Carpenter acerta na estratégia, e Conway vence corrida 2 em Toronto. Kanaan é segundo e Castroneves termina em 12º

Mike Conway venceu a segunda corrida da Indy em Toronto. O piloto da Carpenter acertou na estratégia dos pneus e superou os pilotos da Penske e da Ganassi. Tony Kanaan ficou em segundo, enquanto Helio Castroneves fechou em 12º

Mike Conway venceu a segunda corrida da Indy em Toronto. Neste domingo (20), o piloto da Carpenter ousou na estratégia e mostrou muito talento na pista molhada canadense. Tony Kanaan completou o bom fim de semana com um grande desempenho. O baiano cruzou a linha final em segundo.
 
A terceira colocação ficou com Will Power, que contou com uma prova complicadíssima de Castroneves  para voltar para a briga pela liderança no campeonato. O brasileiro, que liderou a prova a maior parte do tempo e  acompanhava o companheiro no trecho final, acabou se envolvendo em um incidente e foi apenas 12º.
 
Outro que não passou ileso às confusões, Charlie Kimball terminou em quarto, seguido por Takuma Sato, que superou os problemas no carro.
 
O talentoso Jack Hawksworth foi o sexto, seguido por Scott Dixon, Marco Andretti, Sébastien Bourdais e Justin Wilson, que liderava a corrida nas voltas finais, com os pneus para pista molhada.

Esta foi a terceira vitória da Carpenter na temporada, a segunda conquistada por Conway. O último triunfo do inglês havia acontecido em Long Beach

Conway comemora vitória em Toronto (Foto: AP)
Confira como foi a corrida 2 da Indy em Toronto: 

Diferentemente do que aconteceu na primeira corrida, a largada foi parada. E limpa, já que os pilotos não forçaram nos primeiros metros e as posições seguiram as mesmas. O único problema aconteceu com Justin Wilson, que não saiu do grid. Ainda na primeira volta, Kanaan escapou tentando ultrapassar Carlos Muñoz e ficou parado na curva.
 
O incidente gerou a primeira bandeira amarela da prova, e Kanaan, Saavedra e Wilson fizeram suas primeiras paradas. Takuma Sato também foi para os boxes, novamente com problemas.
 
Na sexta volta, Pagenaud teve problemas mecânicos em seu carro, sendo ultrapassado por todos os pilotos.
 
Enquanto isto, Sébastien Bourdais seguia mostrando o potencial da KV e sua habilidade na pista. Após largar em décimo, já ocupava a sétima posição na volta 9. Também na 9, Juan Pablo Montoya partiu pra cima de Hunter-Reay  e tomou a terceira colocação do americano.
 
Na volta 11, começou a chover no circuito canadense. E não demorou até acontecer a primeira ocorrência – uma preocupante ocorrência: Montoya perdeu o controle e foi parar nos pneus. James Hinchcliffe acabou batendo no carro parado do colombiano e parou perto da barreira de pneus. Porém o pior ainda viria: Mikhail Aleshin também escorregou e acabou engavetado no carro de Montoya. A roda traseira direita acabou em cima do russo. A situação parecia preocupante, mas o resgate rapidamente tirou Aleshin sem nenhum arranhão.
 
Antes da relargada, na volta 20, o top-5 apresentava Josef Newgarden, Bourdais – ambos com pneus para pista seca – Castroneves, Hunter-Reay e Muñoz, estes com pneus para a pista molhada. 
 
Newgarden e Bourdais logo começaram a sambar na pista. Dentre os calçados com pneus para pista molhada, Muñoz voltou bem, partindo para cima e ganhando lugares. Mas a reação do colombiano parou ali: a direção de prova divulgou uma lista de punições em que o nome de Muñoz triunfava. Tanto ele quanto Marco Andretti e Hunter-Reay tiveram de pagar um drive-through por terem feito suas paradas com os pits fechados. Ainda, Conway foi penalizado por ser liberado sem segurança.
 
Após perder várias posições, Newgarden perdeu o controle do carro e rodou. Depois, mais dois colombianos tiveram problemas: primeiro, Carlos Huertas, que ficou atravessado na pista e, ele, Saavedra, que foi parar na imensa área de escape.
 
