Carpenter é o mais rápido, Alonso passa para Fast Nine e Bourdais bate forte na classificação em Indianápolis

Ed Carpenter voltou a mostrar todo seu talento no Indianapolis Motor Speedway e liderou o primeiro dia de classificação para a Indy 500. Takuma Sato, Scott Dixon, JR Hildebrand e Alexander Rossi vieram logo atrás. Fernando Alonso, brilhante, também se garantiu no Fast Nine, enquanto Sébastien Bourdais, com um carro extremamente rápido, sofreu um acidente assustador

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A chuva mudou completamente a forma como a primeira parte da classificação para as 500 Milhas de Indianápolis se desenrolou. Neste sábado (20), cada um dos 33 pilotos teve apenas uma chance para encaixar a sequência de quatro voltas para, assim, tentar beliscar uma vaga entre os nove de melhor média que vão disputar a pole no domingo. E o que se viu na pista foi uma Carpenter que estragou a festa da Honda pela figura de seu chefe e piloto Ed Carpenter, que combinou suas voltas em 2min36s204.

“Eu já fico feliz por estar entre os nove. É difícil ver um cara como o Sébastien [Bourdais] ter um acidente desses. Você se pergunta se ele vai ficar bem, mas aí você entra no carro e é hora de ir. Eu amo correr nesse lugar, mal posso esperar por voltar amanhã”, afirmou o americano.

Atrás de Ed veio um esquadrão da Honda com um grupo de pilotos da Andretti e da Ganassi. Takuma Sato ficou com o segundo tempo, seguido por Scott Dixon. Antes de Alexander Rossi, que foi quinto, a Carpenter ainda conseguiu colocar mais um piloto, o sempre veloz em ovais JR Hildebrand. Will Power, no sexto lugar, evitou a Penske de passar por um vexame completo, conseguindo a única vaga do time no Fast Nine.

Fernando Alonso confirmou que o bom desempenho nos treinos livres não era fogo de palha e beliscou a sétima posição, conseguindo se classificar para a disputa da pole no domingo.

“Foi rápido e intenso”, resumiu. “Só tínhamos essa chance, uma só oportunidade. Não estou totalmente feliz com a volta em si, acho que dava para conseguir um pouco mais de velocidade aqui e ali. Se tivermos a sorte de ficar entre os nove melhores, amanhã vamos poder andar melhor do que hoje”, contou o espanhol.

Tony Kanaan conseguiu acompanhar Dixon e botou um segundo carro da Ganassi na disputa pela pole deste domingo. No limite, Marco Andretti assegurou que a equipe da família tivesse nada menos que quatro carros no Fast Nine, com apenas Ryan Hunter-Reay e Jack Harvey sendo eliminados.

Helio Castroneves fez o 14º tempo, ou seja, vai disputar a primeira etapa da classificação do segundo dia, a que define as posições de décimo a 33º no grid da Indy 500.

O dia foi marcado por um acidente assustador com Sébastien Bourdais. O veterano francês vinha com um desempenho espetacular e parecia pronto para ficar com a primeira posição, mas escapou em sua terceira volta e, ao tentar corrigir, enfiou o bico do carro no muro e decolou, tendo de ser removido de ambulância para o Hospital Metodista, no centro da cidade.

As atividades finais da classificação neste domingo começam, se não houver chuva, às 15h45 (de Brasília), com os pilotos que terminaram entre as posições 10 a 33, em ordem inversa do mais lento para o melhor. O Fast Nine de 45 minutos finaliza o dia às 18h. 
Ed Carpenter (Foto: Reprodução)

Confira como foi a primeira parte da definição do grid em Indianápolis:

A classificação, com céu limpo, mas vento constante, começou às 17h02 (em Brasília) com Pippa Mann, a única mulher do grid, indo para a pista. A britânica teve uma primeira volta mediana, mas despencou nas demais e ficou com 2min44s172. Depois dela veio Juan Pablo Montoya, da poderosa Penske. O colombiano foi bem regular, mas não muito brilhante, fechando com 2min37s450 com seu acerto que definiu como "extremamente conservador".
 
A pista ia melhorando com o passar do tempo e isso ajudava quem ficou mais para trás no sorteio. Tony Kanaan, mostrando um desempenho bem melhor que o apresentado nos treinos livres, derrubou Montoya, virando 2min36s517. O primeiro dos grandes favoritos à pole veio na sequência. Will Power, porém, não fez nada espetacular e teve de acertar em cheio na quarta volta para bater Kanaan no detalhe, girando em 2min36s473.
Tony Kanaan fez bom trabalho e se garantiu no Fast Nine (Foto: Indycar)

Líder de um dos treinos na semana, Jay Howard voltou ao normal na classificação e só fechou suas quatro voltas – bem – na frente de Pippa. Ed Jones foi a primeira surpresa agradável do dia. Provando que a Dale Coyne já deixou mesmo pra trás o título de pior time do grid, o novato fez a terceira marca até então, superando, por exemplo, Montoya. Por outro lado, Helio Castroneves decepcionou. O especialista em Indianápolis teve um desempenho bem similar ao de Montoya e acabou atrás até de Jones, complicando suas chances de ir ao Fast Nine.

