especial. Foi assim que aconteceu com Kanaan e Iowa. Após três abandonos entre 2007 e 2009, o brasileiro largou em uma modesta 15ª colocação e venceu com categoria a prova de 2010. Após 250 voltas – 62 delas na liderança – Kanaan comandou um pódio de sul-americanos que teve Castroneves e o venezuelano EJ Viso. Além disso, Tony encerrou um jejum de triunfos que vinha desde 2008.

“500 Milhas de Fontana no ano passado, que foi a primeira vitória com a Ganassi”.

E como se esquecer da popular vitória para tirar a zica de Tony em Fontana? Após uma primeira metade de campeonato complicadíssima da Ganassi, o brasileiro bateu na trave em uma série de corridas na parte final da temporada. Terceiro em Iowa, terceiro na corrida 1 de Toronto, segundo na corrida 2 de Toronto e terceiro em Milwaukee, o veterano saiu do quase e venceu em Fontana, dedicando o triunfo para o chefe de equipe Chip Ganassi, com quem tem ótima relação.

“24 Horas de Daytona. Foi uma das grandes vitórias da minha carreira. Acho que depois de dizer que ganhou as 500 Milhas de Indianápolis, vencer as 24 Horas de Daytona também tem um grande peso no currículo. É uma corrida que eu sempre quis disputar e vencer.”

Outra vitória pela Ganassi também entrou na lista de Kanaan. Pela United SportsCar, o brasileiro ganhou as 24 Horas de Daytona, prova icônica do automobilismo norte-americano. A etapa aconteceu em janeiro de 2015 e o brasileiro formou quarteto com o parceiro de Indy Scott Dixon e dois pilotos da Nascar, Jamie McMurray e Kyle Larson.

“500 Milhas de Indianápolis em 2013. Essa vitória foi muito maior que o título. O título é uma coisa grande, mas acho que o que realmente conta são as 500 Milhas de Indianápolis, especialmente aqui nos EUA. Acho que ter conquistado os dois é algo incrível, dizer que tem os dois triunfos é legal para caramba. Mas, com certeza, a Indy 500 foi a maior vitória da minha carreira. E vai ser sempre a maior vitória da minha carreira.”

Lógico que as 500 Milhas de Indianápolis estariam na lista das dez provas mais marcantes de Kanaan. O próprio piloto considera aquele o principal momento da carreira, maior até que o título da categoria que conquistou em 2004. E demorou para o brasileiro desencantar no principal palco do automobilismo americano. A vitória veio em 2013, com as cores da modesta KV. A atuação de Kanaan foi excelente, beliscando a dianteira desde o princípio da etapa, trocando posições com o pole Ed Carpenter e com Marco Andretti. No fim, com um acidente de Dario Franchitti, o brasileiro cruzou a linha final sob bandeiras amarelas e se emocionou bastante com o feito alcançado já aos 38 anos de idade e tantos anos nos Estados Unidos.

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