A direção acionou novamente bandeira amarela na volta 24, quando Castroneves e Power  lideravam a prova.
 
Na relargada, não demorou até que houvesse a primeira rodada. Jack Hawksworth perdeu o controle do carro e algumas posições. A segunda prova de Toronto estava agitada. Na frente, Power partia pra cima de Castroneves, em briga que valia a liderança da prova e mexia com a classificação do campeonato.
 
Luca Filippi até que demorou para fazer besteira. Mas não falhou. Na 33, estava lá o carro da RLL na barreira de pneus. E bandeira amarela, novamente.
 
Foi aí que a direção de prova mudou a contagem. No lugar do número de voltas, apareceu o relógio. 30 minutos, na regressiva.
 
Depois de mais uma relargada, as posições se mantiveram por um maior espaço de tempo. De incidentes, apenas uma escapada de Muñoz que, em seguida, realizou mais uma parada.
 
Power, então, resolveu mostrar a cara e fez grande manobra pra cima de Castroneves, ganhando o primeiro posto. 
 
Com a pista começando a secar, Muñoz voltou a aparecer. O bom piloto da Andretti apostou nos pneus macios, tática que foi imediatamente copiada por Conway. 
 
Começou então uma sequência de bobagens. Primeiro, Hawksworth e Hinchcliffe escaparam. Segundos depois, a transmissão oficial cortou pra Saavedra, que estava com o carro enfiado na barreira de pneus. Mais uma amarela, e quase todos nos boxes para trocarem de pneus. Ficaram na pista Wilson, Newgarden, Huertas e Filippi, que se tornavam os quatro primeiros. Dentre os carros com pneus slick, Conway era o mais bem colocado.
 
Já na primeira volta após nova relargada, Conway saltou para o terceiro posto. Atrás, Tony Kanaan superou a dupla da Penske e assumia assim a quinta posição.
 
Conway já estava passando Wilson para tomar a dianteira, quando começou o festival de incidentes: Bourdais atravessou o carro no mesmo ponto onde tinha escapado Saavedra. Logo depois, um acidente envolveu oito pilotos. Charlie Kimball bateu em Huertas, que atingiu Ryan Briscoe, que bateu em Hunter-Reay. Contudo, sobrou também para Muñoz, Andretti, Castroneves e Filippi, que estavam lá dividindo curva.

Foi aí que o bico do carro do brasileiro líder do campeonato se desfez. Mesmo assim, Helio optou por não parar, visto que o tempo de corrida apontava 6 minutos para o fim da prova e a tendência era que nada mudaria até a bandeirada.

 
Mas aí veio Graham Rahal para completar o furdunço. Parado no meio da pista no miolo, o piloto ajudou a causar uma bandeira vermelha a 4min33s do fim. Era o mote necessário para que a corrida terminasse com os carros em disputa.
 
Na última relargada da corrida, Conway teve boa saída e manteve a ponta. Logo atrás, Kanaan crescia pra cima de Wilson e ganhava a segunda posição. Castroneves perdia mais uma posição, para Hawksworth.
 
Conway disparou e não foi alcançado pelo brasileiro, conquistado seu segundo triunfo na temporada 2014. Atrás, Wilson, com os pneus de chuva, foi despencando e fechou a prova em décimo. Power herdou o lugar no pódio, seguido por Kimball e pelo surpreendente Sato.
 
Indy, GP de Toronto, corrida 2, classificação final: 
1 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET 1:20:35.542 56 voltas
2 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +3.542  
3 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +5.154  
4 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +5.486  
5 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +6.621  
6 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +7.870  
7 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET +7.935  
8 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +10.177  
9 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET +12.021  
10 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +15.785  
11 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +15.867  
12 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +16.221  
13 16 LUCA FILIPPI ITA RLL HONDA +16.438  
14 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +20.913  
15 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA +22.614  
16 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +29.272  
17 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA +4 voltas NC
18 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +4 voltas  
19 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +4 voltas  
20 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +6 voltas NC
21 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +7 voltas NC
22 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +9 voltas NC
23 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +45 voltas NC
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.