Sage Karam é outro que costuma andar bem no IMS e que teve seus momentos durante a semana. Neste sábado, entretanto, foi muito lento e só se posicionou à frente de Howard e Pippa. Ryan Hunter-Reay, que prometia com a Andretti beliscar uma vaguinha no grupo dos nove, foi muito mal e também terminou atrás de Jones. Provando que a pista não tinha piorado, Scott Dixon voltou a mostrar toda sua categoria no IMS e combinou seus giros para 2min36s295, tomando a ponta e garantindo vaga na decisão da pole.

“Você sempre fica nervoso aqui. São tantos fãs no dia da classificação, é um prazer andar aqui, mas você quer ir e acabar com isso de uma vez. O carro estava bom, a Ganassi nos deu um bom equipamento. Estamos no topo agora, mas o objetivo é só entrar no Fast Nine hoje e depois ajustar mais algumas coisas para conseguir um pouco mais de velocidade amanhã”, disse o neozelandês da Ganassi.

Scott Dixon andou muito e se garantiu no Fast Nine (Foto: Indycar)

Se alguém ainda estava em dúvida se a Penske tinha errado a mão na classificação, Simon Pagenaud apareceu para reafirmar o fracasso do time. O francês conseguiu ir ainda pior que Montoya, só ficando na frente de Karam, Howard e Pippa. Na sequência iria para a pista Zach Veach, mas o acidente na Fast Friday impediu que a Foyt entregasse o carro ao jovem americano. Pole em 2016, James Hinchcliffe passou longe de repetir o desempenho neste sábado. O canadense foi absurdamente regular, mas isso não quis dizer grandes coisas. No fim, terminou logo atrás de Montoya, em oitavo dentre os 12 que já tinham tempos.

Conor Daly foi o primeiro a não usar a aleta traseira esquerda sobre o pneu, mas isso esteve longe de ser um fator para bom resultado. O piloto do #4, afinal, só conseguiu bater Pippa. Graham Rahal veio logo depois e fez um trabalho mediano, se posicionando entre Castroneves e Montoya e secando bastante os próximos adversários. 

Fernando Alonso surpreendeu e se classificou (Foto: IndyCar)

Foi aí que veio o grande momento do dia. Fernando Alonso entrou na pista e pisou muito forte. O espanhol foi espetacular. Muito veloz desde a volta de aquecimento, Alonso foi piorando com o tempo, mas nada que o tirasse de um excelente terceiro lugar, coladinho em Power. No fim, 2min36s499 para o bicampeão da F1 e novato da Indy. 

O fato de Spencer Pigot conseguir entrar na pista neste sábado já foi uma vitória pelo forte acidente que sofreu na Fast Friday. A Juncos trabalhou bem para reconstruir o carro, mas claramente faltava ritmo. O americano só bateu Pippa. Depois vieram Max Chilton e Charlie Kimball, que encerraram um dia excelente da Ganassi. A equipe, que já tinha Dixon líder e Kanaan em quarto, colocou o americano em sexto e o britânico em sétimo.

Sébastien Bourdais era um dos favoritos, por tudo que vinha acontecendo: tempos não muito bons, um ótimo desempenho na semana e boa série do companheiro Jones. As duas primeiras voltas do francês foram espetaculares, bem abaixo dos giros de Dixon. Porém, Bourdais escapou e, na ânsia de corrigir, foi de bico direto no muro, voando e voltando com tudo para a pista de cabeça para baixo.

Foi disparada a pancada mais forte da semana em Indianápolis. E também a que teve mais consequências para os pilotos. O veterano não saiu do carro sozinho e foi removido de ambulância para o Hospital Metodista, por mais que estivesse consciente.

A batida de Bourdais também deixou muitos danos na pista. Além de uma série de detritos, o carro acabou arrebentando uma parte do muro, o que fez com que soldadores entrassem em ação para ajeitar a proteção. Caminhões também despejaram produtos para tirar o resto de óleo que ficou na pista.

Sébastien Bourdais sofre fortíssimo acidente em Indianápolis (Foto: IndyCar)

A ação recomeçou pontualmente às 19h, com nada menos que o vencedor da última edição da Indy 500 na pista. Alexander Rossi deu um show, tirou tudo que o ótimo carro da Andretti tem a oferecer e se posicionou em segundo, tirando Castroneves do Fast Nine. Seu companheiro, Marco Andretti, veio logo depois e também andou forte. Marco, porém, foi perdendo força durante a sequência e, depois de um primeiro giro espetacular, fechou em sexto. Parecia suficiente para largar entre os nove primeiros.

