Bourdais faz valer pole em Toronto e acaba com seca de vitórias na Indy. Castroneves termina em 2º e Kanaan é 3º

Sébastien Bourdais venceu pela primeira vez desde 2007 na Indy. O francês aproveitou a pole-position para acabar o com a seca e recolocar a KV no lugar mais alto do pódio. Helio Castroneves e Tony Kanaan escaparam das ocorrências e completaram o pódio da corrida 1

Acabou o jejum de Sébastien Bourdais na Indy, que perdurava desde o GP do México de 2007. Neste domingo (20), em Toronto, o francês venceu com muita autoridade a corrida 1 no circuito de rua canadense. O triunfo do carro #11 também marcou a primeira vitória da KV em circuitos mistos ou de rua desde a fusão com a Champ Car, em 2008.
 
A segunda posição ficou com Helio Castroneves. Muito regular, o brasileiro fez prova segura e garantiu importantíssimos pontos na briga pelo título. A terceira colocação foi do brasileiro Tony Kanaan, que finalmente emplaca uma sequência de boas corridas no ano.
 
Em quarto cruzou Simon Pagenaud, que teve um início de prova bastante conturbado e atrapalhado por um toque do italiano Luca Filippi. Na quinta colocação ficou Scott Dixon, da Ganassi.
 
Em sexto chegou Graham Rahal, seguido por Charlie Kimball e James Hinchcliffe. Will Power apareceu em nono depois de fazer grande prova de reação, ainda arrancando valiosos pontos. O grupo dos dez primeiros ainda teve Justin Wilson, piloto da Dale Coyne.
 
Para a segunda corrida, o grid vai ser formado de acordo com a classificação do campeonato. Assim sendo, Castroneves, Power, Pagenaud, Hunter-Reay e Montoya vão ocupar os cinco primeiros lugares. 
Sébastien Bourdais venceu a corrida 1 da Indy em Toronto (Foto: Getty Images)
Confira como foi a corrida 1 da Indy em Toronto:
 
Depois do adiamento da corrida 1 neste sábado (19), a Indy conseguiu realizar sua prova na manhã deste domingo (20). Como efeito do que aconteceu durante as tentativas de largada de ontem, diferente do que havia sido anunciado, Ryan Briscoe, Juan Pablo Montoya e Will Power ocuparam os últimos lugares do grid.
 
Após uma largada limpa, com os ponteiros mantendo suas posições, Luca Filippi tocou Simon Pagenaud ainda na primeira volta, causando enorme congestionamento e a primeira interrupção da prova. O choque afetou diretamente Josef Newgarden, Takuma Sato e Mike Conway, que foram acertados pelo carro rodado do francês. Sobrou também para Carlos Muñoz, que ficou encaixotado atrás do carro #14.
 
A primeira paralisação aconteceu cedo, com todos os pilotos sendo obrigados a ir para os boxes. Quem mais se prejudicou foi  Sato. Pela terceira vez em quatro etapas, sem culpa qualquer, o japonês deu adeus à disputa da prova de forma precoce. Foi o sexto abandono seguido do piloto da Foyt.
 
Depois de muito trabalho da equipe Fisher Hartman, Newgarden conseguiu alinhar, na parte final do grid. Pouco depois, foi a vez da Andretti liberar Muñoz e da Schmidt soltar Pagenaud para voltarem para a briga. Apesar do acidente ter envolvido muitos carros, apenas Sato não conseguiu prosseguir.
 
Ryan Hunter-Reay atacou Castroneves e conquistou a segunda posição pouco depois da relargada. No pelotão de trás, Conway, Muñoz, Pagenaud e Power iniciavam suas recuperações.
 
Pouco depois, a disputa entre Hunter-Reay e Castroneves reacendeu, enquanto Bourdais passava dos 3s de vantagem para a dupla. Na volta 11, Briscoe e Pagenaud optaram por anteciparem as paradas, buscando nova estratégia.
 
