Alonso releva ritmo de voltas em “pista que muda muito” e afirma: “O maior desafio ainda é guiar em tráfego”

Fernando Alonso passou fácil pelo programa de orientação a calouros para a Indy 500 e até fez algumas boas voltas, mas ignorou isso e lembrou que o mais difícil ainda é andar em tráfego e, por isso, o melhor a fazer é não se empolgar e dar um passo de cada vez

 

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Fernando Alonso estava bastante sereno em sua entrevista coletiva após o primeiro dia de testes no oval de Indianápolis. Nesta quarta-feira (3), o espanhol completou com tranquilidade o programa de orientação aos novatos e foi, aos poucos, se encontrando na pista, virando 40s441 em sua melhor volta.
 
O bicampeão da F1 mostrou muita cautela para avaliar seu primeiro dia de Indy. Alonso lembrou que testou o tempo todo de cara para o vento, ou seja, ainda precisa encarar aquele que considera o maior desafio no Indianapolis Motor Speedway: o tráfego.
 
"O maior desafio continua sendo guiar no tráfego, então eu preciso dar um passo de cada vez. A pista muda muito durante o dia, então não sei dizer se minhas voltas estavam boas", afirmou.
 
É notável que Fernando vem recebendo bastante apoio de seus companheiros, especialmente de Marco Andretti, que mais cedo ajudou Alonso com dois shakedows, ajustando um carro que saía bastante de frente. O espanhol também deixou um agradecimento especial aos parceiros de equipe, frisando que todos têm o auxiliado. 
Marco Andretti, Gil de Ferran e Fernando Alonso (Foto: Reprodução/Twitter)
"A ajuda dos caras da Andretti tem sido fantástica. Eles têm me ajudado muito, o intercâmbio está sendo muito positivo, trocamos informações todos os dias. Já quero conversar agora com os engenheiros para falarmos de como foram os testes", disse.
Logo depois do primeiro teste, Alonso afirmou que descobriu uma realidade diferente da vista anteriormente no simulador e dizendo que não foi fácil atingir as velocidades necessárias para avançar os primeiros estágios do programa dos novatos. 
 
"Foi divertido. Bom jeito de começar. Foi um pouquinho difícil de alcançar a velocidade no começo, mas espero que a gente consiga mais voltas para sentir melhor o carro", comentou.
 
Ainda em adaptação com o bólido da Andretti, o bicampeão da F1 explicou que ainda não pegou totalmente o jeito da coisa.
 
"Por enquanto, é o carro que me conduz, não eu a ele. A sensação do simulador foi realística. Você tem o primeiro contato, sabe como vai ser, mas estar no carro é uma sensação única. Você vai de pé embaixo no simulador, e não é a mesma coisa que o carro de verdade”, admitiu.
 
O espanhol citou o último stint complicado, já com o tempo virando e garantiu que tinha fôlego para mais algumas voltas.
 
"Estava ventando bastante nas últimas voltas, mas isso foi bom para ver as dificuldades de andar aqui. Paramos porque não tinha mais pneus. Agora vamos ver os próximos passos, se não fosse a chuva, provavelmente a gente teria andado mais", falou.
Fernando Alonso em Indianápolis (Foto: McLaren)
Como foi a primeira vez de Alonso no oval de Indianápolis
 
Marco Andretti completou dois shakedowns, já que no primeiro foi detectado um pequeno problema de equilíbrio do carro, que saía um pouco de frente. Em seguida, o norte-americano saiu novamente para a pista e, quando retornou aos pits, passou as impressões do comportamento do carro para a equipe antes de Alonso assumir de vez o volante.
 
Até que, às 10h49 locais (11h49 pelo horário de Brasília), Alonso vestiu balaclava e capacete e finalmente entrou no carro para completar suas primeiras voltas em um circuito oval. Com os cintos de segurança devidamente apertados, Fernando estava pronto para a estreia. Com o motor Honda do carro ligado, o espanhol acelerou às 10h55, horário local.
 
Definitivamente, começava naquele momento a trajetória de Fernando Alonso rumo ao sonho de buscar a vitória em Indianápolis. E o espanhol foi evoluindo de forma progressiva, cumprindo com o cronograma estabelecido pela Andretti. Na sexta volta, o bicampeão da F1 alcançava já uma velocidade média de 337,7 km/h, evoluindo sem grandes problemas antes de retornar ao pit.
 
Alonso fez uma breve pausa antes de retornar à pista para seguir com o cronograma estabelecido pela Andretti.  Foi um stint de dez voltas, cumprindo a primeira parte do ROP. Sem problemas, o asturiano passou dos 210 mph e avançou à segunda fase da programação. A partir de então, o piloto de 35 anos aumentou um pouco mais o ritmo, avançando também para 211 mph (339 km/h) de média no circuito de Indianápolis. Nos bastidores, Zak Brown comentava: "Nunca vi Alonso tão feliz".
 
Fernando completou com tranquilidade também a segunda fase do Programa de Orientação a Novatos, andando sempre entre 211 e 213 mph, com sua melhor volta sendo em 213,852 mph (344,08 km/h). Faltava, portanto, apenas a fase derradeira do ROP para Alonso ser definitivamente aprovado pela Indy para fazer parte do rol dos pilotos em busca de uma das 33 vagas do grid das 500 Milhas de Indianápolis.
 
Na primeira volta da terceira fase do ROP, Alonso já conseguiu marcar 219.495 mph (353,16 km/h) de média, melhorando para 219.503 mph (353,2 km/h) na segunda. Na sequência, o espanhol conseguiu se manter constante, sempre na casa de 219 mph (352 km/h) e sustentou uma média mais que suficiente para completar com êxito a primeira parte do seu teste, passando com folga pelo 'Rookie Test' no Indianapolis Motor Speedway.
 
Depois de concluir o programa de orientação aos novatos, Alonso ainda voltou para a pista e conseguiu melhorar mais as suas marcas, estabelecendo 40s441 como melhor volta, batendo nas 222.548 mph (358 km/h).
 
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