A festa da Andretti e o domínio da Honda continuavam com a entrada de Takuma Sato. O veteraníssimo japonês usou tudo do carro e pisou forte o tempo inteiro, superando Dixon no detalhe e indo para a ponta com 2min36s262.

“Eu diria que sim [dá para tirar mais do carro]. Mas o carro está rodando bem, você termina as curvas melhor. Fernando [Alonso] mostrou uma velocidade tremenda. Alexander [Rossi], Marco [Andretti]… Todos estão se ajudando”, afirmou o japonês.

Takuma Sato mostrou velocidade em Indianápolis (Foto: Reprodução)

Josef Newgarden foi o último da Penske a ir para a pista. Com um acerto totalmente conservador, foi apenas o 14º, confirmando que apenas Power iria para o Fast Nine pela equipe. Depois veio uma sequência de tempos bem altos. Sebastián Saavedra, Jack Harvey, Oriol Servià e, claro, Buddy Lazier, não fizeram nada digno de nota. Desses todos, três foram muito lentos e Servià, que podia sonhar com Fast Nine, raspou no muro na segunda volta e tirou totalmente o pé.

Veio então Ed Carpenter, o salvador da Chevrolet no sábado. Acelerando muito e aproveitando todos os atalhos que conhece do Indianapolis Motor Speedway, o americano virou 2min36s204, estragando a festa da Honda. Carlos Muñoz, que tão bem anda no IMS, sofreu com o carro horroroso da Foyt e se contentou em enfiar 1s2 em Daly. Mikhail Aleshin também não fez nada de destacável, fechando em 14º.

O único carro que parecia bater de frente com o de Carpenter era o de seu companheiro JR Hildebrand. Oscilando dentro das voltas, o americano ficou com a quarta marca, mas garantiu ao time 100% de presença no Fast Nine. Gabby Chaves foi o último a fazer tempo, mas não conseguiu nada com a fraquíssima Harding.

Indy, 500 Milhas de Indianápolis, classificação:

1 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 2:36.203   370.902
2 26 Takuma SATO JAP Andretti Honda 2:36.262 +0.059 370.764
3 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 2:36.295 +0.092 370.685
4 21 JR HILDEBRAND EUA Carpenter Chevrolet 2:36.382 +0.179 370.387
5 98 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 2:36.420 +0.217 370.265
6 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 2:36.472 +0.269 370.204
7 29 Fernando ALONSO ESP McLaren Andretti Honda 2:36.498 +0.295 370.160
8 10 Tony KANAAN BRA Ganassi Honda 2:36.517 +0.314 370.027
9 27 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 2:36.573 +0.370 369.694
10 19 Ed JONES ING Dale Coyne Honda 2:36.714 +0.511 369.687
11 83 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda 2:36.717 +0.514 369.563
12 8 Max CHILTON ING Ganassi Honda 2:36.770 +0.567 369.398
13 26 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 2:36.840 +0.637 369.167
14 2 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet 2:36.938 +0.735 368.274
15 7 Mikhail ALESHIN RUS Schmidt Peterson Honda 2:37.056 +0.853 368.051
16 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 2:37.318 +1.115 367.968
17 2 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 2:37.413 +1.210 367.827
18 22 Juan Pablo MONTOYA COL Penske Chevrolet 2:37.449 +1.246 367.563
20 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 2:37.509 +1.306 366.839
20 1 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 2:37.623 +1.420 366.694
21 24 Sage KARAM EUA DRR Chevrolet 2:37.934 +1.731 366.026
22 77 Jay HOWARD ING Schmidt Peterson Honda 2:37.996 +1.793 370.479
23 14 Carlos MUÑOZ COL Foyt Chevrolet 2:38.285 +2.082 368.889
24 16 Oriol SERVIÀ ESP RLL Honda 2:38.485 +2.282 365.562
25 50 Jack HARVEY ING Andretti Honda 2:38.664 +2.461 365.150
26 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 2:38.677 +2.474 365.121
27 4 Conor DALY EUA Foyt Chevrolet 2:39.353 +3.150 363.570
28 17 Sebastián SAAVEDRA COL Juncos Chevolet 2:39.422 +3.219 363.414
29 11 Spencer PIGOT EUA Juncos Chevolet 2:40.979 +4.776 359.899
30 44 Buddy LAZIER EUA Lazier Chevrolet 2:42.582 +6.379 356.352
31 63 Pippa MANN ING Dale Coyne Honda 2:44.172 +7.969 352.900
32 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda      
33 40 Zach VEACH EUA Foyt Chevrolet      
MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.