Ataque em Manchester e presença de vice-presidente dos EUA levam organização a reforçar segurança em Indianápolis

O ataque ao show da cantora Ariana Grande em Manchester e a possível presença do vice-presidente norte-americano Mike Pence fizeram com que a organização das 500 Milhas de Indianápolis reforçassem consideravelmente o esquema de segurança para a prova do final de semana

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis terá um esquema de segurança reforçado após o atentado terrorista que deixou 22 mortos e quase 60 feridos em um show em Manchester, na Inglaterra, no começo desta semana. Além da preocupação natural que um ato de terror deste tamanho representa, há ainda um adendo no esquema de segurança montado para a Indy 500: a possível presença do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

 
Tradicionalmente, a Indy 500 atrai um público de cerca de 300 mil pessoas para a região e o Indianapolis Motor Speedway. Há um fator complicador para o esquema: são esperadas instabilidades climáticas durante o fim de semana, o que pode causar um processo de evacuação do autódromo durante a corrida ou um dos shows que irão acontecer no local na sexta-feira e no sábado – do cantor country Keith Urban e da Steve Miller Band. 
 
Os dois shows terão um público maior do que aquele presente da Manchester Arena na última segunda-feira, 22, para um concerto da cantora Ariana Grande. E, claro, a presença de Pence é um fator importante. O republicano é de Indiana – inclusive era governador do estado antes de concorrer à vice-presidência -, é popular por lá e um entusiasta da Indy 500.
O logo do IMS nas arquibancadas de Indy (Foto: IndyCar)
"Uma coisa que os torcedores vão reparar neste ano é que vai haver um crescimento considerável de homens armados cuidando da segurança do evento", disse o presidente do Speedway, Doug Boles. "Estamos ajustando já os detalhes com representantes da segurança local, estadual e federal para que não haja nenhum tipo de ameaça, então não temos o que temer na região do Speedway", seguiu Boles.
 
Segundo a agência de notícias 'Reuters', o evento recebeu um SEAR 2 no grau da Segurança Nacional, uma designação que permite que ativos federais sejam levados ao local para reforçar a segurança de um dos maiores eventos do país. Agências de segurança locais, estaduais e também do governo federal irão auxiliar com diferentes tipos de equipamento: desde cães farejadores até equipamento de reconhecimento de placas de automóveis e diversos pontos de checagem, além de algumas restrições no dia da corrida. 
 
"Nós ainda não tivemos a confirmação do escritório do vice-presidente sobre sua presença, mas estamos nos preparando para caso ela realmente aconteça. Estamos vendo a parte da logística, o que teremos de fazer para evitar tumultos em sua chegada e deslocamento", encerrou Boles.
 
A preocupação com eventos esportivos nos Estados Unidos sempre foi grande, mas cresceu ainda mais após os ataques coordenados na chegada da Maratona de Boston, em 2013, que deixou três mortos. 
O lindo Indianapolis Motor Speedway (Foto: Beto Issa)
Atentado do dia 22 de maio
 
A cantora Ariana Grande terminava seu show, parte de uma turnê internacional, quando uma explosão aconteceu dentro da Arena de Manchester. As informações rapidamente começaram a apontar para um caso de atentado terrorista com vítimas fatais. Até o momento, dois dias depois, 22 mortes foram confirmadas, mas pelo menos 18 pessoas seguem internadas com sérias lesões.
 
É importante ressaltar que Ariana é um fenômeno da música pop, e, portanto, atrai um público que consiste basicamente de crianças e adolescentes. O terrorista responsável pelo atentado suicida foi identificado como Salman Abedi, de 22 anos, nascido e criado em Manchester. 
 
Polícia e inteligência, porém, não acreditam que Abedi tenha agido sozinho. Mais duas pessoas suspeitas de envolvimento com o atentado foram presas, e o Reino Unido segue em alerta "crítico" para ataques terroristas no país – o que significa a expectativa de uma nova tentativa terrorista a qualquer momento. 

GENIAL, ALONSO FOI ESPETACULAR NA CLASSIFICAÇÃO EM INDIANÁPOLIS E ENTRA NO PÁREO PELA VITÓRIA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.