Quando a corrida parecia estar tranquila, duas batidas seguidas. Filippi voltou a aparecer, desta vez acertando o muro e danificando a suspensão do seu RLL. Segundos depois, o colombiano Carlos Huertas apareceu na barreira de pneus e, com o bico danificado, teve de ir para os boxes.
 
A segunda relargada aconteceu na volta 21, com James Hinchcliffe, Justin Wilson, Jack Hawksworth e Graham Rahal brigando pelo sexto posto. O piloto da RLL contou com a espalhada de Hinch para, logo depois, realizar grande manobra e superar Wilson.
 
Então, como em quase todas as corridas do ano, Sebastián Saavedra começou a perder muito rendimento com os pneus macios e despencou do décimo para o 15º lugar em cinco voltas.
 
Enquanto Bourdais escapava lá na frente, Castroneves partia para cima e recuperava a segunda colocação em cima de Hunter-Reay, que já sofria com os pneus.
 
Na volta seguinte, foi Kanaan quem passou o carro amarelo da Andretti. Instantâneo: mais da metade do grid foi para os boxes, incluindo o líder Bourdais, todos sofrendo com o desgaste dos pneus macios. 
 
Com as paradas realizadas, Pagenaud tomou a ponta, 7s na frente de Bourdais. Na terceira posição aparecia, surpreendentemente, Huertas. Castroneves e Kanaan completavam o grupo dos cinco primeiros.
 
Na volta 39, Hunter-Reay partiu pra cima de Kanaan. O brasileiro fechou a porta e o americano acertou em cheio o muro, danificando bastante a parte dianteira do carro e abandonando a prova.
 
Huertas e Pagenaud foram para os boxes e voltaram para a pista na relargada. Quem voltou com eles? Sim, Sato, com 41 voltas de atraso.
 
Bourdais reassumia, assim, a liderança, seguido pelos brasileiros Castroneves e Kanaan, Pagenaud e Dixon. Em sexto, Rahal seguia à sua maneira, passando do ponto e quase colidindo forte com o neozelandês na briga pelo quinto lugar.
 
Quietinho, discreto, Power foi pra cima de Aleshin e Hawksworth e, assim, já entrava no top-10. Enquanto isto, na Foyt, outra vez Sato parava.
 
Com 11 voltas para o final, o primeiro retardatário – tirando Sato – da corrida: Bourdais colocou uma volta no seu companheiro de KV, Saavedra.
 
Quando parecia certo que a maior barbeiragem da prova seria aquela protagonizada por Filippi, Newgarden apareceu. Com o carro acerto e mais veloz que o de Power, o piloto da Fisher Hartman foi para cima. Contudo, se atirou na frente do australiano na curva e, sem conseguir contorná-la, acabou rodando onde ontem Arie Luyendyk escapou guiando o safety-car. Mas dava para piorar. Newgarden tentou voltar para a pista e bateu a traseira do carro na quina do guard-rail.
 
Lá na frente, Bourdais garantiu a vitória, quase que de ponta a ponta. Longe dos acidentes, Castroneves cruzou a linha final em segundo, seguido pelo compatriota Kanaan – que ainda sofreu um breve ataque de Pagenaud nos metros derradeiros. Dixon, que pouco apareceu na prova, terminou em quinto. 

Indy, GP de Toronto, corrida 1, classificação final:
1 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET 1:15:44.323 65 voltas
2 6 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +3.341  
3 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +4.866  
4 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +5.427  
5 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET +12.547  
6 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +15.580  
7 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +28.698  
8 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +31.168  
9 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +33.122  
10 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +33.726  
11 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +39.074  
12 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +43.362  
13 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +58.364  
14 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +58.497  
15 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET +58.938  
16 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +1:01.430  
17 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA +1:01.768  
18 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +1 volta  
19 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +1 volta  
20 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +2 voltas NC
21 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA +26 voltas NC
22 16 LUCA FILIPPI ITA RLL HONDA +48 voltas NC
23 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +55 voltas NC
 

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