Campeão de primeira viagem, Power lembra erros do passado e se diz incrédulo com conquista: "Não acredito"

Os erros ficaram no passado, e Will Power mostrou que sabe vencer. Ousado, controlado e calculista na medida certa, o australiano terminou na nona colocação em Fontana, mais que suficiente para entrar para o Olimpo dos campeões da Indy

A cobertura completa do GP de Fontana no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste sábado da Indy em Fontana

O momento enfim chegou: Will Power é campeão da Indy. Depois de um triênio traumático entre 2010-12, o australiano
conseguiu encerrar o trabalho em 2014, na madrugada desse domingo (31)
. O nono lugar poderia não ter sido bastante se Helio Castroneves vencesse a corrida, o que não aconteceu. Assim, Power entra para o panteão dos campeões, ao lado de nomes como Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Mario Andretti, Dario Franchitti e Rick Mears.

 
A largada na 21ª colocação deu um ar de drama sobre as chances, ainda mais com a história de Power em momentos de decisão. O que aconteceu, então, foi um outro piloto em relação ao que deu com os burros n'água em anos anteriores. Calmo, Power foi escalando o pelotão sem se colocar em posições perigosas. 
 
Após a única bandeira amarela da prova, forçada pela rodada de Ryan Hunter-Reay, o líder do campeonato conseguiu pular para a primeira posição na relargada. Foi o único momento em que se arriscou. Não manteve, mas viu Castroneves cometer um erro na entrada dos boxes e ser punido com um drive-through. Já que Simon Pagenaud brigava contra seu carro, Power se encontrou em posição confortabilíssima. Diminuiu o ritmo, caiu para nono. Era o suficiente.
O primeiro título, enfim, chegou (Foto: IndyCar)
"A corrida foi continuando e eu fui ficando mais lento, o carro não estava muito bom. Tenho que agradecer Roger Penske. Não acredito! Eu estou tão cansado, tão cansado", disse em entrevista à TV americana NBC. 
 
"Os últimos 14 dias foram os piores da minha vida. Mentalmente, emocionalmente, eu não conseguia dormir, estava estressado. Me sinto mal pela minha esposa. Você nunca acha que pode acontecer, até que aconteça. Não acredito que eu sou campeão, não acredito! No fim, achei que já tinha acabado, mas com tudo o que aconteceu no passado… Meu Deus", seguiu, ainda incrédulo.
 
Perguntado sobre quando acreditou que era sua hora de levantar o caneco, Power foi sucinto. Achou que estava bem ao assumir a liderança e ficou confiante quando Helio saiu das primeiras posições.
 
"Quando eu assumi a liderança, achei que estava bom, que tínhamos uma ótima chance de vencer. Depois, quando falaram da punição eu senti que era a hora. Ainda não acredito. Foram 15 anos de trabalho duro, porque eu comecei a levar a sério em 2000", encerrou. 
 
Power se torna o primeiro australiano a ser campeão da Indy. Além disso, com o segundo lugar de Castroneves, a Penske consegue sua primeira dobradinha no campeonato desde 1994, quando Cart e IRL ainda eram unidas. Naquela ocasião, Al Unser Jr. foi campeão e Emerson Fittipaldi, vice.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.